Boletim Diário AHRESP (BDA 392) – 18.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Alargamento do prazo para reposição do nível de emprego em medidas que preveem esta obrigação

No âmbito de um conjunto de medidas de apoio ao emprego por parte do IEFP, foi publicado o Despacho n.º 10077-A/2021, que vem alargar novamente o prazo para as empresas reporem o nível de emprego, em caso de descida do mesmo.

Este despacho vem agora salvaguardar as situações em que o prazo máximo de 12 meses se revelou insuficiente, permitindo a reposição do nível de emprego até ao mês de dezembro de 2021.

Esta prorrogação aplica-se às medidas Contrato-Emprego, Estágios Profissionais, Contrato-Geração, CONVERTE+, Programa de Apoio ao Empreendimento e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE) e Programa Investe Jovem. Consulte aqui o despacho

 

Linha de apoio à tesouraria do Turismo de Portugal é novamente reforçada em 10 milhões de euros

De acordo com o disposto no Despacho Normativo n.º 25/2021, a procura consistente pela Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas do Turismo de Portugal, refletida na atual taxa de compromisso de 100%, justifica o novo reforço da sua dotação global em 10 milhões de euros, de modo a assegurar a continuidade deste apoio público. Saiba mais aqui

 

Novo Sistema de Informação para o Registo Central de Auxílios de minimis

Toda a informação constante da anterior aplicação Registo Central de Auxílios de minimis foi migrada para o SircaMinimis, o novo Sistema de Informação para o Registo Central de Auxílios de minimis.

O acesso ao SircaMinimis é feito via Balcão 2020, sendo necessário que as entidades concedentes e entidades beneficiárias estejam registadas. Com o SircaMinimis, as entidades beneficiárias podem consultar os seus auxílios de minimis.

Os auxílios de minimis são o conjunto de ajudas que os Estados podem conceder às empresas residentes que, pelo seu reduzido valor, não afetem de forma significativa o livre comércio e a concorrência entre os países membros da União Europeia.

O consumo atual de minimis de uma empresa considera o somatório de todos os apoios sujeitos a auxílios de minimis recebidos pelo beneficiário nos últimos 3 anos.

Neste período, uma empresa única não pode exceder o montante de 200 mil euros. Saiba mais aqui

 

Workshops made by AHRESP

Esta é uma semana repleta de workshops e conferências made by AHRESP.

A AHRESP e a MAKRO estão a promover um ciclo de webinars direcionados a profissionais da restauração e similares, que têm como objetivo capacitar os profissionais em áreas com impacto nos seus negócios e assim contribuir para a melhoria do setor.

Na semana passada, especificamente no dia 13, decorreu a conferência “Engenharia de menus”. Amanhã, dia 19, é a vez da “Gestão de equipas em Restauração”, onde se pretende dar soluções para o grande dilema do dono de um restaurante: Recrutamento e Retenção, e os problemas que isso acarreta para o negócio.

Como promover a diversidade e inclusão, motivar e integrar o staff? Os workshops realizam-se à distância entre as 16h00 e as 17h00.

Para ver o programa completo ou fazer a sua inscrição, clique aqui

 

No âmbito do POISE 2020

Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego, a AHRESP, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), organiza um ciclo de workshops destinado aos empresários do Turismo que pretendem reforçar as suas competências de gestão, tecnologia e organização do trabalho.

Os workshops realizam-se à distância, através da Plataforma Zoom, e estão acessíveis a todos os empresários da área do alojamento e restauração.

Nos dias 20 e 25 de outubro vão decorrer duas novas sessões: uma sobre Inteligência e Regulação Emocional e outra sobre E-Commerce.

Para saber mais sobre o programa e efetuar a sua inscrição (gratuita mas obrigatória), clique aqui

 

Aliança Contra a Fome e a Má-nutrição organiza seminário com o tema “A produção Nacional e a Alimentação dos Portugueses” no dia 21 de outubro

A Aliança Contra a Fome e a Má-nutrição associou-se à celebração do Ano Internacional das Frutas e Hortícolas das Nações Unidas com a organização de um seminário com o tema “ A Produção Nacional e a Alimentação dos Portugueses” que terá lugar no dia 21 de outubro de 2021, entre as 15h00-17h00 no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa.

O programa inclui a apresentação da sua plataforma digital e uma mesa redonda que conta com a participação dos vários agentes intervenientes na cadeia de valor do setor alimentar para debater o tema do seminário, entre os quais a AHRESP.

É possível assistir presencialmente ou por videoconferência. A inscrição é gratuita mas obrigatória. Inscrições aqui

 

Já aderiu ao IVAucher?

Para que os clientes possam utilizar o saldo IVAucher no seu estabelecimento, as empresas devem efetuar a adesão.

No site da AHRESP está um guia prático para as empresas que resume a forma de adesão e as vantagens para os seus clientes.

Para mostrar aos seus clientes que já aderiu ao IVAucher, deve colar um autocolante no seu estabelecimento com a identificação do projeto.

A AHRESP disponibiliza este autocolante na sua sede e delegações (ver mapa aqui).

Medidas ahresp

AHRESP propôs majoração do Programa ADAPTAR para empresas de animação noturna

Na sequência de proposta apresentada pela AHRESP o regulamento do programa ADAPTAR Turismo, publicado na passada sexta-feira, veio estabelecer uma majoração do apoio a atribuir às empresas da animação noturna, que estiveram encerradas administrativamente no contexto da situação da pandemia da doença COVID-19 e que possuam atividade principal enquadrada nos CAE 56302, 56304 ou 56305.

Para estas empresas, a taxa de incentivo é majorada para 85% (em vez de 75%), com limite máximo alargado de 15 mil para 20 mil euros por empresa.

O programa ADAPTAR Turismo destina-se a micro, pequenas e médias empresas de todo o território nacional e concede um apoio financeiro a fundo perdido para a adaptação dos estabelecimentos e ajuste dos processos de planeamento estratégico e de gestão das empresas à nova realidade pós-COVID-19.

As candidaturas são apresentadas no portal do Turismo de Portugal, a partir de 21 de outubro, até ao esgotamento da dotação prevista. Saiba mais aqui

 

Digitalização e Sustentabilidade em debate no Hotel 4.0

É já amanhã, dia 19 de outubro, que a AHRESP promove uma conferência em Coimbra, pelas 10h, no âmbito do projeto Hotel 4.0 desenvolvido pela AHRESP e que tem como objetivo debater o papel da transição digital como fator de sustentabilidade no turismo.

A Hotel 4.0 Talks será emitida em streaming através do Facebook da AHRESP: https://www.facebook.com/AHRESP

Clique aqui para ver o Programa