Eletricidade e gás | Simulador da ERSE ajuda a encontrar a melhor oferta

A AHRESP alerta todos os associados para estarem atentos às diferentes ofertas do mercado e utilizarem os vários simuladores disponíveis para avaliarem a necessidade de mudança de comercializador.

Com a previsão da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) de subida dos preços da eletricidade e do gás natural a partir de janeiro, torna-se importante estar atento a todas as ofertas do mercado. Os simuladores podem dar uma grande ajuda na hora de saber se pode ser mais benéfico mudar de comercializador.

A partir de 2023, no mercado regulado os aumentos podem chegar aos 3%, para clientes em Baixa Tensão Normal (BTN). Mas já durante este ano as faturas da eletricidade e do gás natural subiram para a generalidade dos consumidores, alguns dos quais têm sentido o peso da cobrança da nova parcela adicional, que resulta da aplicação do mecanismo ibérico de ajuste de preços (“ajuste MIBEL”), no âmbito do acordo celebrado entre Portugal e Espanha com o objetivo de travar a escalada de preços da eletricidade.

A AHRESP tem acompanhado, com grande preocupação, os aumentos abruptos das faturas da energia das empresas da restauração e similares e do alojamento turístico, tendo analisado que, por exemplo, na fatura do gás natural, o aumento do preço/kwh registado nos últimos 12 meses pode ultrapassar os 40%, o que conjugado com outros fatores e no atual momento de grande fragilidade financeira das empresas, coloca em causa a sustentabilidade dos negócios.

Neste âmbito e face ao período em que nos encontramos, a AHRESP sugere a utilização do simulador de preços de energia da ERSE, por forma a avaliarem a necessidade de mudança de comercializador e compararem de entre várias opções, a mais vantajosa às suas condições.

Desde o início de setembro de 2022 que, não só os consumidores domésticos, mas também as micro e pequenas empresas cujo consumo anual de gás não ultrapasse os 10 000 m3, podem celebrar um contrato de fornecimento de gás natural com o Comercializador de Último Recurso (CUR) da sua zona geográfica.

Não obstante, a AHRESP tem vindo a apelar ao Governo para que sejam disponibilizados programas e ferramentas de eficiência energética, para que as empresas consigam melhorar e otimizar o seu consumo de energia, reduzindo os seus custos e contribuindo mais para a sustentabilidade ambiental.

Para esclarecimentos adicionais ou apoio sobre o processo de simulação da ERSE, os serviços da AHRESP estão à disposição (Carla Costa – carla.costa@ahresp.com – tel. 213527060).

Pode aceder aos últimos comunicados da ERSE em https://www.erse.pt/comunicacao/comunicados/.

SEJA ASSOCIADO AHRESP