Pacote do Governo conta com reduções fiscais na energia, avança Marques Mendes

Marques Mendes, que participará numa sessão plenária do Congresso da AHRESP – Sustentabilidade, Utopia ou Sobrevivência? – que vai acontecer em Coimbra, entre 14 e 15 de Outubro, antecipou, no seu habitual comentário de domingo na SIC, algumas das medidas que o Governo vai debater esta segunda-feira em Conselho de Ministros extraordinário.

Eis algumas dessas medidas:

a) Primeiro: deve ser um plano robusto e impactante. Na ordem dos 2 mil milhões. Um pouco abaixo deste valor. Algo acima do programa do PSD.
b) Segundo: tem medidas em quatro áreas: social, fiscal, energia e pensões.
c) Terceiro: a medida socialmente mais emblemática é a de um aumento extraordinário de pensões. Será o segundo este ano. Desta vez para todos os pensionistas.
d) Quarto: haverá reduções fiscais, designadamente nos impostos sobre a energia, razão pela qual serão aprovadas também Propostas de Lei à AR.
e) Quinto: o programa de apoio às empresas ficará para mais tarde. Por causa do Conselho Europeu e por causa da negociação com Bruxelas: amanhã mesmo haverá uma reunião do Ministério da Economia com a Comissão Europeia para adaptar as medidas de apoio às empresa às condições específicas das empresas portuguesas, e obter aval de Bruxelas.

Leia aqui a notícia completa