Boletim Diário AHRESP (BDA 411) – 16.11.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Reunião de especialistas na próxima sexta-feira

O Primeiro-Ministro António Costa vai reunir na próxima sexta-feira os especialistas e decisores para debater a situação epidemiológica, na chamada reunião do Infarmed.

A AHRESP aguarda com expectativa as conclusões desta reunião e informará os seus associados logo que haja novidades.

 

Sinais Vitais da CIP

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) apresentou ontem o 18º inquérito feito no âmbito do “Projeto Sinais Vitais”, desenvolvido pela CIP em parceria com o Marketing FutureCast Lab do ISCTE.

Entre os principais resultados deste inquérito, que foi respondido em larga maioria por micro e pequenas empresas, destaca-se:

  • No início de novembro 87% das empresas consideravam que os programas de apoio estão aquém (ou muito aquém) do que necessitam, contra 82% em setembro;
  • 69% dos empresários consideram que o PRR não terá significado para a atividade da sua empresa;
  • 61% das empresas não se candidataram a qualquer medida de apoio nos últimos 3 meses;
  • O número de empresas em pleno funcionamento diminuiu em relação a setembro de 95%, para 93%;
  • A queda de vendas e prestação de serviços em outubro afetou sobretudo as grandes empresas (58%) e as microempresas (51%);
  • 43% das empresas registaram decréscimo de vendas, em média de 32%, entre outubro de 2021 e outubro de 2019;
  • As expetativas de vendas das empresas respondentes até ao final de 2021 é negativa face ao mesmo período de 2019 (39 % esperam uma diminuição, versus 31% das empresas a esperar crescimento). Esta perspetiva negativa é sobretudo verificada nas grandes empresas (53%) e nas microempresas, com 47% a esperar um comportamento negativo;
  • Em todas as empresas (grandes, médias, pequenas e micro) existe uma expetativa de manutenção do número de postos de trabalho e um maior número de empresas que espera aumentar, face às que esperam diminuir;
  • Nas grandes, médias e nas pequenas empresas, a expectativa de aumento do número de postos de trabalho é superior à média nacional;
  • É significativo que a grande maioria das empresas (80%) pensam em manter os seus colaboradores;
  • Em termos de investimento, as expectativas para 2022 melhoram em relação a setembro.

Consulte aqui a apresentação

 

Eurostat: verão de 2021 mostra sinais encorajadores de recuperação

O turismo europeu mostrou sinais de ter recuperado da pandemia por Covid-19 no verão de 2021, diz o Eurostat.

O mês de agosto de 2021 mostrou “sinais encorajadores” de recuperação no número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico (hotéis, parques de campismo ou outros estabelecimentos) na União Europeia.

Ainda assim, quando comparado com agosto de 2019, verifica-se uma quebra de 20%. Em julho 2021 a quebra foi de 29% face a julho de 2019. Saiba mais aqui

 

Portugal 2030 com 23 mil milhões de euros

O Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, afirmou que o acordo de parceria do Portugal 2030 prevê 23 mil milhões de euros em fundos estruturais.

Na apresentação do acordo de parceria, o Ministro descreveu que este valor está distribuído com 11,5 mil milhões de euros para o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), 7,5 mil milhões de euros para o Fundo Social Europeu (FSE), 3,4 mil milhões de euros para o Fundo de Coesão, 200 milhões de euros para o Fundo para uma Transição Justa e 400 milhões de euros para o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura. Saiba mais aqui

 

Programa Comércio Digital

A Associação das Empresas e Profissionais da Economia Digital (ACEPI), cofinanciada pelo COMPETE 2020, criou o programa Comércio Digital, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas do setor do comércio e dos serviços de proximidade.

Entre as iniciativas deste programa estão a Academia Digital, que inclui acesso gratuito a conteúdos de formação online e o Voucher “3em1”, que permite o registo gratuito de um site no domínio “.PT”.

Está ainda incluído o Selo “Confio”, um certificado atribuído a sites credíveis e de confiança. Para usufruir do programa Comércio Digital basta aceder ao portal e inscrever-se nas iniciativas disponíveis. Saiba mais aqui

 

Passes na AML mantêm preços

A TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa anunciou que os passes navegante, lançados em 2019, não terão qualquer aumento de preço em 2022.

Assim, o navegante® municipal e o navegante® metropolitano mantêm as suas tarifas atuais de 30 euros e 40 euros mensais, respetivamente. A decisão foi tomada pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), após auscultação dos municípios.

A Transportes Metropolitanos de Lisboa é a empresa municipal da Área Metropolitana de Lisboa responsável pela gestão do sistema de bilhética metropolitano, e garante da intermodalidade e da interoperabilidade do ecossistema de transportes que abrange os 18 municípios da AML. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Salário Mínimo Nacional discutido hoje em Concertação Social

A Concertação Social reuniu hoje para discutir o Salário Mínimo Nacional. Segundo informações veiculadas pela imprensa, o Governo terá proposto 705 euros de salário mínimo já em 2022 e não colocou de parte apoiar as empresas nessa atualização.

Uma nova reunião ficou marcada para dia 16 de novembro. As confederações empresariais já tinham vindo a público na semana passada defender que para uma efetiva discussão da atualização da Remuneração Mínima Mensal Garantida (RMMG) para 2022 é fundamental que o Governo apresente os fundamentos económicos que suportam a proposta, como cálculos relativos à inflação, ganhos de produtividade e relatório de acompanhamento da evolução, defendendo ainda que o executivo deve cumprir os compromissos assumidos relativamente a anteriores aumentos do salário mínimo, em concreto, a atualização de preços nos contratos públicos.

 

Aumento da taxa de reciclagem de vidro até 2030

Em conjunto com outras organizações, a AHRESP pretende contribuir para se alcançar 75% de metas de reciclagem de vidro em 2030, em Portugal.

Estas entidades (ACIBEV, AHRESP, AIVE, ANEBE, APED, APIAM, APCV, PROBEB e SPV) uniram-se num esforço conjunto para desenhar uma estratégia que permita ao país cumprir, ou mesmo antecipar, as referidas metas. Foram propostos quatro eixos de atuação prioritários, nomeadamente, (i) sistema de recolha, (ii) comunicação e sensibilização, (iii) fluxos complementares e (iv) suporte financeiro da gestão de resíduos.

Pretende-se, assim, reduzir o consumo de matérias-primas e de energia, bem como a pegada carbónica e aumentar a circularidade deste material de embalagem.