Governo apresenta Agenda para as Profissões do Turismo

Iniciativa estratégica do Ministério da Economia e do Mar assenta em 4 prioridades (valorizar, qualificar, cooperar e incluir) e contempla 20 medidas para apostar no aumento do número de trabalhadores no Turismo, mais qualificações e maior atratividade das profissões.

A Agenda para as Profissões do Turismo, uma iniciativa do Ministério da Economia e do Mar, foi apresentada esta segunda-feira, na Academia das Ciências, em Lisboa, pelo secretário do Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

A AHRESP, que há muito tempo preconiza medidas para a dignificação das atividades turísticas, no dia 29 de março, em São Miguel, nos Açores, o Fórum para a Valorização das Profissões, congratula o governo pela criação desta nova agenda, que assenta em 4 prioridades e 20 medidas com vista ao crescimento do número de trabalhadores, das qualificações e da atratividade das profissões.

 

4 prioridades e respetivas medidas mais relevantes

VALORIZAR as profissões do Turismo e os profissionais, atraindo mão-de-obra e retendo talento

  1. Campanha para valorização das profissões do Turismo: campanha para o recrutamento inovador de profissionais e sensibilização para a importância do setor no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  2. ATLAS: programa de benefícios para os profissionais do Turismo.
  3. Valorização de boas práticas laborais: projeto-piloto para estudar a valorização e promoção de boas práticas laborais, prevendo, o seu reconhecimentos, desenvolvimento e melhoria contínua dessas práticas.
  4. Majoração do financiamento a empresas com boas práticas laborais e de formação: reforço da dimensão social da sustentabilidade na atribuição e majoração de financiamentos ao investimento.

QUALIFICAR os atuais e futuros profissionais, empresários, gestores e territórios, garantindo níveis de formação e conhecimento crescentes.

  1. Plano Nacional para a Modernização e Especialização da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo: equipar e modernizar a rede de Escolas de Hotelaria e Turismo e maximizar as potencialidades territoriais – criação de um centro enogastronómico (Lamego) e de uma escola temática do chocolate (Óbidos).
  2. Abertura da Academia Internacional de Turismo (campus do Estoril): ensino superior + Ensino profissional + I&D + Inovação e Empreendedorismo.
  3. Programas de formação para a dupla transição no Turismo – Upskill no Turismo: capacitação, em contexto empresarial, em competências técnicas, digitais e comportamentais com o objetivo de integração laboral do formando.
  4. Formação em internacionalização de empresas e marcas: cursos de qualificação de empresários e gestores, através de parcerias com instituições de ensino superior de referência para aprofundar competências em áreas estratégicas.

COOPERAR internamente com outros setores de atividade de forma sustentada, gerando redes e aproveitando sinergias com benefícios mútuos

  1. Plataformas para o conhecimento de RH e I&D em Turismo

Parcerias colaborativas para a recolha, tratamento e sistematização de informação regular que permita obter um retrato atualizado sobre os recursos humanos em turismo, partilha de conhecimento e de I&D.

  1. Mobilização de incentivos de apoio ao emprego sustentável

Instrumentos de apoio à contratação e ao empreendedorismo, nomeadamente, os instrumentos dinamizados pelo IEFP.

INCLUIR promovendo a diversidade e a criação de valor num setor que acolhe e valoriza as diferenças

  1. Programas de integração no setor – Check-in

 

A Agenda para as Profissões do Turismo é um documento aberto, em contínua construção, que tem como grande ambição “tornar Portugal o destino de referência para estudar e trabalhar no setor do turismo”.

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, encerrou a sessão de apresentação que contou com a presença da ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, do ministro da Educação, João Costa, e ainda com um painel de debate composto por profissionais do setor.

No seu discurso, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços descreveu a agenda para as profissões do turismo como “uma ação para fazer face aos desafios presente”, salientando que “será fundamental a mobilização e envolvimento de todos” para se atingirem os objetivos. Nuno Fazenda reforçou ainda a ideia de que “valorizar os profissionais do setor é essencial para termos mais e melhor turismo” e que “investir nas pessoas, no aumento das suas qualificações, rendimentos e reconhecimento é uma aposta estratégica para preparar o futuro de uma atividade em crescimento”.

Consulte AQUI informação detalhada sobre a agenda para as profissões do Turismo