Boletim Diário AHRESP (BDA 340) – 04.08.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Autoagendamento de vacinação para 16 ou mais anos

O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 16 ou mais anos já está disponível no site da Direção-Geral da Saúde destinado a estas marcações. A possibilidade de as pessoas a partir dos 16 anos poderem autoagendar a toma da primeira dose da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 surge uma semana depois de ter sido aberta a vacinação para a faixa etária dos 18 ou mais anos. Esta modalidade permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. Mais informações e pedido de agendamento aqui

 

Vacinação em Casa Aberta para pessoas com mais de 30 anos

A iniciativa “Casa Aberta” em Portugal continental permite aos utentes com idade igual ou superior a 30 anos serem vacinados, com a primeira dose e sem agendamento prévio, devendo para esse efeito dirigirem-se ao Centro de Vacinação do local onde está inscrito no Centro de Saúde, normalmente correspondendo ao da sua área/zona de residência. Para ver quais os centros de vacinação disponíveis com esta modalidade, clique aqui.

 

Nova campanha da Associação de Turismo de Lisboa

Lisbon: a new way to smile” é o mote de mais um vídeo lançado pelo Turismo de Lisboa (ATL) para assinalar o retorno dos mercados emissores internacionais. Neste vídeo dão-se a conhecer algumas das melhores praias, promove-se a acessibilidade às mesmas e incentiva-se os turistas a criar memórias felizes junto de quem mais gostam, desfrutando do mar, do calor do sol e do vasto areal atlântico de Lisboa. O vídeo mostra ainda que Lisboa é um destino seguro para viajar, que dispõe de uma vasta oferta turística e de lugares únicos para explorar. Este é o quarto vídeo promovido pelo Turismo de Lisboa assente no conceito “LISBOA, a new way…” destinado a divulgar o destino nos mercados internacionais através dos canais digitais do Visit Lisboa e das agências de comunicação contratadas em Espanha, França, Itália, Reino Unido, Alemanha e Rússia. Veja o vídeo aqui:

 

 

2020 foi o pior ano de sempre da aviação

A IATA (International Air Transport Association) lançou as estatísticas de 2020, que confirmam o efeito devastador da pandemia no transporte aéreo a nível mundial. 1,8 mil milhões de passageiros voaram em 2020, menos 60,2% face aos 4,5 mil milhões em 2019. A maior quebra registou-se nos voos internacionais (menos 75,6%). A quebra registada em 2020 é a maior desde que os dados das viagens aéreas começaram a ser tratados estatisticamente, na década de 1950. Para ver as estatísticas clique aqui

Medidas ahresp

AHRESP apela à baixa do IVA junto dos Grupos Parlamentares

Aproximando-se a discussão do Orçamento de Estado para 2022, a AHRESP apelou aos Grupos Parlamentares para colocarem na sua agenda a discussão e a defesa da redução do IVA nos serviços de alimentação e bebidas para a taxa reduzida (6% no Continente, 5% na R.A. da Madeira e 4% na R.A. dos Açores), medida que, como é reconhecido, reforçaria a tesouraria das empresas e seria uma forma de revitalizar esta atividade económica, que tem sido das mais penalizadas pela situação pandémica que ainda se vive. Desde o início da pandemia COVID-19 que a AHRESP tem vindo a defender esta proposta, tendo-a mesmo consagrado no seu Plano “Enfrentar a pandemia │Garantir a sobrevivência”, que compreende 10 medidas em 6 áreas de intervenção absolutamente nucleares e determinantes para a sobrevivência das empresas, para que possam iniciar uma recuperação e uma retoma, logo que a situação pandémica o permita. Veja aqui o Plano “Enfrentar a pandemia │Garantir a sobrevivência”

 

Promoção de esplanadas e espaços ao ar livre

Tendo em conta as exigências para o acesso ao interior dos nossos estabelecimentos (Certificado COVID ou teste negativo), a partir das 6ª feiras à noite e durante todo o fim-de-semana, a AHRESP recomenda aos empresários que avaliem a possibilidade de criarem espaços ao ar livre, como esplanadas, ao mesmo tempo que apelamos a todas as Autarquias que não só facilitem como promovam a instalação desses espaços, ajudando os negócios, dinamizando o seu território e promovendo hábitos amigos do combate à pandemia.