Boletim Diário AHRESP (BDA 391) – 15.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Manual de Negócios AHRESP

Está disponível o Manual e Negócios nº 33, dedicado ao tema do Orçamento do Estado para 2022. Que impacto terão as propostas do Governo? Do que não desiste a AHRESP?

Faremos também um resumo do que está em causa com o novo Regime Jurídico dos produtos de plástico, assim como com a nova diretiva. Não perca ainda a entrevista a Cláudia Monteiro de Aguiar, deputada ao Parlamento Europeu e representante portuguesa na Task Force para o Turismo e os Transportes, o resumo de todos os apoios disponíveis, e as regras em vigor. Clique aqui para consultar o MN#33

 

Publicado novo mecanismo de apoio às empresas: programa Adaptar Turismo

Foi publicado o Despacho Normativo n.º 24/2021, que vem regulamentar as condições do programa ADAPTAR Turismo, um mecanismo de apoio destinado a micro, pequenas e médias empresas, que possibilita a adaptação dos estabelecimentos e o ajuste dos processos de planeamento estratégico e de gestão das empresas à nova realidade pós-COVID-19.

Podem ser apoiados os projetos de investimento a partir dos 2.500 euros, sendo concedida uma comparticipação de 75% a fundo perdido, com o limite máximo de 15 mil euros por empresa.

As candidaturas são apresentadas através do formulário eletrónico disponível no portal do Turismo de Portugal clique aqui 

Para ter acesso ao documento AHRESP, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Download de ficheiro AHRESP

Restauração AHRESP - ADAPTAR Turismo - 15.out.2021 619.49 KB
Download

Concurso para Hotel Turismo da Guarda

No âmbito do Programa REVIVE, foi lançado um novo concurso para o Hotel Turismo da Guarda.

O imóvel será concessionado por 50 anos para exploração com fins turísticos, por uma renda mínima anual de 35.317,80 euros.

Os investidores interessados terão um prazo de 120 dias para apresentação de propostas que, além da recuperação do imóvel, promovam a sua valorização através da exploração turística e contribuam para atrair turistas para a região e para gerar novas dinâmicas na economia local.

O prazo limite para apresentação de propostas é 23 de novembro 2021. Saiba mais aqui

 

Teletrabalho a partir do interior

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou três locais da rede Aldeias de Montanha, onde inaugurou espaços de coworking e teletrabalho.

As novas instalações, nas freguesias de Alvoco das Várzeas, em Oliveira do Hospital, Folgosinho, em Gouveia, e Videmonte, na Guarda, vão estar abertas 24 horas por dia e sete dias por semana.

Os três espaços inaugurados fazem parte da Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho ou Coworking no Interior com o mote «Vida Local, Trabalho Global». Atualmente, 88 municípios que integram esta rede, num trabalho em parceria entre autarquias, comunidades locais e empreendedores.

A rede conta com uma série de espaços devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à Internet, sendo divididos em áreas de diferentes tipologias que contemplam zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação. Saiba mais aqui 

                                        

Curso de Escanção em Portalegre

Em simultâneo com o arranque do ano letivo 2021/22, no âmbito da política de formação para profissionais e fruto da parceria estabelecida entre o Turismo de Portugal e a Associação de Escanções de Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre irá avançar com o desenvolvimento do Curso de Escanção.

Com um total de 300 horas e realiza-se de 25 de outubro a 4 de julho do próximo ano (8 horas semanais, sempre à segunda feira) e será ministrado em formato presencial.

Mais Informações – clique aqui

Contacto: manuel.belo.pl@escolas.turismodeportugal.pt 

 

Inquérito AHRESP fecha hoje

Na sequência da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar desde o início da pandemia da COVID-19, encontra-se a decorrer novo inquérito relativo ao período de verão para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar este período tão difícil para as nossas empresas. Responda ao inquérito aqui

Medidas ahresp

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, AHRESP lança vídeos de receitas regionais

Celebra-se amanhã o Dia Mundial da Alimentação, cujo grande desafio passa pela Sustentabilidade. Segundo a definição da FAO, uma dieta sustentável tem baixo impacto ambiental e contribui para a segurança alimentar e nutricional da população, assim como para o seu estado de saúde.

As dietas sustentáveis protegem e respeitam a biodiversidade e o ecossistema e permitem otimizar os recursos naturais e humanos. Uma dieta sustentável é culturalmente aceite, nutricionalmente adequada, acessível pela população, segura e economicamente justa.

A AHRESP tem como uma das suas principais missões a promoção da Gastronomia Portuguesa. No Dia Mundial da Alimentação a AHRESP lança o primeiro de 30 vídeos de receitas regionais e sustentáveis a nível ambiental, social e económico, e que podem ser executadas em qualquer cozinha. Em cada uma destas receitas são privilegiados os produtos locais e as tradições.

A primeira receita em destaque será de Caldo Verde pelo Chef Óscar Geadas. Os vídeos serão lançados no dia 1 e 15 de cada mês na nossa página do YouTube – clique aqui para ver o vídeo

 

Digitalização e Sustentabilidade em debate no Hotel 4.0

A AHRESP lançou a iniciativa Hotel 4.0 com o objetivo de trazer todos os profissionais da hotelaria para a discussão da transformação digital no setor.

Esta iniciativa visa apoiar a transformação digital da hotelaria portuguesa através de uma estratégia coletiva inovadora, de forma a criar valor pela utilização de novos modelos e processos de negócio, suportados na transformação digital, permitindo assim aumentar a competitividade e o acesso a novos segmentos e mercados internacionais.

No âmbito deste projeto é já na próxima terça-feira dia 19 de outubro pelas 10h00 que a AHRESP promove uma conferência em Coimbra que tem como objetivo debater o papel da transição digital como fator de sustentabilidade no turismo.

A Hotel 4.0 Talks será emitida em streaming através do Facebook da AHRESP: https://www.facebook.com/AHRESP

Clique aqui para ver o Programa