Boletim Diário AHRESP (BDA 423) – 03.12.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Dísticos com novas regras

Estão disponíveis no site da AHRESP os dísticos para clientes da Restauração e Similares e do Alojamento Turístico, com o resumo das regras que entraram em vigor no passado dia 1 de dezembro.

Disponíveis apenas para Associados da AHRESP. Clique aqui

   

 

Governo confirma aumento do salário mínimo nacional em 2022

Em reunião de Conselho de Ministros, ouvidos os Parceiros Sociais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social o Governo decidiu aumentar o valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) para os 705 euros, com produção de efeitos no dia 1 de janeiro de 2022.

Este aumento será acompanhado de uma medida excecional de atribuição às entidades empregadoras, de um subsídio pecuniário correspondente a uma importância fixa por trabalhador que aufira a RMMG, quando reunidas as condições de atribuição previstas no decreto-lei a ser publicado. Saiba mais aqui

 

OCDE recomenda ao Governo português que evite aumentos súbitos nos custos com despedimentos e no valor do salário mínimo nacional

A OCDE projeta que a economia portuguesa cresça 4,8% em 2021 (inferior à média da Zona Euro), 5,8% em 2022 e 2,8% em 2023, um crescimento impulsionado principalmente pela procura interna. Apenas em meados de 2022 se estima que o PIB português supere os níveis pré-pandemia.

Na análise da OCDE, é realçado que, apesar da recuperação do turismo no 2.º e 3.º trimestres de 2021, os níveis de atividade mantêm-se ainda abaixo dos valores pré-pandemia.

As falências podem ser superiores ao esperado, prejudicando a estabilidade financeira e aumentando o desemprego. A OCDE recomenda ao Governo português que evite o aumento abrupto dos custos de despedimento, o que desencorajaria a criação de emprego.

Da mesma forma, também não é recomendada a subida acelerada do salário mínimo nacional, que pode reduzir as oportunidades de emprego para trabalhadores pouco qualificados e contribuir para custos com mão-de-obra ineficientemente elevados no longo prazo. Saiba mais aqui

 

Centros de Testagem de Lisboa para facilitar acesso a bares e discotecas

Para facilitar o acesso a bares, a outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo e a estabelecimentos com espaço de dança, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) acedeu à solicitação da AHRESP e aceitou disponibilizar Centros de Testagem perto dos habituais locais de animação noturna.

Para aceder aos horários e locais destes Centros de Testagem, consulte o seguinte link: https://www.lisboa.pt/agenda/municipio/detalhe/2108/testagem-massiva-gratuita-a-covid-19.

 

Melhores Empresários, Melhores Negócios em Leiria e Santarém

Nos próximos dias 6 e 7 de dezembro decorrem duas sessões integradas no programa de formação Melhores Empresários, Melhores Negócios, promovidas pela CTP e pela AHRESP.

No dia 6 de dezembro, em Santarém, o tema da sessão é Desmistificar uma Inspeção da ASAE. Inscreva-se aqui

E no dia 7 de dezembro, em Leiria, o tema é Captar e Reter Profissionais. Inscreva-se aqui

Medidas ahresp

Assembleia da República propõe adaptação e alargamento do acesso ao programa APOIAR

Tal como a AHRESP sempre defendeu, a Assembleia da República recomendou ao Governo um conjunto de adaptações no acesso ao programa APOIAR, de forma a simplificar e alargar o acesso a empresas que ficaram excluídas.

Entre as alterações propostas pela Assembleia da República, destacam-se:

  • a adaptação das condições de acesso ao programa APOIAR para empresas que continuem a trabalhar, de modo a que seja considerada para esse efeito a faturação real das empresas;
  • a criação de um sistema, no portal e-fatura, que permita desconsiderar a faturação das empresas que não corresponda à sua atividade produtiva ou a um serviço por estas prestado;
  • a criação de um simulador oficial que permita às empresas e aos empresários perceberem, de forma simples e imediata, qual o apoio mais vantajoso para a sua situação, de entre os aplicáveis;
  • alteração do programa APOIAR, para permitir que os empresários em nome individual sem contabilidade organizada e sem trabalhadores por conta de outrem fiquem abrangidos pelas medidas APOIAR + SIMPLES e APOIAR RENDAS;
  • reajustar o programa de forma a abranger empresas que ficaram excluídas, nomeadamente:
    • empresas que iniciaram a atividade em 2019, mas que não foram abrangidas por critérios meramente estatísticos, uma vez que iniciaram a atividade efetiva meses depois de terem sido criadas;
    • empresas que iniciaram a atividade em 2020 (no âmbito das medidas APOIAR + SIMPLES e APOIAR RENDAS);
    • empresas do setor da restauração por recorrerem a plataformas de entregas, nas quais os restaurantes faturam diretamente as taxas de entrega.

A AHRESP apela assim ao Governo que integre estas recomendações da Assembleia da República no regulamento do programa APOIAR.

É da maior relevância que estas empresas possam rapidamente aceder a este importante mecanismo de apoio à tesouraria, numa fase em que o aumento das infeções e as restrições impostas ao acesso dos nossos estabelecimentos já causam cancelamento de reservas e impactos negativos na faturação das empresas. Saiba mais aqui

 

Compensação pelo aumento do salário mínimo regressa em 2022

Segundo declarações do Ministro da Economia, para 2022 está prevista a reativação da compensação pelo aumento do salário mínimo nacional. Assim, as empresas que em 2021 têm trabalhadores a auferir o atual salário mínimo de 665 euros e que, em 2022, passarão a pagar-lhes 705 euros (o novo valor proposto pelo Executivo), terão direito a um apoio correspondente a 85% do acréscimo da TSU (cerca de 112 euros).

Já as empresas que, em 2021, têm trabalhadores a receber mais do que 665 euros, mas menos que 705 euros, terão direito a um apoio correspondente a metade do montante anterior (cerca de 56 euros).

De forma a valorizar a contratação coletiva, as empresas que, em 2021, já pagavam mais que o atual salário mínimo (665 euros) por via da contratação coletiva, terão direito ao apoio total de 112 euros por cada trabalhador que, em 2022, passe a receber 705 euros.

Estes valores serão pagos uma única vez, em data ainda a determinar. Considerando as dificuldades no acesso a este mecanismo de compensação em 2021, que excluíram uma boa parte dos trabalhadores e empresas, a AHRESP apela para que em 2022 a atribuição deste apoio seja mais célere, simples, direta e sem burocracias.

 

O Alojamento Local e as condições de sustentabilidade

A Portaria que veio estabelecer as condições de funcionamento e identificação dos estabelecimentos de alojamento local (AL), publicada a 6 de novembro de 2020, veio prever que os estabelecimentos “devem privilegiar condições de sustentabilidade ambiental”, nomeadamente ao nível da eficiência do consumo de água e de energia, assim como “possuir certificação ambiental ou selo de qualidade ambiental atribuído por entidade nacional ou internacional de reconhecido mérito”.

Perante algumas dúvidas que entretanto surgiram, a AHRESP obteve a confirmação junto do Turismo de Portugal, I.P., de que estas disposições não implicam uma obrigatoriedade legal mas antes uma recomendação.

Não obstante, a AHRESP aconselha a que os estabelecimentos adotem estas medidas e se tornem cada vez mais sustentáveis ao nível ambiental, razão pela qual se encontra a negociar com entidades que atribuem selos de qualidade ambiental que operam nesta área, com vista a obter as melhores condições para os seus Associados.

Relembramos também, a este propósito, o Guia de Boas Práticas para uma Economia Circular no Alojamento Turístico que a AHRESP editou em conjunto com o Turismo de Portugal e que pode ser consultado aqui