Boletim Diário AHRESP (BDA 399) – 27.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Candidaturas abertas para apoios à contratação de novos postos de trabalho

A AHRESP relembra que está a decorrer, até às 18h do dia 30 de dezembro de 2021, o prazo para apresentação de candidaturas às medidas Incentivo ATIVAR e Estágios ATIVAR.

O Incentivo ATIVAR é um apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho com desempregados inscritos no IEFP há pelo menos 6 meses (este prazo reduz-se para 3 meses em candidaturas aprovadas até 31 de dezembro de 2021).

Já os Estágios Ativar consistem num apoio à inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados.

Os estágios têm a duração de 9 meses, sendo atribuída ao estagiário uma bolsa mensal, cujo valor é comparticipado pelo IEFP, no mínimo em 65%. Para candidaturas aprovadas até 30 dezembro de 2021, a comparticipação do IEFP é de 75%. As candidaturas são efetuadas no portal online do IEFP. Saiba mais aqui

 

Viagens turísticas dos residentes no 2º trimestre ainda abaixo dos valores de 2019

Dados do INE revelam que, no 2º trimestre de 2021, os residentes em Portugal realizaram 3,6 milhões de viagens, o que correspondeu a um acréscimo de 83,9% face a 2020 (-35,4% face ao 2º trimestre de 2019).

Por destino das viagens, 96,9% decorreram em território nacional, mais de 10 pontos percentuais (p.p.) acima da percentagem registada no 2º trimestre 2019 (85,2%). Inversamente, as viagens com destino ao estrangeiro reduziram a sua expressão, limitando-se a 3,1% do total (14,8% no 2º trimestre de 2019). O “lazer, recreio ou férias” foi a principal motivação para viajar no 2º trimestre de 2021.

Os “hotéis e similares” concentraram 16,5% das dormidas e o “alojamento particular gratuito” foi opção em 76,8% do total de dormidas. Saiba mais aqui

 

Montante de empréstimos às empresas aumenta em setembro

Segundo o Banco de Portugal, em setembro de 2021, o montante total de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas cresceu 5,1% em relação a setembro de 2020. Contudo, o ritmo de crescimento dos empréstimos às empresas voltou a diminuir pelo quinto mês consecutivo.

Ainda assim, os empréstimos às empresas têm aumentado a um ritmo superior ao observado na Área do Euro.

O montante de depósitos que as empresas detêm nos bancos residentes em Portugal cresceu 14,6% em relação a setembro de 2020, para 58,8 mil milhões de euros (este montante tinha crescido 16,4% no mês anterior). Saiba mais aqui

 

Publicado Manual de Dietas Hospitalares

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável publica o Manual de Dietas Hospitalares, um documento que pretende harmonizar as dietas hospitalares e a sua nomenclatura em todos os hospitais da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em paralelo, foi publicado o Despacho n.º 10511/2021 que determina que os contratos a celebrar para a prestação de serviços de fornecimento alimentar pelos estabelecimentos hospitalares do SNS devem ser elaborados em conformidade com o Manual de Dietas Hospitalares agora publicado. Saiba mais aqui

 

Assembleia Geral da OMT em 2022 pode ser em Portugal

A Organização Mundial de Turismo vai realizar a sua 24ª Assembleia Geral em Madrid entre 30 de novembro e 3 de dezembro de 2021. Será dado especial enfoque à importância da inovação, educação e desenvolvimento rural, assim como à importância do turismo no crescimento inclusivo.

Os participantes irão receber o Código Internacional para a Proteção de Turistas, um instrumento legal de referência, criado para restaurar a confiança nas viagens internacionais.

Serão também conhecidos os vencedores da competição Best Tourism Villages, assim como a Tourism Video Competition, que premeia os vídeos promocionais dos estados-membros e membros afiliados que destacam a resiliência do setor e a sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs).

Nesta reunião será ainda decidida a localização da próxima Assembleia-Geral, estando Portugal na corrida, assim como o Egipto e o Uzbequistão. Saiba mais aqui

 

Atendimento na Segurança Social através de vídeo

O vídeo-atendimento é um novo canal de relacionamento do Instituto da Segurança Social, que possibilita aos cidadãos e empresas a comodidade de serem atendidos na data e hora previamente agendadas. A marcação do vídeo-atendimento pode ser feita através do portal de marcações SIGA em https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ ou através da Linha Segurança Social (210 545 400 ou 300 502 502, dias úteis, das 9h00 às 18h00).

Ao fazer a marcação para vídeo-atendimento o cidadão recebe no seu email uma mensagem com as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e o link para cancelamento se não puder comparecer. Saiba mais aqui

 

Nova SBE e Westmont unem-se em prol da Sustentabilidade no Turismo

Foi inaugurado oficialmente o “Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality (WiTH)” na Nova School of Business & Economics (Nova SBE), em Carcavelos.

O local pretende explorar as melhores formas do Turismo contribuir para a sustentabilidade e promover uma educação de gestão avançada em hospitalidade, turismo e outras indústrias orientadas para o serviço. O projeto une a Nova SBE e o Westmont Hospitality Group (WHG), grupo internacional de hotelaria e gestão de ativo.

A inauguração contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Príncipe Amyn Aga Khan e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Saiba mais aqui

 

Mudança de hora este fim de semana

No próximo domingo, dia 31 de outubro, a hora vai mudar. Concretamente em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira às 02h passa a ser 01h. Na Região Autónoma dos Açores, à 01h passa a ser 00h.

A hora legal voltará depois a mudar a 27 de março de 2022 para o regime de verão.

Medidas ahresp

Apoios para empresas da atividade turística: esmagadora maioria já foram retiradas

Apesar da disponibilização de apoios financeiros destinados às empresas turísticas durante a crise originada pela situação pandémica, foram muitas as dificuldades que condicionaram o acesso, a candidatura e o pagamento dos fundos.

Recentemente, o programa ADAPTAR Turismo, um mecanismo de apoio ao investimento aguardado há mais de um ano pelos empresários, esgotou a dotação orçamental em menos de 48 horas, deixando imensas empresas sem possibilidade de apresentar a sua candidatura.

Já os beneficiários da medida APOIAR Rendas, cujas candidaturas decorreram entre fevereiro e abril de 2021, sofrem atrasos de vários meses no recebimento da segunda tranche do apoio. O pagamento tardio dos apoios e a exigência de requisitos como capitais próprios positivos, quebras de faturação impossíveis de atingir em empresas recentes ou impossibilidade de cumular linhas de apoio limitaram de forma significativa o alcance das medidas e o impacto na atividade das empresas.

Nesta fase de início da recuperação da atividade, que coincide com a típica época baixa do setor, a esmagadora maioria das medidas de apoio já foi retirada.

A AHRESP apela para que o Governo continue a apoiar as empresas do alojamento turístico, restauração e similares, para que possam aguentar os meses que se avizinham e estar disponíveis para dar resposta à retoma da atividade turística, que se espera poder acontecer entre o 2º e 3º trimestre de 2022.

A AHRESP tem vindo a alertar ao longo dos últimos meses que a retirada prematura dos apoios pode colocar em causa os esforços do último ano e meio e comprometer a viabilidade das empresas, que ainda não estão preparadas para fazer face a todas as suas obrigações financeiras.