Boletim Diário AHRESP (BDA 365) – 08.09.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Transporte de passageiros no 2.º trimestre de 2021 mantém-se longe dos valores pré-pandemia

De acordo com a mais recente informação publicada pelo INE, os aeroportos nacionais movimentaram no 2.º trimestre de 2021 cerca de 4 milhões de passageiros. Comparando com o período homólogo de 2019, registou-se uma diminuição de 76%.

O aeroporto de Faro registou o maior decréscimo face ao período pré-pandemia (-82,5%).

Por comboio e por metropolitano foram transportados 18,9 e 20,3 milhões de passageiros, respetivamente. Estes valores representam reduções de 34,6% e 53,3%, respetivamente, face ao período homólogo de 2019.

No 2.º trimestre de 2021, o transporte de passageiros por via fluvial registou uma redução de 45,5% em relação ao 2.º trimestre de 2019, mantendo-se ainda longe dos valores pré-pandemia COVID-19. Saiba mais aqui

 

Abertas as candidaturas ao prémio Cinco Estrelas Regiões 2022

Estão abertas, até ao final de 2021, as candidaturas para a 5ª edição do prémio Cinco Estrelas Regiões.

O galardão distingue destinos, atrações turísticas, cultura e património, e negócios regionais como sendo de excelência, traçando um roteiro verdadeiramente Cinco Estrelas do que melhor há em Portugal.

A candidatura pode ser feita online, bastando para tal contactar a organização através do site r.cinco-estrelas.pt.

As marcas comerciais serão avaliadas segundo a metodologia Cinco Estrelas, que mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta cinco critérios que influenciam as decisões de consumo (Satisfação pela experimentação, Relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou Recomendação, Confiança na marca e Inovação). 

 

Especialistas recomendam fim do uso de máscaras na rua, com exceções

Os especialistas da DGS foram ouvidos esta quinta-feira (dia8) no Parlamento, sobre o fim do uso de máscaras no exterior.

Os especialistas concordaram com o fim da obrigatoriedade do uso de máscara na rua, salientando, contudo, que a recomendação é de continuar a usar-se máscara “em aglomerados e em contextos especiais”, como os recreios das escolas, os eventos e em determinados locais onde haja aglomerados populacionais.

Na ausência de qualquer prorrogação à legislação atualmente em vigor, a obrigatoriedade do uso de máscara na rua termina no próximo fim-de-semana, dia 12 de setembro.

 

Candidaturas abertas para projetos tecnológicos e inovadores na restauração

O From Start-to-Table é um programa de aceleração para startups do ecossistema de restauração que se foca na tecnologia, inovação e experiência do cliente.

O programa, que conta com a AHRESP como parceira, vai já na sua quarta edição e, desde 2018, já acelerou mais de 70 projetos inovadores em duas grandes categorias: tecnologia para restauração e novos conceitos de restauração e produtos de Food & Beverage sustentáveis.

As candidaturas estão abertas até ao dia 3 de outubro no site do programa e os vencedores de cada uma das categorias ganham 10 mil euros.

Podem candidatar-se ao programa ideias ou startups de todo o mundo, com menos de cinco anos de existência, de teor tecnológico, e produtos de F&B que tragam inovação ao ecossistema da restauração, que tenham preocupações de sustentabilidade ambiental, social e económica. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Governo deve evitar retirada prematura dos apoios às empresas

Após as declarações do Primeiro-Ministro sobre a diminuição da intensidade dos apoios à economia, considerando que as empresas estão a retomar o seu caminho e têm menos necessidades, a AHRESP volta a insistir que realidades setoriais distintas requerem tratamentos diferenciados.

O alojamento turístico e a restauração e similares foram e continuam a ser as atividades que mais sofreram os impactos negativos da pandemia.

A retoma está a decorrer a diferentes ritmos e o negócio das nossas empresas ainda não se situa nos níveis pré-pandemia.

É muito importante que o Governo continue a apoiar financeiramente os nossos setores até que a atividade turística esteja normalizada, incluindo ao nível do turismo internacional, ao qual a atividade das nossas empresas está diretamente ligada.

A retirada prematura dos apoios pode comprometer a viabilidade das empresas que ainda não estão preparadas para fazer face a todas as suas obrigações financeiras.

 

Fim das Moratórias exige disponibilização da medida “Retomar”

A AHRESP insiste na urgência da disponibilização da medida Retomar, para que os empresários possam atempadamente contactar os bancos e iniciarem o processo de negociação e reestruturação dos seus créditos.

A poucos dias da data de término das moratórias bancárias, desconhecem-se ainda os detalhes e condições da referida medida, sendo que será o principal instrumento de apoio que será disponibilizado às empresas para enfrentar o fim das moratórias.

Esta medida pretende apoiar as empresas na negociação com os bancos para a reestruturação dos seus créditos, através da concessão de garantia pública de até 25% da dívida em moratória, assegurando que as empresas possam beneficiar de alguma carência de capital adicional, bem como de uma extensão de maturidade.