Boletim Diário AHRESP (BDA 481) – 25.02.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Inflação da energia na União Europeia é a mais alta desde que há registo

Dados publicados recentemente pelo Eurostat mostram que a inflação anual da energia na União Europeia atingiu 27% em janeiro de 2022, continuando a tendência ascendente. Após ter atingido um mínimo dos últimos 5 anos em maio de 2020 (-11%), a inflação de energia começou a aumentar quase continuamente, atingindo 26% em novembro de 2021 e 27% em janeiro de 2022. Atualmente, a taxa de inflação da energia é a mais alta desde que o Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (IHPC) foi publicado pela primeira vez, em 1997. Saiba mais aqui

 

Confiança dos consumidores e das empresas aumenta em fevereiro

Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro e fevereiro de 2022, após ter estabilizado em dezembro e ter diminuído nos dois meses precedentes. Do lado das empresas, o indicador de confiança dos Serviços aumentou em fevereiro com destaque para a secção de Alojamento, Restauração e Similares, após uma diminuição expressiva em fevereiro. Saiba mais aqui

 

Sessão Hotel 4.0 Talks no dia 9 de março em Braga

No próximo dia 9 de março, em colaboração com a Câmara Municipal de Braga, decorre a 3ª sessão das “Hotel 4.0 Talks”, sobre o tema Turista 4.0 | Impacto e Desafios no Futuro da Hotelaria.

O programa será o seguinte:

9h30 – Abertura e boas vindas: Luís Pedro Martins – Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal e Ricardo Rio, Presidente CM Braga.

9h50 – Digitalização na Hotelaria | Estado da arte e visão prospetiva: Luís Ferreira – Birds & Trees

10h15 – Painel “Turista 4.0 | Impacto e Desafios no Futuro da Hotelaria”

MODERAÇÃO: Rui Graça | Correio do Minho

Júlio Pereira – Representante da Comissão Diretiva PO Norte (*)

Beatriz Casais – Universidade Minho

Luís Rodrigues – Diretor da Startup Braga

Delfim Filho – Diretor Geral do Hotel Mélia Braga (*)

11h25 – Encerramento da Sessão: Representante da Direção da AHRESP

(*) a confirmar

Além da interação de um interessante painel de especialistas do setor, procuraremos apresentar em primeira mão os dados preliminares o Estudo do Estado da Arte e Visão Prospetiva da Hotelaria portuguesa. O programa Hotel 4.0 é cofinanciado pelo Portugal 2020, através do Programa Compete 2020, e pela União Europeia através do FEDER.

Para se inscrever, clique aqui

 

Workshop Controlo de Custos na Restauração a 11 de março

“Controlo de Custos na Restauração” é o tema do workshop Melhores Empresários, Melhores Negócios do próximo dia 11 de março entre as 15h e as 18h. Promovido pela AHRESP, em parceria com a Confederação de Turismo de Portugal (CTP), no âmbito do POISE 2020 – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego, este workshop decorre através da plataforma Zoom.

Para se inscrever ou saber mais sobre o programa, clique aqui

Medidas ahresp

AHRESP preocupada com escalada de violência no leste europeu

Com a escalada de violência no leste europeu, a AHRESP está muito atenta e preocupada com a situação, nomeadamente com os efeitos nos nossos setores, em especial a continuação da subida dos preços energéticos (gás e eletricidade) e das matérias-primas utilizadas, como o trigo, a cevada ou o milho, assim como relativamente aos impactos nas viagens para Portugal.

Estaremos atentos a todos os desenvolvimentos.