Boletim Diário AHRESP (BDA 462) – 31.01.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Alojamento turístico com quebras de 46% face a 2019

De acordo com dados preliminares para 2021, publicados pelo INE, no conjunto do ano de 2021 os estabelecimentos de alojamento turístico registaram 14,5 milhões de hóspedes e 37,5 milhões de dormidas, que se traduziram em aumentos de 39,4% e 45,2%, respetivamente, face a 2020.

Todavia, comparando com o mesmo período de 2019, os hóspedes decresceram 46,4% e as dormidas diminuíram 46,6% (-10,9% nos residentes e -62,0% nos não residentes). Em 2021, registaram-se decréscimos nas dormidas em todas as regiões, face a 2019, principalmente devido às reduções dos não residentes, registando-se, contudo, crescimentos nas dormidas de residentes na Região Autónoma da Madeira (+19,2%) e no Algarve (+5,1%).

O Reino Unido manteve-se como principal mercado emissor em 2021, representando 16,6% das dormidas de não residentes, e aumentou 54,6% face ao ano anterior. Seguiram-se os mercados espanhol (quota de 14,3%), alemão (11,9%) e francês (11,8%). Saiba mais aqui

 

Inflação continuou a subir em janeiro

Tendo por base a informação já apurada, o INE estima que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) tenha aumentado para 3,3% em janeiro de 2022 (2,7% em dezembro de 2021).

Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 12,0% (11,2% no mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 3,4% (3,2% em dezembro). Saiba mais aqui

 

Taxa de desemprego fixou-se em 5,9% em dezembro

Segundo a mais recente informação disponibilizada pelo INE, em dezembro de 2021, a população empregada (4,865 milhões) aumentou 0,3% em relação ao mês anterior (+3,7% comparativamente a um ano antes). A população desempregada (304,0 mil) diminuiu 6,6% face a novembro e 7,4% face a dezembro de 2020.

A taxa de desemprego situou-se em 5,9%, menos 0,4 p.p. do que no mês precedente. Contudo, a população inativa (2,515 millhões) aumentou em relação a novembro de 2021 (0,4%), explicado pelo aumento do número de inativos disponíveis para trabalhar, mas que não procuram emprego e do número de inativos à procura, mas que não estavam disponíveis. Saiba mais aqui

 

PIB português cresce 4,9% em 2021, mas abaixo da média europeia

Segundo dados divulgados pelo INE, no conjunto do ano de 2021 o PIB registou um crescimento de 4,9% em volume, o mais elevado desde 1990, após a diminuição histórica de 8,4% em 2020, na sequência dos efeitos marcadamente adversos da pandemia COVID-19 na atividade económica.

A procura interna apresentou um contributo positivo expressivo para a variação do PIB, após ter sido significativamente negativo em 2020, verificando-se uma recuperação do consumo privado e do investimento.

Ainda assim, e de acordo com uma primeira estimativa do Eurostat, o PIB português registou um crescimento inferior à média europeia, que em 2021 aumentou 5,2%, tanto na Zona Euro, como na União Europeia. Saiba mais aqui

 

Conferência Economia Mais Circular

No dia 23 de fevereiro decorre a Conferência Final “Economia Mais Circular”, promovida pela CIP. No primeiro painel deste evento serão debatidas as Recomendações da CIP para o próximo governo no âmbito da Economia Circular.

Para falar das oportunidades de melhoria da circularidade a nível nacional, participam a AIMMAP, APQuímica, a APA e ZERO. Entre os oradores estão ainda previstos representantes da FIPA, APED, Deco, entre outros. O evento decorre no dia 23 de fevereiro, às 09h30, no Teatro Thalia, em Lisboa e será transmitido online. Formulário de Inscrição

Medidas ahresp

Encerramento involuntário devido a infeções por COVID-19 deve ser acompanhado por medidas de compensação

Face à elevada taxa de transmissibilidade da variante Ómicron, as empresas da restauração e similares e do alojamento turístico estão a ser obrigadas a proceder a encerramentos involuntários, devido à ausência de trabalhadores que se encontram infetados com a COVID-19 ou em isolamento profilático.

Durante este período, a empresa mantém a obrigação de assegurar o pagamento por inteiro de todos os custos fixos, nomeadamente os salários dos trabalhadores que não foram infetados nem se encontram em isolamento.

Perante estes graves constrangimentos, a AHRESP defende que deve ser atribuído um apoio específico a fundo perdido, de atribuição simples e imediata, de modo a compensar todos os custos que as empresas continuam a ter de suportar em períodos de ausência total de faturação, como resultado do encerramento forçado de estabelecimentos.

 

Manual de Negócios nº 40

Já está disponível o Manual de Negócios nº 40, publicado ontem, dia 30 de janeiro,  dia de eleições. Esta edição faz um balanço do que prevê cada partido para as empresas e o Turismo e o que entende a AHRESP ser crucial colocar no centro da ação governativa.

Não perca, ainda nesta edição: Entrevista a Ana Paula Pais, diretora-coordenadora da rede Nacional de Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal, sobre as vantagens do Programa Seleção Gastronomia e Vinhos e a forma como decorrem as suas auditorias; as 5 tendências a que deve estar atento em 2022 na área da Restauração e as 5 tendências+1 na área do Alojamento Turístico.

 

Receita de Tigelada em vídeo

A Tigelada é um doce apudinado, de agradável textura e sabor, cuja cozedura é feita em tigela própria de barro vidrado, previamente aquecida.

Para conhecer o segredo da confeção veja o oitavo de 30 vídeos de receitas regionais e sustentáveis a nível ambiental, social e económico, e que podem ser executadas em qualquer cozinha.

Em cada uma destas receitas são privilegiados os produtos locais e as tradições. Veja aqui o vídeo da receita feita pelo chef Duarte Eira.

 

Nova parceria de serviços jurídicos

A AHRESP acaba de assinar uma nova parceria de serviços jurídicos com a Sociedade de Advogados Gouveia Pereira, Costa Freitas & Associados (GPA). Esta parceria traduz-se no acesso a serviços jurídicos prestados por reconhecidos advogados, especializados nas mais diversas áreas do Direito, e com uma tabela de honorários preferencial para os associados da AHRESP, mantendo-se a gratuitidade das consultas jurídicas, nos termos contratados com a GPA.

A parceria, que terá início a partir de fevereiro de 2022, terá cobertura de todo o território nacional, com escritórios em capitais de distrito, assim como Açores e Madeira. A GPA é uma Sociedade de Advogados que proporciona um serviço multidisciplinar e global, respondendo às exigências atuais da atividade económica e empresarial dos Associados da AHRESP.

Para mais informações ou para proceder à marcação de uma consulta com a GPA (presencial, online, telefónica ou via email), deverá, sempre e previamente, entrar em contacto com os serviços da AHRESP, através dos contactos habituais, ou enviar mail para duvidas.juridico@ahresp.com, que posteriormente será  encaminhado para a GPA.