Boletim Diário AHRESP (BDA 286) – 18.05.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Publicadas regras de acesso e ocupação das praias

Foi publicado o decreto-lei que estabelece o regime excecional e temporário aplicável à ocupação e utilização das praias, no contexto da pandemia da doença COVID-19, para a época balnear de 2021, definindo, entre outras, as regras relativas aos deveres dos utentes e concessionários, à utilização dos estacionamentos, à circulação nos acessos à praia, às instalações balneares e à ocupação do areal, à disponibilização de equipamentos e à prática de atividades desportivas.

Este diploma define igualmente as regras aplicáveis aos apoios de praia, bares, restaurantes e esplanadas que, designadamente:

  • Devem definir procedimentos que assegurem o cumprimento das recomendações definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) por parte de trabalhadores e utentes, nomeadamente a higienização dos espaços e instalações sanitárias, a lotação máxima e o distanciamento físico de segurança de dois metros entre utentes, bem como nas zonas de espera;
  • Os responsáveis dos apoios de praia, bares e restaurantes avaliam, casuisticamente, a necessidade de reorganização das áreas destinadas a esplanadas, de modo a assegurar o cumprimento do distanciamento físico de segurança;
  • Pode ser aumentada a área destinada a esplanadas a autorizar, casuisticamente, pelas autoridades competentes, não podendo interferir com outros usos nem colocar em causa os valores naturais em presença, ficando a entidade concessionária isenta do pagamento de taxa de recursos hídricos na área da esplanada que resulte desse aumento;
  • Os apoios de praia, bares, restaurantes e esplanadas regem-se, supletivamente, pelas regras aplicáveis aos bares, restaurantes e esplanadas fora dos espaços balneares. Saiba mais aqui

 

Webinar Projecto Noite Saudável das Cidades do Centro

Decorre amanhã, dia 19 de maio, às 16h30, o webinar sobre Projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal: a História de um Projeto de Saúde Pública e de Trabalho em Rede.

O projeto, que surge no contexto do papel que o setor recreativo tem na vida das cidades e dos jovens, mas também na rutura de hábitos de vida saudáveis e a associação a uma multiplicidade de fatores de risco em várias áreas (violência, abuso de álcool e/ou consumo de drogas ilícitas, sinistralidade rodoviária, etc.), reúne representantes da saúde, educação, segurança e conta com o apoio da AHRESP.

Para inscrição:  clique aqui

Para assistir: clique aqui

 

Resultados de inquérito Sinais Vitais

A CIP divulgou ontem o 10º inquérito, relativo a maio, no âmbito do “Projeto Sinais Vitais”, desenvolvido em parceria com o Marketing FutureCast Lab do ISCTE. 441 empresas, na sua maioria pequenas e micro empresas, responderam a esta inquérito. Entre as conclusões, destaque para:

  • 59% não se candidatou a medidas apoio à economia nos últimos três meses por considerarem que não preenchem as condições exigíveis;
  • 85% das empresas consideram que os programas de apoio estão aquém (ou muito aquém) do que necessitam;
  • 61% dos empresários e gestores de topo das empresas consideram que apoios são burocráticos ou muito burocráticos;
  • 59% consideram que o PRR não terá significado para a atividade da sua empresa;
  • O número de empresas respondentes em pleno funcionamento aumentou em relação ao período passado de forma significativa de 77% para 84%;
  • 46% das empresas afirmam ter tido queda de vendas em abril de 2021, face a abril de 2019;
  • Em Maio 67% das empresas não estão em teletrabalho;
  • As que tiveram aumento de custos (33%) indicam que foi para aquisição de equipamentos informáticos;
  • 68% das empresas revelam não ter havido redução nos custos com o teletrabalho;
  • As expetativas de vendas das empresas respondentes para o 2º trimestre de 2021 é negativa face ao mesmo período de 2019. Esta perspetiva negativa é sobretudo verificada nas micro empresas (43% a esperar um comportamento negativo);
  • 24% das empresas consideram que a recuperação se dará até ao final de 2021, 37% consideram que só haverá recuperação a partir de 2022. Saiba mais aqui

 

Voucher Destino Seguro Açores continua

Foi hoje publicado o diploma que confirma a continuação do Voucher Destino Seguro Açores, enquanto incentivo financeiro à realização de testes de despiste ao SARS-CoV-2, prévios ao embarque para a Região, utilizável, exclusivamente, na aquisição de bens ou serviços, em atividades relacionadas com o setor turístico.

A decisão de prolongar o programa acontece no contexto da estratégia de relançamento do turismo na Região Autónoma dos Açores, que tem como objetivo primordial o equilíbrio entre a segurança e a confiança na retoma da vida social e económica.

 

Campanha promoção turística para o verão da CIM Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões) apresentou hoje, dia 17 de maio, a sua nova campanha de promoção turística para este verão.

Com a retoma das várias atividades económicas no processo de desconfinamento, a CIM Viseu Dão Lafões sugere a região como ponto central para as férias de amantes da natureza, apaixonados da gastronomia e vinhos, público familiar e fãs das propostas de saúde e bem-estar das estâncias termais.

 

WTTC: grandes eventos em contexto de pandemia podem resultar

O Global Summit da World Travel & Tourism Council (WTTC), que decorreu em abril, reuniu 600 delegados de 40 países e demonstrou, de acordo com a organização, que é possível realizar grandes eventos mesmo em contexto de pandemia.

O planeamento “meticuloso” e os rigorosos protocolos e medidas de saúde e segurança, que incluíram mais de 1500 testes durante o evento, foi a razão do sucesso.

Das pessoas presentes no evento, 99,8% regressaram aos seus países com um resultado à COVID-19 negativo.

Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Reabertura dos bares e discotecas

Devem ser estabelecidas, com urgência, medidas específicas para que os estabelecimentos de animação noturna possam reabrir sem colocar em causa a segurança e saúde dos seus clientes e colaboradores.

Este setor, que foi forçado a encerrar há mais de um ano, continua sem ter quaisquer perspetivas de reabertura.

Com o regresso dos turistas, para quem a atividade de animação noturna é muito importante, assim como com a diminuição dos riscos associados à doença COVID-19 e a evolução do plano de vacinação, é imperativo permitir a retoma desta atividade.