Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Tal como informámos ontem, depois de renovado o Estado de Emergência, pelo Presidente da República, o Governo anunciou, em comunicado do Conselho de Ministros, que irá manter as regras atualmente vigentes até às 23h59 do próximo dia 1 de março.
Assim que publicadas, as informações constarão do nosso site para acesso exclusivo a associados e, na segunda-feira, dia 15 de fevereiro, ao final do dia, serão atualizadas no Manual de Negócios AHRESP. Neste documento pode encontrar as regras em vigor a cada momento, bem como Perguntas mais Frequentes e respetivas respostas sobre estas e outras matérias relevantes em tempos de COVID-19.
A European Travel Comission (ETC) considera que 2020 foi o annus horribilis para o turismo europeu. As viagens para todos os destinos europeus caíram entre 51% e 85% em 2020, sendo que a queda foi de 70% a 79% num em cada três destinos.
A vacinação e a evolução da testagem dão, segundo a (ETC), presidida atualmente pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, alguns sinais otimistas para a recuperação gradual em 2021.
O regresso da procura internacional aos níveis de 2019 poderá acontecer em 2023 e com novos hábitos dos consumidores, que exigirão a adaptação forte e ágil do Turismo.
Garantir viagens seguras deve ser uma prioridade dos destinos, assim como responder às novas necessidades dos viajantes, que vão ser viajantes “lentos” (slowly), viajarão mais perto de casa e para destinos menos conhecidos. Saiba mais aqui
No âmbito do programa Formação-Ação, cofinanciado pelo COMPETE 2020, ao abrigo do Fundo Social Europeu, a AHRESP disponibiliza às empresas da restauração, similares e do alojamento turístico a oportunidade de usufruírem de ações de formação gratuitas para os seus trabalhadores.
Além da formação, a empresa beneficia ainda de consultoria especializada. Este programa está disponível para micro, pequenas e médias empresas das regiões Norte, Centro e Alentejo.
Para saber mais informações e efetuar a sua inscrição, clique aqui
No conjunto do ano 2020, o índice de volume de negócios do alojamento, restauração e similares registou uma contração de -44% face ao período homólogo de 2019.
O Alojamento contraiu -63,2% e a Restauração e similares -37,0%. A nível nacional, o índice de volume de negócios no total dos serviços contraiu -15,3%, onde o alojamento, restauração e similares foram dos que mais contribuíram para essa contração. Saiba mais aqui
Simuladores de Apoio à Retoma Progressiva e Lay-off Simplificado
A Segurança Social disponibiliza às entidades empregadoras a possibilidade de simular o valor que têm a receber por cada trabalhador, no âmbito dos dois principais mecanismos de apoio à manutenção dos postos de trabalho: Lay-off Simplificado e Apoio à Retoma Progressiva.
Simuladores:
A cidade de Braga acabou de ser considerado o Melhor Destino Europeu de 2021. Os European Best Destinations consideraram que os cinco melhores destinos europeus são Braga, Roma (Itália), Cavtat (Croácia), Florença (Itália) e Sibiu (Roménia). Saiba mais aqui
Numa nota enviada à comunicação social, a DGS anunciou ontem que os testes laboratoriais serão alargados a todos os contactos, de alto e de baixo risco, e que haverá uma disponibilização generalizada de testes rápidos de antigénio (TRAg) nas unidades de saúde do SNS.
Além disso, serão implementados rastreios regulares com TRAg em escolas e sectores de atividade com elevada exposição social. Informaremos quando a DGS publicar a revisão das orientações técnicas. Saiba mais aqui
A Jet2, um dos maiores operadores turísticos britânicos, especializado em viagens económicas e de pacotes com tudo incluído, decidiu prolongar o cancelamento das reservas de voos e férias até pelo menos 14 de abril.
A Jet2 justifica a decisão com a incerteza gerada pela COVID-19 e pelas restrições anunciadas. Saiba mais aqui
Considerando o stock da dívida resultante das moratórias bancárias, financeiras e fiscais, a AHRESP defende que devem ser criados planos de amortização de médio e longo prazo entre 8 a 10 anos.
A AHRESP defende o alargamento urgente do período de carência das linhas de crédito de apoio à economia COVID-19, no mínimo até 30 de junho de 2022.