Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de fevereiro para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.
Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, por forma a podermos atuar junto do Governo, através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil.
O prazo de resposta termina dia 8 de março. Para responder ao inquérito clique aqui
Para as empresas com candidaturas já aprovadas, foi prorrogada até 19 de março a possibilidade de solicitar o reforço da medida APOIAR.PT, mediante a introdução dos valores de faturação do 4º trimestre de 2020.
Da mesma forma, as empresas com candidaturas aprovadas à medida APOIAR Restauração têm até 19 de março para submeter novos pedidos de pagamento e acrescentar dias de suspensão de atividade (disponível para os dias com limitações compreendidos entre 14 de novembro de 2020 e 10 de janeiro de 2021).
O alargamento deste prazo não permite a submissão de novas candidaturas. Saiba mais aqui
Atendendo ao dever geral de recolhimento domiciliário em vigor, os cidadãos não podem circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, exceto para as situações devidamente autorizadas e contempladas no Estado de Emergência.
Relembramos igualmente que desde as 20h00 de sexta-feira e até às 05h00 de segunda-feira, está igualmente proibida a circulação entre concelhos, exceto para situações devidamente autorizadas, sendo uma delas, respetivamente, a autorização para o exercício de atividade profissional.
Nesta sequência, a AHRESP disponibiliza, em exclusivo para os seus Associados, as declarações de autorização que permitem a circulação dos seus trabalhadores, incluindo para serviço de entrega ao domicílio. Poderá ainda ter acesso aos dísticos necessários para este período.
A Fórmula 1 estará de regresso ao Algarve, concretamente ao Autódromo Internacional, em Portimão, entre os dias 30 de abril e 2 de maio de 2021, como parte das 23 provas do calendário da FIA do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021.
Em outubro de 2020, Portimão entrou no calendário da Formula 1 pela primeira vez, com o regresso a Portugal após 24 anos de ausência. A Região de Turismo do Algarve já se pronunciou: “É com grande entusiasmo que o Turismo do Algarve saúda o regresso da Fórmula 1 ao Autódromo Internacional do Algarve em 2021, abraçando o desígnio de tornar este grande evento num enorme sucesso para Portugal”. Saiba mais aqui
As Escolas de Hotelaria do Algarve, Lisboa e Porto do Turismo de Portugal criaram um novo curso designado Curso Executivo em Turismo de Luxo. Destina-se a profissionais do sector que já se encontram a trabalhar neste segmento ou outros que pretendam focar-se no universo muito exclusivo da Hospitalidade de Luxo.
Este Curso Executivo terá início a 7 de Abril e realiza-se em formato online. Constituído por 6 módulos de caráter obrigatório, com a duração total de 100 horas, e quatro módulos optativos, com a duração entre 15h e 20h.
Durante a formação, serão convidados vários especialistas, empresários e operadores deste segmento. Todas as informações relativas a este novo Curso Executivo podem ser consultadas no Portal das Escolas do Turismo de Portugal. Saiba mais aqui
A AHRESP, em cooperação com a Confederação de Turismo de Portugal, tem agendados vários workshops técnicos integrados no programa “Melhores Empresários, Melhores Negócios”.
Anote na sua agenda:
Para mais informações e inscrições clique aqui
Conforme a AHRESP tem vindo a alertar, foi agora confirmado pelo ofício enviado pela Provedoria de Justiça aos Secretários de Estado da Segurança Social e da Justiça a necessidade e máxima urgência na otimização de processos de análise dos requerimentos apresentados no âmbito do Apoio à Retoma Progressiva.
O documento da Provedora tem como origem as queixas de “várias empresas em situação de crise empresarial” e apela a que “sejam envidados esforços no sentido da situação relatada ser superada com a maior brevidade” e solicita também que lhe seja dado conhecimento das medidas que vierem a ser adotadas. Recorde-se que a AHRESP cedo denunciou esta situação, considerando que “não podem existir atrasos desta natureza, que comprometem severamente a sobrevivência de milhares de negócios”. Saiba mais aqui
A AHRESP defende o alargamento do lay-off simplificado a todas as empresas da restauração, similares e alojamento turístico, independentemente da sua dimensão.
O acesso a este mecanismo após a saída do estado de emergência deve ter por base a perda de faturação relativamente ao ano de 2019. Cumulativamente, as restantes medidas de apoio ao emprego devem permanecer até, pelo menos, ao final do ano de 2021.