Boletim Diário AHRESP (BDA 329) – 20.07.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Transporte aéreo permanece 77,1% aquém dos valores registados em 2019

Segundo o INE, em maio de 2021, os aeroportos nacionais registaram o movimento de 1,3 milhões de passageiros, uma diminuição de 77,1% face a maio de 2019. Entre os passageiros que desembarcaram nos aeroportos nacionais entre os dias 17 e 31 de maio de 2021, 25,5% diziam respeito a voos provenientes do Reino Unido. Saiba mais aqui

 

Bancos aumentaram restritividade no crédito a empresas

De acordo com o Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito, realizado pelo Banco de Portugal, no segundo trimestre de 2021, houve uma ligeira diminuição da procura de empréstimos por parte de empresas, em particular por empréstimos de curto prazo.

Da parte dos bancos, foi registado um ligeiro aumento da restritividade no crédito a empresas, para o qual se destacou a contribuição da perceção de riscos associados à situação e perspetivas de setores ou empresas específicos.

No que diz respeito a empréstimos ou linhas de crédito com garantia pública associada à COVID-19, durante o primeiro semestre de 2021, a política de concessão de crédito beneficiou de critérios, termos e condições ligeiramente menos restritivos do que no semestre anterior, em particular nos empréstimos concedidos a PME.

Do lado das empresas, registou-se um aumento pela procura das linhas de crédito COVID-19, com o objetivo de cobrir necessidades de liquidez urgentes ou para reserva de liquidez por precaução. Saiba mais aqui

 

Exportações de viagens e turismo permanecem abaixo dos níveis pré-pandemia

De acordo com informação estatística do Banco de Portugal, em maio de 2021, as receitas turísticas internacionais situaram-se em 531,1 milhões de euros (+128,8% face ao mesmo mês de 2020, já fortemente condicionado pelas medidas restritivas de combate à pandemia).

Apesar do saldo das viagens e turismo ter registado um aumento de 182 milhões de euros, resultante de um crescimento de 128,8% nos créditos e de 72,4% nos débitos, as exportações e as importações de viagens e turismo permaneçam bastante abaixo dos níveis pré-pandemia.Saiba mais aqui

 

Modalidade «Casa Aberta» já disponível para maiores de 35 anos

A modalidade «Casa Aberta» encontra-se disponível a partir de hoje, dia 20 de julho, para a vacinação de primeiras doses de utentes que não estejam agendados, com idade igual ou superior a 35 anos e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses.

Esta modalidade está condicionada à utilização da vacina da Janssen. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Empresas continuam sem receber segunda tranche da medida APOIAR Rendas

A AHRESP continua a receber relatos de empresas dos setores do alojamento turístico e da restauração e similares que permanecem com pagamentos pendentes no âmbito da medida APOIAR Rendas, inserida no programa APOIAR.

Tendo passado já vários meses após a submissão das candidaturas a este apoio, a AHRESP apela à rápida regularização dos pagamentos em falta, que são muito importantes para reforçar a tesouraria das empresas num mês em que as limitações ao normal funcionamento dos nossos estabelecimentos têm aumentado de semana para semana.

 

Prolongamento do programa APOIAR para atividades encerradas

O Governo anunciou o prolongamento do programa APOIAR para as atividades que continuam impedidas de funcionar, como é o caso dos espaços de animação noturna. Esta decisão veio concretizar parcialmente uma das propostas que a AHRESP apresentou ao Governo, pois tendo em conta a dimensão da crise, é importante alargar este apoio a toda a restauração, similares e alojamento turístico e operacionaliza-lo de forma imediata.

 

Lançamento de mais medidas de incentivo ao consumo

A AHRESP propôs ao Governo um Plano para compensar os efeitos da crise pandémica no Canal HORECA.

Este Plano, de aplicação imediata, reúne 10 medidas essenciais em 6 áreas de intervenção – Consumo, Liquidez, Financiamentos, Fiscalidade, Emprego e Qualificação – destinadas a garantir a sobrevivência dos setores mais fustigados pela crise pandémica: o Alojamento Turístico e a Restauração e Similares. Uma das medidas propostas é o lançamento de um novo programa de incentivo ao consumo, que estimule os portugueses a dirigirem-se aos nossos estabelecimentos, contribuindo para o aumento das suas receitas.

A AHRESP defende que Portugal deve seguir o exemplo de outros países, como o Reino Unido, com uma campanha massiva e generalizada de dinamização do consumo na restauração e bebidas e no alojamento turístico através da atribuição de um desconto direto de 50%, aplicado automaticamente no momento do consumo, e sem limite de utilização.

Para ter acesso a todas as propostas apresentadas, clique aqui