Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
O Boletim Diário AHRESP (BDA) completa hoje 300 números.
A newsletter diária da AHRESP, que reúne informação útil e a atualidade dos setores representados pela AHRESP, teve início a 30 de março de 2020.
Está disponível no site da AHRESP, através de email: subscreva aqui, redes sociais e app My AHRESP.
Tempo de Ser | Time to Be é a nova campanha de turismo Turismo de Portugal dirigida ao mercado internacional, e também ao mercado interno, que visa estimular a procura e posicionar o destino no topo das preferências dos turistas, através da valorização dos ativos portugueses.
Inserida no plano de retoma “Reativar o Turismo. Construir o Futuro”, que lhe disponibiliza 10 milhões de euros anuais, a campanha foca-se nos mercados que demonstram abertura para as viagens turísticas e que apresentam boas oportunidades para se atingirem os objetivos de crescimento do turismo em valor.
Numa primeira fase e de acordo com as condições externas, a aposta será nos mercados de proximidade como o mercado interno e os mercados europeus (Espanha, Alemanha, Reino Unido, França e Países Baixos), abrangendo mais tarde os intercontinentais (EUA, Canadá, entre outros). Transmitida em cinco filmes, destacam-se alguns dos produtos turísticos com maior potencial de valorização, como é o Surf, o Enoturismo e a Gastronomia, o Sol e Mar, a Natureza, as Cidades, as Aldeias e o Património. Veja aqui o 1º filme da campanha:
Depois de ontem ter sido anunciado pelo Governo espanhol que, para passar as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha (de carro, comboio ou outro meio de transporte), seria necessário ter um certificado de vacinação ou um teste negativo, o Governo espanhol confirmou hoje que a medida será revertida.
A AHRESP aguarda a confirmação oficial e dará nota assim que houver novidades.
De acordo com o Eurostat, no primeiro trimestre de 2021, o PIB na zona euro caiu 0,3% e na União Europeia 0,1%, face ao trimestre anterior.
A maior queda registou-se em Portugal (-3,3%), seguido da Eslováquia (-2.0%), da Alemanha (-1.8%) e da Letónia (-1,7%).
Os países que registaram os maiores crescimentos foram a Irlanda (+7.8%) e a Croácia (+5.8%), seguidos da Estónia (+4.8%) e da Grécia (+4.4%). Mais informação aqui
Em 2020, o total da despesa pública atingiu 98,1 mil milhões de euros, o que corresponde a 48,4% do PIB, mais 5,9 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2019. Este valor da despesa foi 5,1 p.p. inferior à média da Área do Euro, revelou hoje o INE nas Estatísticas da Despesa Pública.
Comparativamente a 2019, a despesa pública aumentou 7,8% em termos nominais, em larga medida devido às medidas de política económica tomadas para minorar o impacto da pandemia de COVID-19.
As prestações sociais foram a categoria económica com maior relevância, representando 19,8% do PIB. Informação completa aqui
O agravamento da crise pandémica no início do ano corrente determinou que, de forma geral, se tivesse acentuado no 1º trimestre de 2021 a redução de passageiros, em termos homólogos, nos vários meios de transporte.
De acordo com os últimos dados do INE, os aeroportos nacionais movimentaram 1,5 milhões de passageiros, o que correspondeu a uma variação de -84,4% (-76,6% no 4ºT 2020). Saiba mais AQUI
O World Travel & Tourism Council (WTTC) escreveu uma carta aberta a Boris Johnson, atual presidente do G7, e aos seus líderes para que estes promovam uma resposta coordenada no sentido de recomeçar as viagens internacionais de forma segura. Esta resposta resume-se a três medidas-chave:
Segundo o Economic Impact Report (EIR) da WTTC, relativo a 2019, as Viagens e o Turismo contribuíram para 10,4% do PIB mundial e criaram mais de 330 milhões de postos de trabalho, ou sejam um em cada 10 postos de trabalho no mundo.
Com a pandemia, cerca de 62 milhões de empregos se perderam e muitos mais estão em risco, tendo o contributo para o PIB caído 4,5 biliões de dólares no ano passado (-49.1%). Veja mais aqui
Na sequência de vários constrangimentos no acesso à medida excecional de compensação pelo aumento do salário mínimo em 2021, a AHRESP está a reunir um conjunto de problemas que estão a ser experienciados pelas empresas dos setores do alojamento turístico e da restauração e similares, para apresentação junto das entidades competentes.
Se for associado da AHRESP e a sua empresa estiver com dificuldades no pedido de compensação pelo aumento do salário mínimo, solicitamos o preenchimento do questionário disponível neste link.
Com base nos contactos estabelecidos com os nossos associados, a AHRESP tem verificado que ainda existem muitas necessidades no que diz respeito à formação e qualificação dos colaboradores do Turismo.
Adicionalmente, são vários os indicadores que demonstram que a atividade turística precisa de investir no reforço das competências dos seus recursos humanos como forma de melhorar a rentabilidade e sustentabilidade das empresas.
Neste seguimento, e porque é essencial começarmos por diagnosticar, com clareza, esta nossa perceção, solicitamos a todos os Associados que respondam ao inquérito de formação que permitirá caracterizar a situação atual e as necessidades das empresas, e que servirá de referência para encontrarmos as soluções mais ajustadas. Clique aqui para responder
A AHRESP recorda que já se encontra disponível o selo “Clean & Safe 2021”, um selo que visa distinguir as empresas que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com a doença da COVID-19, tendo como objetivo o reforço da confiança de clientes e turistas nos nossos estabelecimentos.
Relembramos que através da AHRESP poderá promover o pedido de selo “Clean & Safe” para a restauração e bebidas e alojamento local. Consulte os nossos serviços através dos contactos habituais para mais informações.