Boletim Diário AHRESP (BDA 406) – 09.11.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Turismo de Portugal apresenta Programa Empresas Turismo 360

O Turismo de Portugal vai apresentar amanhã o Programa Empresas Turismo 360, medida inscrita no Plano “Reativar o Turismo. Construir o Futuro” que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor e que, apoiando-se numa estreita parceria público-privada, tenciona acelerar o processo de incorporação dos indicadores ESG (Ambiental. Social e Gestão) nas respetivas organizações.

No evento será formalizada a parceria entre 19 entidades: Confederação do Turismo de Portugal, APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, Global Compact Network Portugal, Euronext, Banco Português de Fomento, Millennium BCP, Novo Banco, Banco Português de Gestão, BPI, Santander, Crédito Agrícola, Montepio Geral, Caixa Geral de Depósitos, Abanca, Bankinter, EuroBic, GoParity, Ordem dos Contabilistas Certificados, Turismo de Portugal. Saiba mais aqui

 

Publicada a lei que regulamenta o programa AUTOvoucher

Face ao aumento do preço dos combustíveis e do seu impacto no rendimento dos cidadãos e das famílias, o Governo decidiu atribuir um apoio financeiro (“AUTOvoucher”) aos consumos em postos de abastecimento de combustíveis, nos meses de Novembro de 2021 a Março de 2022, num total de 10 cêntimos por litro de combustível (num total de 50 litros/mês).

Foi, assim, hoje publicado o decreto que regulamenta este apoio, sendo que a data de início e a duração da utilização pelos consumidores do AUTOvoucher serão definidas por despacho do membro do Governo responsável pela área das finanças.

Os consumidores que já tenham anteriormente aderido ao programa IVAucher consideram-se automaticamente elegíveis para utilizar o benefício AUTOvoucher. Os comerciantes licenciados como postos de abastecimento de combustíveis já podem aderir. Saiba mais aqui

 

Inovação no Turismo no Lisbon Tourism Summit

Entre os dias 16 e 18 de novembro as tendências internacionais relacionadas com a inovação no turismo estarão em destaque no Lisbon Tourism Summit de 2021.

O evento, organizado pela Beta-i, será híbrido e conta com oradores nacionais e internacionais. Para ver o programa e inscrever-se, clique aqui

 

Resposta a Inquérito CIP/ISCTE

Para responder ao inquérito da CIP e do ISCTE inserido no Projeto Sinais Vitais relativo ao mês de novembro, as empresas associadas da AHRESP devem fazê-lo até amanhã, quarta-feira, dia 10 de novembro.

A iniciativa pretende recolher e apresentar bimestralmente a posição dos responsáveis das empresas portuguesas sobre os temas que afetam as empresas nesta época de pandemia. Saiba mais aqui

 

Turismo gastronómico promove territórios rurais

A 6ª edição do Fórum Mundial das Nações Unidas sobre Gastronomia, que decorreu em Bruges entre os dias 31 de outubro de 2 de novembro, concluiu que o setor tem a capacidade única de promover empresas rurais, criar empregos e proteger cultura e património. A gastronomia dá vida às comunidades rurais, reforçando os seus produtores junto do mercado, concluiu o evento, organizado em parceria com o Basque Culinary Center (Centro Culinário Basco).

Para garantir que o turismo gastronómico será uma das principais formas de promover o desenvolvimento rural, os participantes apelaram à coordenação entre políticas de turismo, agricultura e de desenvolvimento rural a nível global, nacional e local, e apresentaram propostas de estratégias e boas práticas que assegurem a utilização sustentável de recursos, a promoção de produtos locais, assim como de consumo responsável.

Foram ainda apresentados case-studies de empreendedores que seguem os Objetivos das Nações Unidas para a Sustentabilidade na cadeia de valor do turismo gastronómico: Faroo (Itália), Rutopia (México), Apadrina un Olivo (Espanha), Katla Aero (Suécia) e KITRO (Suiça). O próximo Fórum decorrerá em 2022 no Japão.

 

Autoagendamento de reforço COVID e vacina da gripe

As pessoas com 70 ou mais anos podem efetuar desde ontem o pedido de autoagendamento para serem vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e/ou com a vacina contra a gripe. Basta, para isso, que acedam ao Portal COVID-19.

Também desde ontem, as pessoas com 80 ou mais anos poderão deslocar-se a um Centro de Vacinação em regime de Casa Aberta e pedirem para ser vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e/ou com a vacina contra a gripe. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Vídeo sobre tomada de posse da AHRESP já está no site

Está disponível no site da AHRESP o vídeo resumo da cerimónia de tomada de posse da AHRESP, que decorreu no dia 29 de outubro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A cerimónia contou com os discursos de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, e Carlos Moura, vice-presidente da AHRESP. No site da AHRESP está também a lista de todos os Órgãos Sociais, Comissões Diretivas e Distritais do triénio 2021-24. Veja aqui o vídeo

 

Santa Maria da Feira é Cidade Criativa da Gastronomia

Santa Maria da Feira foi designada esta segunda-feira, dia 8 de novembro, membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia.

A candidatura apresentada pelo Município em junho passado contou com a parceria da AHRESP, da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, entre outros, que vão apoiar a implementação do plano de ação, assente em seis eixos estratégicos: educação alimentar e nutricional; investigação do património gastronómico; formação e capacitação de profissionais e amadores; fomento de parcerias entre diferentes áreas criativas; cooperação em eventos e intercâmbios internacionais; e comunicação e sensibilização.

O plano de ação prevê a implementação de três ações nacionais e três internacionais: Programa Concelhio de Comida Saudável e Sustentável; Hub de Investigação, Salvaguarda, Proteção e Transmissão do Património Gastronómico; e Filme Documental sobre o pão doce de Santa Maria da Feira: Conferência Internacional “Food 4 Thought”, em 2025; Programa de Intercâmbios “Diversity FOOD”; e TemperART – Open Call Internacional para Residências Artísticas.

Além de Santa Maria da Feira, também a Covilhã foi designada Cidade Criativa da UNESCO, na área do Design. Saiba mais aqui