Boletim Diário AHRESP (BDA 487) – 08.03.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Sessão Hotel 4.0 Talks no dia 9 de março em Braga

No próximo dia 9 de março, em colaboração com a Câmara Municipal de Braga, decorre a 3ª sessão das “Hotel 4.0 Talks”, sobre o tema Turista 4.0 | Impacto e Desafios no Futuro da Hotelaria. O programa será o seguinte:

9h30 – Abertura e boas-vindas

o    Ricardo Rio, Presidente CM Braga

o   Inácio Ribeiro, Vice Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal

9h50 – Digitalização na Hotelaria | Estado da arte e visão prospetiva

o    Luís Ferreira – Birds & Trees

10h15 – Painel “Turista 4.0 | Impacto e Desafios no Futuro da Hotelaria”

o    MODERAÇÃO: Rui Graça | Correio do Minho

Beatriz Casais – Universidade Minho

João Freitas – Diretor da Startup Braga

Delfim Filho – Diretor Geral do Hotel Mélia Braga

11h25 – Encerramento da Sessão

o    Pedro Mesquita Sousa – Presidente da Comissão Diretiva Distrital da AHRESP do Porto

Além da interação de um interessante painel de especialistas do setor, procuraremos apresentar em primeira mão os dados preliminares o Estudo do Estado da Arte e Visão Prospetiva da Hotelaria portuguesa. O evento será transmitido em direto através da página de Facebook da AHRESP https://www.facebook.com/AHRESP, do Hotel 4.0 https://www.facebook.com/hotel4zero, assim como do jornal Correio do Minho https://www.facebook.com/correiodominho e rádio Antena Minho https://www.facebook.com/antenaminho/. Para se inscrever e assistir presencialmente, Consulte o Site da AHRESP. https://ahresp.com/2022/02/marque-na-agenda-eventos-hotel-4-0/ O programa Hotel 4.0 é cofinanciado pelo Portugal 2020, através do Programa Compete 2020, e pela União Europeia através do FEDER.

 

 

Inscrições para workshop Gestão de Reclamações no dia 14 de março

Estão abertas as inscrições para o workshop da AHRESP sobre Gestão de Reclamações, que se realiza no próximo dia 14 de março no âmbito do projeto Melhores Empresários, Melhores Negócios, promovido pela AHRESP e pela Confederação de Turismo de Portugal (CTP). Para ver o programa completo e inscrever-se neste evento que decorre via Zoom, Consulte o Site da AHRESP.

 

Como promover a igualdade de género no Turismo

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Mulher.  Na sua declaração do Dia Internacional da Mulher #DIM2022, o secretário-geral da ONU, António Guterres, sublinhou o valor das mulheres na ciência, na inovação e no ambiente realçando que são precisas mais mulheres ministras do ambiente, líderes empresariais, presidentes e primeiras-ministras. Mas, ao ritmo atual, estima-se que a igualdade de género nos cargos mais elevados demorará 130 anos. Considerando o Turismo como um dos setores onde a igualdade entre géneros é mais efetiva, a Organização Mundial do Turismo (OMT) lançou um conjunto de linhas orientadoras para entidades públicas e privadas, para aumentar o seu empoderamento. No dia 16 de março a OMT promove um webinar especial sobre o tema, que ajudará a compreender a execução destas linhas orientadoras e a importância da igualdade de géneros no Turismo, quer para o setor público quer para o setor privado. O webinar será emitido na página do Youtube da OMT às 15h CET.

Veja aqui a mensagem do secretário geral das Nações Unidas

 

Página com estatísticas europeias sobre género

O Eurostat, entidade responsável pelas estatísticas europeias, resumiu numa só página as mais recentes estatísticas sobre género, nomeadamente população empregada, tipo de emprego e gender gap (diferenças salariais) nos países europeus. Para ver, clique aqui 

 

Covid-19: Estado de alerta alargado até 22 de março

Foi publicada em Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros que prorroga a declaração da situação de alerta, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, até às 23h59 do dia 22 de março de 2022. A resolução mantém inalteradas as medidas anteriormente em vigor. Mais informações aqui 

 

Medidas ahresp

AHRESP lança Bolsa de Emprego para colmatar problema de falta de trabalhadores no setor

A falta de recursos humanos disponíveis para trabalhar nos setores da restauração e similares e do alojamento turístico é um problema para o qual a AHRESP tem vindo a alertar desde há muito tempo.

Já antes da pandemia, a AHRESP realizou um levantamento sobre esta situação e concluiu que, nessa altura, estavam a faltar faltavam cerca de 40 mil trabalhadores nos nossos setores. Com a pandemia, a situação agravou-se e para isso terá contribuído a transferência de muitos dos nossos trabalhadores para outras atividades económicas, onde permaneceram. Segundo o mais recente inquérito da AHRESP, relativo a janeiro de 2022, 52% das empresas da restauração e 28% do alojamento referirem que tiveram de adiar investimentos por terem dificuldades em contratar recursos humanos.

O setor enfrenta assim um grave problema de recursos humanos, que pode condicionar a nossa retoma económica. Assim, para tentar minimizar a enorme escassez de profissionais que as empresas do canal HORECA estão a sentir, a AHRESP está a desenvolver o projeto Bolsa de Emprego, que faz em simultâneo o levantamento das necessidades de recrutamento dos nossos Associados e a recolha e partilha de Curricula Vitae/informações de pessoas interessadas em trabalhar no nosso setor com essas empresas. A AHRESP irá estar presente com este projeto na Bolsa de Empregabilidade do Turismo 2022 em Lisboa (BTL) nos próximos dias 18 e 19 de março, e no Porto (Palácio da Bolsa), no dia 6 de abril. Para saber mais, Consulte a seguinte página: https://ahresp.com/eventos/bolsa-de-emprego-ahresp/