Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Segundo o INE, o setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas em julho de 2021, o que compara com 1,0 milhão de hóspedes e 2,6 milhões de dormidas em julho de 2020.
Os níveis atingidos em julho de 2021 foram, no entanto, inferiores aos observados em julho de 2019, tendo diminuído o número de hóspedes e de dormidas 42,5% e 45,0%, respetivamente.
Em julho, destacaram-se os crescimentos expressivos das dormidas de residentes, face ao mesmo mês de 2019, na Região Autónoma da Madeira (+60,2%), na Região Autónoma dos Açores (+26,3%), no Algarve (+19,3%) e no Alentejo (+13,1%), enquanto nas restantes regiões se registaram decréscimos.
No mês de julho, os proveitos registados nos estabelecimentos de alojamento turístico atingiram 296,9 milhões de euros no total e 223,4 milhões de euros relativamente a aposento. Comparando com julho de 2019, os proveitos totais diminuíram 44,5% e os relativos a aposento decresceram 46,7%. Saiba mais aqui
É já na próxima 5ª feira dia 16 de setembro que AHRESP e Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais se juntam numa nova sessão de esclarecimento sobre o programa IVAucher, em formato webinar, entre as 16h e as 17h00. No evento participa ainda a Saltpay.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição – INSCREVA-SE AQUI
Recordamos que o período de utilização do saldo acumulado pelos consumidores irá decorrer entre 1 de outubro e 31 de dezembro, e apenas pode ser utilizado nos estabelecimentos aderentes.
O Turismo de Portugal prossegue com novas ações de formação online sobre o Selo “Clean & Safe”. Certificadas e de inscrição gratuita, as ações de formação têm uma duração total de 2h30.
No final da formação, pretende-se que os participantes tenham delineado um esboço do protocolo interno de atuação relativo ao surto de COVID-19, adaptado à sua organização.
Ações de formação CLEAN & SAFE em setembro 2021:
Para mais informações, clique aqui
Para evitar a propagação da pandemia COVID-19, a maioria dos países europeus adotou uma série de medidas restritivas desde o início de 2020, as quais representaram um duro golpe para a indústria de transporte aéreo.
Porém, os dados mais recentes sobre os voos comerciais mostram sinais de recuperação. De acordo com o Eurostat, em agosto de 2021, o número de voos comerciais na União Europeia aumentou 48% em comparação com agosto de 2020.
Contudo, este número permanece bastante abaixo dos níveis pré-pandémicos (-31% em comparação com agosto de 2019). Saiba mais aqui
Com o propósito de combater o desperdício alimentar através da transformação e valorização dos resíduos orgânicos na restauração, o projeto Atlantic Compost foi o grande vencedor da segunda edição do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition, competição promovida pelo Fórum Turismo e o Super Bock Group, com o apoio do Turismo de Portugal.
A distribuição pelos restaurantes de recipientes destinados à compostagem dos resíduos alimentares, transformando-os posteriormente em adubo de qualidade, foi a ideia proposta pela equipa composta por dois jovens, das áreas da Gestão e Turismo e do Direito.
O Atlantic Compost prevê ainda a formação de empresários e trabalhadores da restauração. Esta edição do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition recebeu, numa primeira fase, mais de 200 participações centradas na procura de oportunidades para introduzir boas práticas nas áreas da Restauração e Hotelaria.
Do desperdício alimentar e reciclagem à digitalização e à responsabilidade social, as melhores ideias foram pré-selecionadas e transformadas em 69 projetos de equipa a concurso.
A AHRESP defende a disponibilização de uma linha de apoio financeiro específica para a animação noturna (bares e discotecas), de modo a que esta relevante componente da nossa oferta turística possa reabrir com a qualidade do serviço que sempre teve.
Uma vez que estas atividades ainda se encontram encerradas por decreto legal, a requalificação dos seus espaços e equipamentos será uma necessidade absoluta, o que implica investimentos significativos para a tão esperada reabertura.
É assim da maior importância a disponibilização deste apoio financeiro, pois estas empresas estão com faturação zero há mais de ano e meio.
Começou hoje a campanha para as eleições autárquicas. As autarquias têm tido um papel fundamental na definição e implementação de políticas económicas e turísticas e, durante a pandemia, no apoio às empresas, empresários e trabalhadores dos setores da restauração e similares e do alojamento turístico.
Ao longo do último ano, a AHRESP promoveu dezenas de reuniões com as autarquias nacionais, com o objetivo de as sensibilizar para a adoção de medidas de apoio, e realizou também vários webinars e sessões de esclarecimento em parceria com câmaras municipais.
No seguimento destes encontros, várias autarquias disponibilizaram apoios às empresas dos nossos setores. A gestão próxima das populações, que é garantida pelas câmaras municipais e juntas de freguesias tem um papel não apenas importante, mas verdadeiramente fulcral na vida das empresas, empresários, empreendedores e seus trabalhadores.
A todos, a AHRESP deseja uma campanha democrática sem nunca esquecerem as nossas empresas, verdadeiramente importantes e essenciais para o desenvolvimento das cidades.
A dificuldade no recrutamento de profissionais para os nossos setores mantém-se como um dos obstáculos que pode pôr em risco a recuperação do turismo e da economia nacional.
Embora esta dificuldade já tivesse começado a sentir-se antes da crise pandémica, a inatividade das empresas turísticas ao longo do último ano e meio deslocou trabalhadores para outras atividades económicas, agudizando o problema.
Dados do mais recente inquérito realizado pela AHRESP indicam que 84% das empresas de restauração e similares e 57% das empresas de alojamento turístico sentiram dificuldades na contratação de novos colaboradores este ano.
Perante este constrangimento, e uma vez que as pessoas são o ativo mais importante em qualquer atividade, em particular no turismo, é urgente a criação de mecanismos que apoiem e facilitem a contratação e qualificação de recursos humanos.