Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido para alegadamente validar contribuições.
Exemplo do corpo da mensagem:
Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos.
Em caso algum deverá efetuar essa operação. Saiba mais aqui
Segundo os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em julho de 2021, em todas as secções dos Serviços, exceto as Atividades de informação e comunicação, o volume de negócios permanecia em patamares inferiores a fevereiro de 2020, o último mês pré-pandemia, sendo de destacar o Alojamento, Restauração e Similares com uma redução superior a 30%.
O índice de volume de negócios nos serviços apresentou uma variação homóloga de 11,8% em julho, inferior em 8,7 pontos percentuais (p.p.) à taxa observada no mês precedente. A intensidade da variação continua a refletir efeitos base, dado que a comparação incide em meses muito afetados pela pandemia.
Com efeito, o índice de julho de 2021 foi 6,3% inferior ao de julho de 2019. Saiba mais aqui
No exercício de projeções macroeconómicas do Banco Central Europeu de setembro de 2021, a taxa de crescimento do PIB da área do Euro foi revista em alta para 2021 e manteve-se amplamente inalterada para 2022 e 2023, situando-se em 5,0%, 4,6% e 2,1% respetivamente.
Esta revisão implica que o nível do PIB da área do Euro deverá atingir o nível pré-pandemia até ao final deste ano e situar-se bastante próximo da tendência projetada antes do começo da pandemia (em dezembro de 2019) no final do ano de 2022.
Este perfil de revisões em alta do nível projetado para o PIB também é observável na economia portuguesa. Saiba mais aqui
Foi ontem assinado um memorando para a criação do Conselho Estratégico Nacional do Enoturismo. A assinatura decorreu durante a 5ª Conferência Global da OMT sobre Enoturismo, em Reguengos de Monsaraz, e que termina hoje.
Foi ainda anunciado o lançamento de um novo website de promoção do Enoturismo em Portugal, o portuguesewinetourism.com, assim como a primeira edição da Wine & Travel Week, que decorrerá em fevereiro de 2022 no Porto.
O Conselho de Ministros aprovou a atualização do Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI), que vai contar com 208 milhões de euros provenientes de várias fontes de financiamento, entre as quais o Portugal 2030 (PT2030) e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O objetivo é tornar estes territórios mais resilientes, capacitando pessoas e empresas já instaladas, conciliando atividades tradicionais com novas atividades económicas e diversificando a base económica da região, tornando-a mais atrativa para famílias e empresas.
O diploma agora aprovado também alarga o âmbito territorial do PRPI, que passa a incluir o concelho do Sardoal e 15 outras freguesias dos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Penacova e Vila Velha de Rodão.
Recorde-se que o Programa já abrangia os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penela, Proença-a-Nova, Sertã, Tábua, Vila de Rei e Vila Nova de Poiares.
O PRPI programa originalmente criado em 2018 para uma região particularmente afetada pelos incêndios, mobilizou até ao momento um investimento de quase 314 milhões de euros, dos quais 192 milhões de euros são fundos europeus. Saiba mais aqui
Estão abertas as candidaturas ao Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism, uma iniciativa do Turismo de Portugal que visa dinamizar projetos inovadores de base turística e estimular o ecossistema empreendedor, através do apoio ao desenvolvimento de ideias e de modelos de negócio que possam gerar novas soluções para o setor do turismo.
Este programa é uma das medidas do Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, criado para incentivar a retoma do setor do turismo.
Através do Regulamento FIT Ideação e do Regulamento FIT Aceleração e Inovação Aberta, o Turismo de Portugal apoiará programas que contribuam para construir empresas e destinos turísticos mais responsáveis, mais sustentáveis e mais resilientes.
O Programa FIT 2.0 estabelece os seguintes desafios para 2021-2022:
Podem candidatar-se ao Programa FIT 2.0, as entidades que assinaram ou venham a assinar o protocolo FIT com o Turismo de Portugal.
As candidaturas devem ser enviadas ao Turismo de Portugal, até 12 setembro 2021, para o e-mail startups@turismodeportugal.pt e seguir a estrutura-tipo, em conformidade com os Regulamento FIT 2.0 Ideação e Regulamento FIT 2.0 Aceleração e Inovação Aberta. Saiba mais aqui
Entre 13 e 17 de setembro de 2021, as Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal realizam mais uma edição da Summer School que será, pela primeira vez, direcionada aos lusodescendentes.
Organizada pelo Turismo de Portugal e as suas Escolas de Hotelaria e Turismo, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, esta iniciativa, gratuita e online, visa proporcionar aos lusodescendentes residentes fora do país formas de melhor conhecerem as suas origens e descobrirem Portugal, apresentando oportunidades para estudar, trabalhar e investir no país.
Participam, nesta edição, as Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, Oeste, Estoril, Portalegre e Portimão. Cada participante pode optar por assistir às aulas em português ou em inglês.
Contudo, mesmo nas aulas em língua inglesa haverá a introdução de vocabulário em português, potenciando o contacto dos lusodescendentes com a língua. O curso é composto por sessões diárias de duas horas em cada uma das línguas. Saiba mais aqui
Perto de oito milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a Covid-19, segundo o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS). 78% da população portuguesa está vacinada e 85% recebeu pelo menos uma dose da vacina.
Em declarações na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros de ontem, a ministra Mariana Vieira da Silva referiu que, tendo em conta o elevado nível de vacinação atingido, o Governo poderá antecipar numa semana a terceira fase de desconfinamento.
A decisão dependerá, no entanto, de uma nova reunião com peritos, na chamada “reunião do Infarmed”. A entrada na terceira fase estava prevista para outubro.
A nova fase pressupõe as seguintes novas regras para as nossas áreas:
A AHRESP considera fundamental que se tome esta decisão de forma rápida e atempada, para que as empresas possam planear com antecipação as novas formas de funcionamento.
Consideramos ainda que a antecipação desta nova fase de desconfinamento não pode descurar a importância de continuar a apoiar as empresas, depois de mais de um ano e meio de quebras drásticas na faturação.
Faleceu hoje Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, ex-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e figura pública de enorme respeito no nosso país e junto dos setores que representamos.
A AHRESP faz público o profundo pesar pelo seu falecimento, expressando as mais sentidas condolência à sua família e amigos.