Boletim Diário AHRESP (BDA 405) – 08.11.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

PEVE prorrogado até 30 de junho de 2023

Conforme aprovado no Conselho de Ministros do passado dia 21 de outubro, foi publicado o Decreto-Lei n.º 92/2021, que prorroga a vigência do regime do processo extraordinário de viabilização de empresas (PEVE) até 30 de junho de 2023.

O PEVE foi criado em novembro de 2020 e visa a homologação de um acordo de reestruturação de dívida estabelecido extrajudicialmente entre a empresa e os seus credores.

Este regime destina-se a empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em situação de insolvência iminente ou atual, decorrente da crise económica causada pela pandemia da doença COVID-19, mas que ainda sejam suscetíveis de viabilização. Saiba mais aqui

 

Plano Nacional de Formação Financeira

Realiza-se nos dias 19 e 26 de novembro a ação formativa sobre “Contabilidade na gestão da empresa em contexto COVID-19”, dinamizada no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

Com esta ação formativa pretende-se que os empresários e gestores de micro e pequenas empresas reconheçam o papel da contabilidade na gestão da empresa.

Ainda no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, está marcada a sessão “Crédito para a Gestão de Tesouraria”, que pretende dotar os participantes com conhecimentos que permitam identificar os principais produtos de financiamento bancário para apoio à gestão de tesouraria das empresas.

Sessão “Contabilidade na gestão da empresa em contexto COVID-19

Sessão “Crédito para a Gestão de Tesouraria”

 

Last Call: Melhores Empresários, Melhores Negócios em Aveiro amanhã

É já amanhã em Aveiro que decorre o workshop presencial “Desmistificar uma inspeção da ACT” no âmbito do ciclo Melhores Empresários Melhores Negócios.

Para este mês estão ainda previstas mais duas sessões: uma no dia 16 de novembro sobre o mesmo tema (“Desmistificar uma inspeção da ACT”), em Santa Maria da Feira, e outra no dia 22 de novembro, sobre “E-Commerce”.

A participação nestes eventos, que resultam de uma parceria entre Confederação de Turismo de Portugal (CTP) e AHRESP, é gratuita mas a inscrição é obrigatória.

Para ver o calendário dos eventos, clique aqui

 

O Futuro da Restauração em webinar

A Unilever Food Solutions promove o webinar “O Futuro da Restauração” no dia 10 de novembro às 16h00., com o chef Leonel Pereira e o fundador das Edições do Gosto, Paulo Amado. Saiba mais aqui

 

Turismo gastronómico entre as novas tendências de 2021

Uma análise efetuada através da Plataforma Social Media Analytics (SMA) da GlobalData, que identifica e acompanha as tendências emergentes, áreas problemáticas e novos campos de inovação a partir das discussões/debates dos influenciadores no Twitter e no Reddit revelou que em 2021 o Turismo Virtual foi o tipo de turismo mais popular, seguido pelo Turismo Espacial.

O Turismo de Aventura, o Turismo Gastronómico e o Enoturismo fecham o top 5 dos tipos de turismo mais debatidos em 2021. Saiba mais aqui

 

Curso Executivo de Turismo Literário

O Turismo de Portugal alargou a oferta formativa da sua rede de Escolas com o novo Curso Executivo de Turismo Literário, cuja primeira edição, em formato online, decorre a partir da Escola do Oeste, fruto da ligação a Óbidos – Cidade Criativa da Literatura (UNESCO) e promotora do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

O Curso Executivo de Turismo Literário destina-se aos profissionais do setor do turismo e da cultura, nomeadamente os que exercem atividade em informação turística, agentes de animação turística, operadores e agentes de viagem, colaboradores de Casas de Escritores ou Centros Interpretativos, produtores de eventos, profissionais de entidades públicas ou privadas com oferta de serviços relacionados com o turismo literário.

Flexível e modular, esta formação tem início a 23 de novembro, e insere-se no Programa de Ação para o Turismo Literário. Saiba mais aqui

 

Conferência anual do BCSD Portugal

Nos dias 24 e 25 de novembro decorre a Conferência Anual do BCSD Portugal, cujo tema será “Sustentabilidade: desafios da década 20-30”.

O evento servirá ainda para encerrar as celebrações dos 20 anos do BCSD Portugal, enquanto se debatem os desafios da década com um painel de especialistas nacionais e internacionais. No primeiro dia, o foco é a construção de um futuro tendo por base os 4Ps: «People, Planet, Profit & Purpose».

O segundo dia será dedicado às empresas-membro do BCSD Portugal e às suas seis áreas de trabalho, para discutir os desafios que enfrentam, apresentar case studies e ouvir testemunhos de especialistas. Para saber mais, clique aqui

Medidas ahresp

Aumento de faturação das empresas?

Recentemente o Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, terá afirmado que o setor da restauração poderá superar em 2021 o volume de pagamentos de 2019, se conseguir manter o ritmo das últimas três semanas até ao final deste ano.

Mário Centeno afirmou que o setor representa “um volume de negócios transacionado, apenas por via digital e com cartões, superior a 5,5 mil milhões de euros, apenas no setor da restauração“.

A AHRESP considera positiva esta perspetiva, se vier a confirmar-se. Todavia, recorda que normalmente o inverno marca o início da época baixa, pelo que previsões assentes nas transações em época alta poderão não ser realistas.

Adicionalmente, os aumentos nos preços da energia e dos combustíveis, que estão a afetar a economia nacional como um todo, têm também relevantes repercussões nos nossos setores, nomeadamente na subida dos preços das matérias-primas e na escassez de alguns produtos, o que exige especial atenção por parte do Governo no que toca à necessidade de medidas específicas destinadas às nossas empresas para suportarem o aumento destes custos sem colocar em causa a sua competitividade. Saiba mais aqui