Boletim Diário AHRESP (BDA 344) – 10.08.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Dotação da Linha de Apoio à Tesouraria do Turismo de Portugal reforçada para 150 milhões de euros

O Despacho Normativo n.º 22/2021 veio reforçar o orçamento da Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas do Turismo de Portugal em 10 milhões de euros, atendendo a que a procura por este instrumento de apoio se mantém constante.

A dotação global desta Linha de Apoio passa a ser de 150 milhões de euros, continuando disponível para novas candidaturas nos critérios que se encontram em vigor. Saiba mais aqui

                        

Volume de negócios nos serviços cresceu em junho, mas continua inferior a 2019

O índice de volume de negócios nos serviços apresentou uma variação homóloga nominal de 20,3% em junho. A variação acentuada continua a refletir efeitos base, dado que a comparação incide em meses muito afetados pela pandemia.

Com efeito, o índice de junho de 2021 foi 6,5% inferior ao de junho de 2019. O 2.º trimestre de 2021 registou uma subida de 30,4% face ao mesmo período de 2020, mas permanece 9,7% abaixo de 2019. Saiba mais aqui

 

Criação de novas empresas no turismo permanece 36% abaixo dos valores de 2019

Segundo o mais recente Barómetro Informa D&B, desde o início do ano e até 31 de julho de 2021, nasceram em Portugal um total de 24.312 novas empresas, um crescimento de 13,1% face ao mesmo período do ano passado e uma variação de -23% face a 2019.

Contudo, em algumas áreas, a recuperação permanece mais distante dos valores registados em 2019, designadamente nas atividades relacionadas com o turismo.

No Alojamento e Restauração, todos os subsetores evidenciam uma quebra no empreendedorismo, com um valor total de -36% de novas empresas face a 2019. Saiba mais aqui

Novo sistema de senhas digitais permite evitar filas de espera

Está disponível desde ontem um sistema de senhas digitais para a vacinação contra a Covid-19 na modalidade «Casa Aberta», de acordo com informação avançada pela task force do plano de vacinação contra a Covid-19.

Este sistema passa a estar disponível na grande maioria dos centros de vacinação Covid-19 existentes em Portugal continental e permite que os utentes evitem estar numa fila de espera para ser vacinados.

Para obter a senha digital é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um centro de vacinação localizado no seu concelho de residência. Na solicitação da senha digital, o utente deve verificar se o centro de vacinação pretendido tem o semáforo verde, consultando essa informação no portal da afluência.

Após preencher e submeter o formulário, deverá receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista. As segundas doses serão sempre no local da primeira dose. Saiba mais aqui: Covid-19 | Casa Aberta – SNS

 

Atualizada lista de farmácias que realizam testes rápidos de uso profissional

Foi atualizada a lista de farmácias que realizam testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados. A lista, que está em constante atualização, tem agora 489 referências de farmácias e 107 referências de laboratórios. Para consultar a lista,  clique aqui

Medidas ahresp

Reforço do programa APOIAR para setor da animação noturna

No seguimento da aprovação do reforço do programa Apoiar.PT para os estabelecimentos de animação noturna, conforme a AHRESP defendeu, as empresas com candidaturas submetidas e aprovadas às medidas APOIAR.PT ou APOIAR + Simples, cujo CAE principal seja 56302 (Bares), 56304 (Outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo) ou 56305 (Estabelecimentos de bebidas com espaço de dança) poderão receber um reforço dos montantes atribuídos no âmbito do programa APOIAR.

Esta verba adicional consiste na duplicação do incentivo extraordinário à manutenção da atividade, equivalente ao incentivo apurado para o 4.º trimestre de 2020. As majorações do apoio serão aplicadas de forma automática, após a empresa receber uma notificação do Compete2020.

Depois de recebida a referida notificação, o contabilista certificado responsável pela contabilidade da empresa deverá confirmar na plataforma as condições de elegibilidade, nomeadamente a não cessação de atividade, a não distribuição de lucros e a não cessação de contratos de trabalho ao abrigo das modalidades de despedimento coletivo, de despedimento por extinção do posto de trabalho, ou de despedimento por inadaptação.