Consolidar +Turismo

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, apresentou a Linha “Consolidar + Turismo” que se destina especificamente às empresas que tenham registado um crescimento da rúbrica de financiamentos obtidos superior a 15%, entre 31 de dezembro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.

Esta linha deverá ficar acessível a partir de 1 de fevereiro de 2023 e terá uma dotação global no valor de 30 milhões de euros. Cada empresa poderá ter acesso até um máximo de 40 mil euros. As candidaturas serão efetuadas através do Turismo de Portugal.

Embora seja mais uma linha de crédito, este mecanismo permite no imediato aliviar a tesouraria das nossas empresas, que ao longo dos últimos 3 anos passaram para uma situação de sobre endividamento. Por outro lado, e uma vez que esta linha apenas contempla o apoio aos créditos contratualizados com as Linhas COVID-19 (banca), com garantia mútua do Estado, a AHRESP aguarda que seja encontrada uma solução para as empresas que acederam à Linha do Microcrédito do Turismo de Portugal, de modo que também possam ser apoiadas no alívio das suas responsabilidades financeiras ao longo do ano 2023.

Após a divulgação de todos os detalhes das condições de adesão à linha “Consolidar +Turismo”, a AHRESP informará de imediato os seus associados.