Mês de Julho assistiu a novo máximo de turistas estrangeiros em Portugal

O mês de Julho veio confirmar a recuperação do sector do turismo, com o INE a dar conta na sua estimativa rápida de que os alojamentos registaram três milhões de hóspedes e 8,6 milhões de dormidas, valores que correspondem a aumentos de 6,3% e 4,8%, respectivamente, quando comparado com Julho de 2019 (ano de recordes para o sector), pré-pandemia de covid-19.

(…)

“De facto”, reagiu Ana Jacinto, secretária-geral da Ahresp ao PÚBLICO, “o mês de Julho foi muito positivo para os estabelecimentos de alojamento turístico e os números do INE vieram confirmar as expectativas de um Verão de forte recuperação económica”.

Contudo, a secretária-geral da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal frisa: “não podemos esquecer que a subsistência das empresas, e dos seus postos de trabalho, tem de ser garantida todo o ano”. “A actual conjuntura inflacionista e de subida das taxas de juro não é favorável ao investimento e o aumento dos custos faz com que as empresas se confrontem com margens muito esmagadas, ao mesmo tempo que os consumidores perdem poder de compra”, afirmou.

“Por isso”, conclui Ana Jacinto, “encaramos com muita apreensão o futuro próximo, particularmente o período pós-Verão, tanto mais que tardam as medidas que podiam ajudar as empresas a ter reservas de tesouraria”. Em paralelo, a “falta de trabalhadores é também um problema sistémico dos nossos sectores, ao qual é preciso dar resposta urgente, tendo a Ahresp já proposto ao Governo uma conjunto várias de medidas nesta matéria”.

in Público | 01 de setembro 2022