Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de março para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.
Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, por forma a podermos atuar junto do Governo, através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil. Clique aqui para responder
Considerando a prorrogação da declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública, o Governo decidiu pela prorrogação, até ao dia 14 de abril de 2021, da proibição de desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais, com exceção de cidadãos nacionais ou aos titulares de autorização de residência em Portugal. Saiba mais aqui
O Ministério italiano da Saúde determinou um período de quarentena obrigatória de cinco dias a todas as pessoas que pretendam entrar em Itália.
A medida aplicava-se apenas a cidadãos originários de países fora da União Europeia, mas a evolução da pandemia obrigou a novas restrições, sendo agora para todos os viajantes dos Estados-membros e também aos próprios cidadãos italianos.
Todos os viajantes terão de fazer um teste antes da partida para Itália, cumprir cinco dias de quarenta e realizar novo teste no final desse período.
A Informa D&B publicou um estudo no qual conclui que o setor da restauração registou em 2020 quebras na faturação de 43,5 por cento, o que corresponde a menos 2 mil milhões de euros face aos 4 645 milhões de 2019.
“O valor da faturação deverá ficar pelos 2625 milhões de euros, depois de vários anos de crescimento contínuo”, refere.
As restrições à mobilidade, nacional e internacional, associada às limitações impostas ao setor devido à pandemia de Covid’19 são as principais razões para a quebra prevista no relatório.
Dados publicados pelo Banco de Portugal indicam que, no final de fevereiro de 2021, o montante global de empréstimos abrangidos por moratórias era de 45,6 mil milhões de euros.
Os setores do Alojamento e Restauração continuam a destacar-se pela preponderância das moratórias no total de crédito: no final de fevereiro, 58,6% do montante total dos seus empréstimos encontravam-se abrangidos por moratórias. Saiba mais aqui
De acordo com estimativas do INE, em fevereiro de 2021, o setor do alojamento turístico registou, face ao período homólogo, quebras de 86,9% no número de hóspedes e de 87,7% nas dormidas. As dormidas de residentes diminuíram 74,8% e as de não residentes decresceram 94,4%.
Todas as regiões e todos os principais mercados emissores registaram decréscimos expressivos das dormidas.
Desde o início da pandemia, fevereiro foi o terceiro mês com maior redução do número de dormidas, tendo sido apenas ultrapassado pelos meses de abril e maio de 2020. Consulte aqui os dados do INE
Recordamos que a aplicação da proibição de utilização e disponibilização de louça de plástico de utilização única nas atividades da restauração e/ou bebidas foi adiada para dia 1 de julho.
O prazo foi adiado pelo Decreto-Lei n.º 22-A/2021, de 17 de março, que prorrogou prazos e estabeleceu medidas excecionais e temporárias no âmbito da pandemia da doença COVID-19. As empresas de restauração e bebidas têm agora mais 3 meses para se adaptarem às novas restrições no que respeita aos plásticos descartáveis.
A AHRESP está a acompanhar este assunto e em breve daremos mais e novas orientações. Consulte aqui o Decreto-Lei
Está prevista para esta quinta-feira a divulgação das regras para a próxima fase de desconfinamento que terá início na próxima segunda-feira (dia 5).
A AHRESP tem alertado o Governo para a necessidade das medidas serem apresentadas atempadamente, para que empresas e consumidores possam ser esclarecidos em devido tempo.
Nesse sentido, a AHRESP reuniu esta manhã com a Direção-Geral da Saúde, com a presença da Dra. Graça Freitas, Diretora Geral e sua equipa, para articular o Plano de Reabertura para a Restauração e Bebidas.
A Orientação n.º 023/2020, que estabelece os procedimentos a cumprir pelos estabelecimentos de restauração e bebidas, será atualizada e o Guia de Boas Práticas da AHRESP acompanhará essa atualização.
Assim que estas ferramentas estiverem disponíveis a AHRESP informará todos os seus associados.