Boletim Diário AHRESP (BDA 292) – 26.05.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Plataforma única para pedido de compensação às empresas pelo aumento do salário mínimo

A partir de hoje, as empresas podem solicitar o apoio excecional para compensação do aumento do salário mínimo em 2021.

Todas as entidades empregadoras elegíveis, incluindo a restauração, similares e alojamento turístico, devem proceder ao preenchimento do formulário disponível no site do IAPMEI, aqui, até dia 9 de julho. Saiba mais aqui

 

Vacinação de pessoas com 40 e 30 anos

O alargamento da vacinação a novas faixas etárias começa a 6 de junho para as pessoas a partir de 40 anos em todo o território do Continente.

E começa a 20 de junho, para pessoas com mais de 30 anos, igualmente em todo o território do Continente. Saiba mais aqui

 

Certificado europeu COVID-19

A fase de testes do novo certificado europeu COVID-19 poderá ter início já na próxima semana, disse o primeiro-ministro, António Costa, à imprensa.

A fase de testes decorrerá durante o mês de junho até à operacionalização desta ferramenta, em julho.

 

Google e OMT assinam memorando

Google e Organização Mundial de Turismo assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) cujo enfoque estará na recuperação sustentável e inclusiva através da inovação, educação, data e market intelligence.

As organizações vão disponibilizar formações para promover a transição digital e estão também a trabalhar em conjunto na área da informação sobre a situação em cada país, através do tourism recovery tracker.

Paralelamente, o terceiro Programa de Aceleramento do Turismo, desenhado pela Google em parceria com a OMT, decorrerá no dia 8 de junho em Portugal, na Croácia, Grécia, e Itália. Saiba mais aqui

 

Google e ETC juntas para promover digitalização

A Google juntou-se à European Travel Comission (ETC) como membro-associado de forma a promover o trabalho na sustentabilidade, digitalização, conetividade e, em consequência, a competitividade do turismo na Europa.

A colaboração tem como objetivo construir as capacidades digitais das organizações turísticas através de eventos e projetos de investigação e decisão política. Saiba mais aqui

 

Workshops CTP/AHRESP em junho

No âmbito do projeto Melhores Empresários, Melhores Negócios, financiado pelo POISE 2020 – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego, a AHRESP, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) organiza um ciclo de workshops destinado aos empresários do Turismo que pretendem reforçar as suas competências de gestão, tecnologia e organização do trabalho.

Os workshops realizam-se à distância através da Plataforma Zoom e estão acessíveis a todos os empresários da área do alojamento e da restauração.

A inscrição é gratuita mas obrigatória na página da Academia AHRESP, onde os workshops ficarão disponíveis

Temas:

  • 08 – Gestão de Compras e Engenharia de menu
  • 15 – Controlo de custos e fichas técnicas
  • 22 – Comunicação de Equipas
  • 29 – Comunicação assertiva no atendimento ao cliente

Medidas ahresp

Testes gratuitos para empresários e profissionais – Registo na AHRESP

A delegação da AHRESP de Castelo Branco está, desde ontem, a promover a realização de testes gratuitos de rastreio à Covid-19 aos profissionais do Alojamento e da Restauração e Similares do concelho de Castelo Branco.

A partir de hoje os profissionais de mais três concelhos podem marcar a sua testagem através da AHRESP: Vila Velha de Rodão, Penamacor e Idanha-a-Nova.

Para poderem ser testados, basta que se inscrevam no site da AHRESP até dia 28 de maio, sendo posteriormente contactados pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, onde decorre a testagem, a partir de dia 31.

 

Acesso do Turismo a financiamento bancário

Na sequência da retoma da Atividade Turística que se espera vir a acontecer nos meses de verão, são muitos os empresários que procuram linhas de apoio financeiro para requalificar os seus espaços ou apostar na criação de novos estabelecimentos.

Porém, as empresas de Restauração e Similares e de Alojamento Turístico têm experienciado muitas dificuldades em conseguir financiamento por parte das instituições bancárias, devido a análises de risco muito rigorosas. Considerando a importância do Turismo para a competitividade do nosso país, a AHRESP defende que sejam revistos e flexibilizados os critérios de acesso a financiamento bancário por parte das empresas do setor de alojamento turístico, restauração e similares.

O Turismo vai continuar a ser um dos principais motores da economia portuguesa e é fundamental que os empresários desta Atividade sejam dotados de condições financeiras apropriadas ao desenvolvimento dos seus negócios.

 

Procedimentos a adotar em caso de testagem positiva de um hóspede

No seguimento do aumento da Atividade Turística, e com a entrada de turistas no nosso país, urge esclarecer as unidades de Alojamento sobre as regras que devem seguir e os procedimentos que devem adotar em caso de testagem positiva por parte de um hóspede.

A AHRESP colocou as questões à tutela tendo já rececionado as competentes respostas, que podem ser consultadas na íntegra aqui.

Para ver as respostas clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Download de ficheiro AHRESP

Esclarecimento SET 26052021 623.97 KB
Download