Boletim Diário AHRESP (BDA 400) – 28.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

BDA nº 400

O Boletim Diário AHRESP (BDA) completa hoje 400 números.

O BDA reúne informação útil e a atualidade dos setores representados pela AHRESP teve início a 30 de março de 2020, em plena pandemia.

Está disponível no site da AHRESP (aqui), através de e-mail (subscreva no footer do site), redes sociais: Facebook | Linkedinapp My AHRESP (saiba como descarregar aqui).

 

Impacto da pandemia no emprego é pior do que o esperado 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que o número global de horas de trabalho em 2021 será 4,3% inferior aos níveis pré-pandémicos, o que equivale a 125 milhões de postos de trabalho a tempo completo.

Isto representa uma revisão significativa da projeção da OIT em junho, que previa uma redução de 3,5% ou 100 milhões de postos de trabalho. Saiba mais aqui

 

Confiança nos serviços aumenta em outubro 

Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu em outubro, após ter aumentado nos dois meses anteriores.

Contudo, o indicador de clima económico aumentou em outubro, atingindo o nível registado em fevereiro de 2020.

Nos Serviços, os indicadores de confiança das empresas aumentaram de forma significativa. Saiba mais aqui

 

Açores: 279 mil dormidas em setembro 

Segundo o IT-Açores, as dormidas na Hotelaria Tradicional, no Turismo no Espaço Rural e no Alojamento Local durante o mês de setembro de 2021, terão sido cerca de 279 mil.

Os passageiros desembarcados em voos internacionais foram cerca de 10 520 e em voos domésticos 65 072.

O IT-Açores é um indicador avançado construído para estimar a evolução geral da atividade económica no setor do turismo, na Região Autónoma dos Açores. Saiba mais aqui

 

Plásticos de Utilização Única: O que Muda

Publicada a 5 de junho de 2019, a Diretiva (EU) 2019/904 do Parlamento Europeu e do Conselho, que consagra um conjunto de medidas a aplicar a determinados produtos de plástico de utilização única, foi recentemente transposta para direito nacional.

A APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos vai realizar uma Live Talk #1, dedicada a esta temática, amanhã, dia 29 de outubro, pelas 15h00, através da plataforma Youtube, intitulada “Transposição Parcial da Diretiva SUP – Plásticos de Utilização única: Tudo o que Muda!”.

Para saber mais, clique aqui

 

Web Summit na próxima semana

É já na próxima semana, entre os dias 1 e 4 de novembro, que a Web Summit vai decorrer, novamente na cidade da Lisboa. São esperados 40 mil participantes na edição deste ano.

Segundo um estudo da Universidade do Minho, sobre o impacto económico da Web Summit, em 2019, com 70 mil visitantes, o impacto sobre a procura interna foi de cerca de 72 milhões de euros e o impacto sobre a receita fiscal nacional de 24,9 milhões de euros.

Para ver o programa, clique aqui

 

Centro de Portugal como destino de produções de cinema e audiovisual

Afirmar a região Centro de Portugal como um destino válido e amigável para as produções cinematográficas e audiovisuais internacionais é o grande objetivo da Centro Portugal Film Commission (CPFC), manifestado na tomada de posse dos seus órgãos sociais.

A Centro Portugal Film Commission é uma organização sem fins lucrativos e autónomos em relação a entidades públicas e privadas, que visa atrair produções de cinema e audiovisuais para a Região Centro de Portugal.

Tem como principais objetivos, entre outros, promover e divulgar a Região Centro e criar condições organizacionais mais favoráveis para a produção cinematográfica, diligenciar a captação de produções audiovisuais e contribuir para a notoriedade da marca Centro de Portugal. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Tomada de posse amanhã, 29 de outubro, às 17h 

Decorre amanhã, no CCB, em Lisboa, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da AHRESP (Mesa da Assembleia-Geral, Conselho Fiscal e Direção), assim como das Comissões Diretivas dos Setores de Atividade e das Comissões Diretivas Distritais, para o triénio 2021-2024.

A abertura ficará a cargo de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e o encerramento a cargo de João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.