Boletim Diário AHRESP (BDA 301) – 09.06.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra não avançam para a nova fase de desconfinamento

O Conselho de Ministros aprovou hoje a prorrogação da declaração da situação de calamidade em todo o território nacional continental, que vigorará até às 23h59 de dia 27 de junho. Nessa sequência, e tal como já havia sido publicado, a partir de dia 14 de junho, a grande maioria dos concelhos avança para uma nova fase de desconfinamento, que prevê nomeadamente:

  • Atividades de comércio de retalho alimentar e não alimentar funcionam de acordo com o horário do respetivo licenciamento;
  • Na restauração, os horários de funcionamento são até às 00h00 para admissão e encerramento à 01h00 (6 pessoas no interior ou 10 pessoas nos espaços ou serviços de esplanadas abertas);
  • Equipamentos culturais encerram à 01h00h, ficando excluído o acesso, para efeitos de entrada, a partir das 00h00;
  • Demais estabelecimentos e equipamentos abertos ao público não referidos nos pontos anteriores encerram à 01h00;
  • Eventos de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, com lotação limitada a 50% do espaço em que sejam realizados.

Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra, concelhos onde os níveis de incidência registados não permitem o avanço para esta nova fase, manter-se-ão a funcionar de acordo com as atuais regras.

O teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado quando as atividades o permitam em todos os municípios do território nacional continental que passam a enquadrar-se em fase 1.

Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra mantêm as mesmas regras, pelo que o teletrabalho se mantém obrigatório quando as atividades o permitam.  Aguarda-se a publicação da respetiva Resolução que concretize as decisões hoje tomadas pelo Conselho de Ministros. Consulte aqui o Comunicado do Conselho de Ministros.

 

Viagens não essenciais dos EUA para Portugal serão reabertas

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou ontem, na apresentação da nova campanha de promoção do turismo em Portugal #TempodeSer, que esta “faz parte do plano de reativação do turismo e procura converter em negócio aquilo que é a notoriedade desta marca que construímos ao longo dos últimos anos”.

Pedro Siza Vieira realçou que “a recuperação da atividade turística vai também depender da continuada normalização da situação epidemiológica” e acrescentou que ainda esta semana será assegurada “a reabertura das viagens não essenciais a partir dos Estados Unidos para Portugal para pessoas com certificado de vacinação, conforme a recomendação do Conselho Europeu recentemente aprovada”. Leia aqui a notícia completa

 

Certificado Digital aprovado no Parlamento europeu

Os eurodeputados concluíram ontem os trabalhos legislativos relativos ao pacote do Certificado Digital Covid da UE, para facilitar as viagens na União Europeia (UE) e contribuir para a recuperação económica. O plenário aprovou as novas disposições relativas ao Certificado Digital Covid da UE por 546 votos a favor, 93 votos contra e 51 abstenções.

O certificado, que entra em vigor a 1 de julho de 2021, tendo uma validade de 12 meses, será emitido gratuitamente pelas autoridades nacionais e estará disponível em formato digital ou em papel, munido de um código QR. O documento atestará que o seu portador foi vacinado contra a COVID-19, apresentou um teste com resultado negativo recente ou recuperou da infeção.

O Certificado deverá facilitar a livre circulação e contribuir para o levantamento gradual das restrições de forma coordenada.

Na mesma reunião plenária o Parlamento Europeu incentivou ainda a testagem acessível e a preços razoáveis, com a aprovação de 100 milhões de euros ao abrigo do Instrumento de Apoio de Emergência na União. Notícia completa aqui 

 

Associações europeias defendem levantamento de restrições às viagens

As associações da indústria europeia de turismo e de viagens (A4E, ACI EUROPE, CLIA, ECTAA, ERA, ETC, ETOA, ETRC, eu travel tech, HOTREC, NECSTouR, WTTC) apelam aos Estados Membros da União Europeia para que aprovem a proposta da Comissão Europeia no sentido de começar a levantar restrições às viagens de forma coordenada.

Depois de meses de confinamento e de regras e medidas em “retalhos” (patchwork), e com o avanço dos programas de vacinação e da situação epidemiológica, o regresso às viagens seguras este Verão é possível, defendem as associações, que consideram que as empresas estão preparadas para receber de forma segura os turistas.

Se for adotado na sua totalidade, o texto em causa, proposto pela Comissão Europeia a 31 de maio, deverá restaurar a liberdade de movimento dentro do espaço europeu e a implementação de diversas regras comuns, onde se inclui a possibilidade de viajar sem teste nem quarentena por pessoas vacinadas ou recuperadas por COVID-19; a necessidade de testagem só nos países considerados laranja ou vermelhos; a aceitação de outros meios além do Certificado Digital do COVID (DCC) enquanto este não está disponível, para comprovar a vacinação, testagem ou recuperação. Saiba mais sobre as propostas da Comissão Europeia aqui

 

Assédio em workshop no dia 16 de maio

O Programa EEA Grants Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela CIG (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género) promove, no dia 16 de junho, entre as 11h e as 13h, o Workshop “What is harassment? And sexual harassment? How to prevent and handle it?” (O que é o assédio? E assédio sexual? Como prevenir? Como lidar?).

Nesta sessão online, gratuita, dirigida a entidades empregadoras, profissionais responsáveis pela saúde e segurança no trabalho, parceiros sociais e trabalhadores/as, será esclarecido:

  • O que é o assédio e o assédio sexual;
  • A responsabilidade das entidades empregadoras;
  • Como prevenir o assédio e o assédio sexual;
  • Como lidar com queixas de assédio.

Este workshop é realizado no âmbito da iniciativa bilateral “Combater os níveis de assédio e assédio sexual no local de trabalho” que decorre da parceria entre a Noruega, através do LDO – Norwegian Equality and Anti-discrimination Ombud, e Portugal, através da CIG, ACT, CITE e AHRESP.

Tem como base o “Guia para prevenir e lidar com o assédio sexual”, criado pelo LDO e a Autoridade de Inspeção do Trabalho da Noruega, destinado à indústria hoteleira e à restauração e já aplicado por outros sectores de atividade naquele país.

A língua de trabalho do workshop é o inglês e não haverá tradução simultânea. Inscrições online aqui

 

Inquérito Sinais Vitais

Prosseguindo a 2ª fase do Projeto Sinais Vitais, a CIP tem vindo a recolher e apresentar mensalmente a posição dos responsáveis das empresas portuguesas, através das suas Associações. O questionário versa, assim, sobre o desempenho do mês anterior e as expetativas face ao futuro próximo. Para responder (data limite hoje), clique aqui

 

Falsos técnicos da Direção-Geral da Saúde

A AHRESP teve conhecimento que alguns dos nossos associados da região de Lisboa estão a ser contactados por pessoas que se apresentam como técnicos da Direção-Geral da Saúde (DGS) e que afirmam ter recebido denúncias contra os estabelecimentos em causa.

Depois de contactar a Direção-Geral da Saúde para confirmar a veracidade desta informação, a AHRESP alerta todas as empresas suas associadas que nem a DGS, nem qualquer Autoridade de Saúde, está a realizar este tipo de ações.

Desconhecemos ainda qual é a verdadeira intenção destas abordagens, mas alertamos os nossos Associados para, em caso de dúvida, solicitarem a presença das Forças Policiais, ou para contactarem os serviços da AHRESP, pois pode estar-se perante uma tentativa de burla.

Medidas ahresp

Sair do confinamento também está nas nossas mãos

Com a notícia de que Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra não avançam no plano de desconfinamento, cujas consequências consideramos muito negativas, reforçamos a necessidade de cumprimento das regras de higiene e segurança, assim como de testagem massiva pelas empresas, seus trabalhadores e também pelos seus clientes, de forma a quebrar cadeias de transmissão. São muitos os estabelecimentos que ficam impedidos de progredir no confinamento, o que causa enormes prejuízos às respetivas empresas. Sair deste confinamento também está nas nossas mãos. Colabore.

 

Regras para Casamentos, batizados e outros eventos de natureza familiar

Perante a ausência de regras específicas para os casamentos, batizados e outros eventos de natureza familiar, a AHRESP tem estado em articulação com a Direção-Geral da Saúde para que sejam publicados os procedimentos que devem ser observados antes e no decorrer destes eventos. A DGS está a preparar um documento para o qual a AHRESP contribuiu com questões e dúvidas que os nossos associados nos foram colocando. Urge a publicação deste documento, e das respetivas FAQ’s – uma vez que atualmente não existem regras específicas para estes eventos que não sejam aquelas que se aplicam à restauração e bebidas.

 

Rota Gastronómica “250 anos 250 Sabores”

No âmbito da Rota Gastronómica de Castelo Branco “250 anos 250 sabores”, que resulta de uma parceria entre a AHRESP, o Município de Castelo Branco, a InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e a Turismo Centro Portugal, os restaurantes aderentes receberão um incentivo de 500€ para criar um “Menu Experiência 250 anos” utilizando os produtos regionais e endógenos desta região.

Os alojamentos turísticos aderentes recebem um incentivo de 15€/noite/quarto que oferecerem aos hóspedes que não pertençam ao concelho e que ficam alojados às sextas e sábados durante o período de vigência desta iniciativa.

As empresas que pretendam inscrever-se podem fazê-lo até ao dia 30 de junho.

A AHRESP reconhece e incentiva este tipo de programas e apela a que outras autarquias sigam o exemplo. 

Para inscrever-se, clique aqui.