Inquérito AHRESP (setembro 2022): inflação ameaça empresas do Canal HORECA

O atual contexto de inflação, cuja estatística oficial revela aumentos de 27,6% nos produtos energéticos e de 18,9% nas matérias-primas alimentares, está a ter impactos nefastos nos negócios, revela o mais recente inquérito da AHRESP às empresas do canal HORECA. Para atenuar os efeitos perversos deste ciclo inflacionista, a aplicação da taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas e nas tarifas de energias, gás e eletricidade, são medidas que se mostram cada vez mais pertinentes e que a AHRESP tem vindo a defender.

Segundo o mais recente inquérito da AHRESP às empresas de restauração e similares e do alojamento turístico constata-se que as consequências da inflação são cada vez mais preocupantes para a sustentabilidade dos negócios.

O inquérito, realizado entre a 2ª quinzena de setembro e a 1ª de outubro, apurou que para 71% das empresas da restauração, e para 83% do alojamento, os custos com matérias-primas aumentaram até 50%.

Outro problema já sentido, é a escassez de produtos essenciaisreferido por 73% das empresas da restauração e por 26% do alojamento. Perante este agravamento de custos, foi inevitável a atualização dos preços de venda, com 83% das empresas da restauração e 69% do alojamento a aumentarem os seus preços de venda. Na restauração (51%) e no alojamento (45%), o aumento não ultrapassou os 10%. A par disso e, como seria de esperar, a retração no consumo na “época baixa” já se evidenciou, com as empresas de restauração (54%) e do alojamento turístico (49%) a registarem quebras na faturação até 20%, e até superiores.

Para atenuar os efeitos perversos deste ciclo inflacionista, a aplicação da taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas e nas tarifas de energias, gás e eletricidade, são medidas que se mostram cada vez mais pertinentes e que a AHRESP tem vindo a defender. Das respostas obtidas, 89% das empresas da restauração confere como prioritária a medida do IVA e para 81% do alojamento, a redução do IVA na energia. Na ausência de medidas preventivas, perspetiva-se um novo aumento de preços, despedimento de trabalhadores e encerramento de empresas (aumento de preços: 68% na restauração e 63% no alojamento; despedimento: 37% na restauração e 15% no alojamento; encerramento: 13% na restauração e 8% no alojamento, de acordo com as respostas do inquérito).

As perspetivas para o último trimestre de 2022 são muito preocupantes, em que 45% das empresas da restauração e 31% do alojamentoconsideram que este último trimestre será pior ou muito pior que o 4º trimestre de 2019.

Poderá aceder a mais detalhes deste inquérito aqui!