Boletim Diário AHRESP (BDA 410) – 15.11.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Proveitos nos primeiros nove meses de 2021 já superaram o ano 2020, mas estão muito abaixo de 2019

De acordo com dados do INE, o setor do alojamento turístico registou 2,1 milhões de hóspedes e 5,6 milhões de dormidas em setembro de 2021, correspondendo a aumentos de 52,3% e 58,4%, respetivamente, face a 2020. Os níveis atingidos em setembro de 2021 foram, no entanto, inferiores aos observados em setembro de 2019, tendo diminuído o número de hóspedes e de dormidas, 28,9% e 26,6%, respetivamente.

Os proveitos registados nos estabelecimentos de alojamento turístico atingiram 355,5 milhões de euros no total e 268,6 milhões de euros relativamente a aposento. Comparando com setembro de 2019, os proveitos totais diminuíram 29,1% e os relativos a aposento decresceram 29,8%.

O rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) situou-se em 47,9 euros em setembro (71,9 euros em agosto). Saiba mais aqui

 

Last Call: Melhores Empresários, Melhores Negócios em Santa Maria da Feira na próxima terça-feira

É já amanhã que decorre em Santa Maria da Feira o workshop presencial Desmistificar uma inspeção da ACT” no âmbito do ciclo Melhores Empresários Melhores Negócios. No dia 22 de novembro volta a haver uma sessão online, disponível para todo o território, sobre o tema E-Commerce.

A participação nestes eventos, que resultam de uma parceria entre Confederação de Turismo de Portugal (CTP) e AHRESP, é gratuita mas a inscrição é obrigatória.

Para ver o calendário dos eventos, clique aqui

 

Turismo de Portugal lança Programa Upgrade 2.0

O Turismo de Portugal lança o Programa Upgrade 2.0, a partir de hoje, 15 de novembro, na Academia Digital. E

sta é mais uma aposta do Turismo de Portugal na capacitação dos profissionais do setor, com o objetivo de contribuir para que os colaboradores das micro e pequenas empresas, empresários em nome individual, empreendedores e gestores do turismo adquiram novos conhecimentos e desenvolvam competências que lhes permitam estruturar os negócios com novas propostas de valor, mais sustentáveis e capazes de responder às exigências futuras da indústria turística.

O Programa está estruturado em dois percursos formativos, que se complementam, dedicados à Transformação Digital e à Sustentabilidade e que podem ser realizados em simultâneo, em paralelo ou parcialmente.

A primeira edição do Programa Upgrade decorreu entre dezembro de 2020 e junho 2021, com a realização de 449 ações de formação para um total de 32.393 participantes.

O Programa Upgrade 2.0 decorre na Academia Digital do Turismo de Portugal, em regime live training. No final da formação, os participantes recebem um Certificado de Formação Profissional atribuído pelo Turismo de Portugal e pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). Saiba mais aqui

 

As prioridades dos millennials e da Geração Z, segundo a Deloitte

A Deloitte publicou o seu relatório de 2021 sobre os millennials e também sobre a Geração Z. Entre as principais conclusões, a consultora internacional considera que “tendo emergido de um dos períodos mais difíceis das suas vidas”, as pessoas que pertencem a estas gerações estão na fase mais pessimista de sempre dos últimos 10 anos. Estas gerações, “cansadas de esperar pela mudança”, têm uma expectativa das empresas que passa por que estas tenham mais propósitos além do lucro, com valores comuns, e que trabalhem na direção de um futuro responsável, empático e promotor da igualdade, com impacto positivo na sociedade.

Assim, a Deloitte sugere às empresas que tenham em atenção cinco áreas principais no próximo ano: conhecer melhor o impacto da pandemia nas mulheres trabalhadoras e ajudá-las; reavaliar a forma como as empresas contratam e retêm talentos, de forma a promover diversidade e inclusão; analisar o papel que as empresas têm na incerteza financeira dos seus colaboradores (a geração millennials e a geração Z têm piores condições que as gerações anteriores); assegurar que os temas ambientais não ficam para último na lista de prioridades das empresas; ter em conta a saúde mental das pessoas.

Para ver o estudo completo, clique aqui

 

Falta para vacinação é justificada e retribuída

Uma vez que não está expressamente prevista na nossa legislação laboral a situação de um trabalhador ter de faltar ao trabalho para efeitos de toma da vacina COVID-19, a ACT veio emitir um entendimento segundo o qual esta falta é justificada e não determina perda de retribuição.

Esta entidade sustenta esta sua posição num artigo do Código do Trabalho que considera falta justificada aquela que é “motivada por impossibilidade de prestar trabalho devido a facto não imputável ao trabalhador, nomeadamente observância de prescrição médica no seguimento de recurso a técnica de procriação medicamente assistida, doença, acidente ou cumprimento de obrigação legal”. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Receita de Bacalhau à Gomes Sá em vídeo

O bacalhau faz parte do nosso património cultural e, embora não seja pescado na nossa costa, é presença assídua na mesa dos portugueses há muitos séculos, especialmente na ceia de Natal. Atualmente, os portugueses almoçam ou jantam bacalhau salgado seco, em média, uma vez por semana.

Diz-se que temos “mais de mil maneiras” de cozinhar o bacalhau salgado e seco: o vídeo de hoje é uma tradicional e saborosa receita de Bacalhau à Gomes Sá, elaborada pelo chef Hélio Loureiro.

Em cada uma destas receitas são privilegiados os produtos locais e as tradições. Clique aqui para ver o vídeo

 

Manual de Negócios nº 35

Fica hoje disponível no Site da AHRESP o Manual de Negócios nº 35 de dia 15 de novembro, dedicado à cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Sociais da AHRESP e das suas comissões Diretivas Regionais e Setoriais.

Além da cobertura fotográfica da cerimónia e da reportagem, Carlos Moura, Vice-Presidente da AHRESP, dá uma entrevista a esta edição.

Pode ainda ficar a conhecer as presenças da AHRESP nos media e as notícias mais importantes na última quinzena, bem como os apoios que ainda disponíveis. Consulte aqui o MN#35