IATA diz que conveniência e comodidade são a prioridade para os passageiros após a pandemia

Conveniência e simplificação de procedimentos são as prioridades para os viajantes da era pós-COVID, de acordo com os resultados do último Inquérito Global de Passageiros (GPS) de 2022, realizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association). Neste contexto, a digitalização e o uso da biometria são referenciados como fundamentais para acelerar e apoiar a experiência da viagem

“Durante a COVID-19, foi complicado e demorado viajar devido aos requisitos de entrada nos países impostos pelos governos. Depois da pandemia, os passageiros querem mais conveniência e comodida durante toda a viagem. A digitalização e o uso da biometria são fundamentais para acelerar a jornada”, afirmou Nick Careen, vice-presidente sênior de operações e segurança da IATA, justificando à partida os resultados do Inquérito Global de Passageiros de 2022.

Planeamento e reservas

Os passageiros querem comodidade quando planeiam a sua viagem e quando escolhem de que aeroporto querem partir. Desta forma, o inquérito IATA revela que a preferência dos viajantes é voar de um aeroporto perto de casa, ter todas as opções de reserva e serviços disponíveis num único local, pagar com o seu método de pagamento preferido e compensar facilmente as suas emissões de carbono.

A proximidade do aeroporto é a principal prioridade dos passageiros quando escolhem de onde partir para a sua viagem (75%). Este fator revelou-se mais importante do que o preço do bilhete (39%). O inquérito revela também que os viajantes ficam satisfeitos por poderem pagar com o seu método de pagamento preferido, que estava disponível para 82% dos viajantes.

Ter acesso a informações de planeamento e reserva num único local foi identificado como sendo a principal prioridade dos viajantes. Dezoito por cento dos passageiros afirmaram compensar as suas emissões de carbono e o principal motivo apresentado pelos que não compensavam as suas emissões foi o desconhecimento dessa opção (36%).

“Hoje, os viajantes esperam ter a mesma experiência online que eles têm em grandes lojas como a Amazon. Os canais de vendas das companhias aéreas estão melhorando a resposta a essas necessidades, permitindo que as empresas aéreas apresentem ofertas completas aos viajantes. Isso coloca o passageiro no controle de sua experiência de viagem, podendo escolher as opções de viagem que deseja com modalidades de pagamento convenientes”, afirmou Muhammad Albakri, vice-presidente sénior de serviços de distribuição e liquidação financeira da IATA.

Facilitação de viagens

A maioria dos viajantes estão dispostos a partilhar a sua informação sobre imigração para um processamento mais conveniente. Trinta e sete por cento dos viajantes disseram ter sido desencorajados de viajar para um determinado destino devido aos requisitos de imigração. A complexidade do processo foi destacada como o principal dissuasor por 65% dos viajantes, 12% referiram os custos e 8% o tempo.

Sempre que o destino exige vistos, 66% dos viajantes preferem obtê-los online antes da viagem, enquanto 20% preferem ir ao consulado ou à embaixada e 14% ao aeroporto.

83% dos viajantes responderam que partilhariam a sua informação de imigração para acelerar o processo de chegada ao aeroporto. Embora esta seja elevada, é ligeiramente inferior aos 88% registados em 2021.

“Os países com procedimentos de vistos complexos estão a perder os benefícios económicos que estes viajantes trazem. Nos países onde os requisitos de vistos foram eliminados, o turismo e as economias de viagem têm prosperado”, alertou Nick Careen.

Processos aeroportuários

Os passageiros estão dispostos a tirar partido da tecnologia e repensar processos para melhorar a conveniência da sua experiência aeroportuária e gerir a sua bagagem, sugere o inquérito.

Os viajantes também se mostraram interessados em mais opções para o manuseamento de bagagem. 67% estão interessados na recolha e entrega ao domicílio e 73% em opções de check-in remoto. 80% dos passageiros afirmaram que se sentiriam mais confortáveis se pudessem controlar a sua bagagem durante toda a viagem e 50% disseram que utilizaram ou estariam interessados em utilizar uma etiqueta eletrónica de bagagem.

Segundo o inquérito, também vêm valor na identificação biométrica. 75% dos passageiros querem utilizar dados biométricos em vez de passaportes e cartões de embarque e mais de um terço já experimentou a utilização da identificação biométrica nas suas viagens, com uma taxa de satisfação de 88%. Mas a proteção de dados continua a ser uma preocupação para cerca de metade dos viajantes.

“Os passageiros vêm claramente a tecnologia como a chave para melhorar a conveniência dos processos aeroportuários. Querem chegar ao aeroporto prontos a voar, passar mais rapidamente pelo aeroporto em ambas as extremidades da sua viagem usando a biometria e saber sempre onde está a sua bagagem. A tecnologia existe para apoiar esta experiência”, afirmou Careen.

Fonte: IATA