Boletim Diário AHRESP (BDA 282) – 12.05.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Regulamentação das alterações ao Apoio à Retoma Progressiva

Foi publicado o diploma que regulamenta as mais recentes alterações ao Apoio à Retoma Progressiva, em matéria de redução do período normal de trabalho (PNT) a praticar nos meses de maio e junho de 2021, aprovadas em Conselho de Ministros do passado dia 30 de abril. As empresas com quebras de faturação iguais ou superiores a 75% podem reduzir o PNT dos trabalhadores no máximo até:

  • 100% em maio;
  • 100% no mês de junho, até ao limite de 75% dos trabalhadores ao seu serviço. Em alternativa, o empregador pode reduzir o PNT até 75%, à totalidade dos trabalhadores ao seu serviço;
  • 100% no mês de junho, para o empregador dos setores de bares, discotecas, parques recreativos e fornecimento ou montagem de eventos.

Em junho, o Governo irá avaliar a evolução da situação pandémica e da atividade económica relativa ao segundo trimestre, procedendo ao ajustamento dos limites de redução temporária do PNT em função das respetivas conclusões. Saiba mais aqui

 

Termina a cerca sanitária em Odemira

A cerca sanitária em vigor nas freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve, no município de Odemira foi levantada às 00h00 de hoje, dia 12 de maio.

A aplicação desta medida, em vigor desde 30 de abril, deixou de ser necessária, atendendo à melhoria da situação epidemiológica nestas freguesias.  Saiba mais aqui

 

Confederações unem-se em plataforma única

Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Confederação do Comércio e Serviços (CCP), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) vão juntar-se no Conselho Nacional das Confederações Patronais (CNCP).

Estratégia e objetivos serão apresentados publicamente no próximo dia 18 de maio.

 

Profissionais com vontade de desenvolver capacidades digitais

De acordo com um estudo da Boston Consulting Group (BCG) e The Network, Portugal é um dos países no mundo em que há mais abertura da parte dos profissionais para desenvolver competências mais relacionadas com o digital e que permitam novas oportunidades de trabalho.

De facto, 80% dos profissionais afirmam estar disponíveis para uma reconversão profissional, tendo o valor aumentado com a situação pandémica.

Os colaboradores de indústrias mais impactadas pela Covid-19, como o turismo e viagens (83%), mostram maior vontade de desenvolver novas competências, assim como os trabalhadores em cargos de gestão (91%), IT e tecnologia (89%), serviços (88%), administração e secretariado (86%).

Para desenvolver novas competências, o recurso mais utilizado é a formação no trabalho (64%), seguindo-se a autoaprendizagem (54%) e a formação online em instituições de educação (49%). Consulte aqui o estudo completo

 

Comissão Europeia prevê crescimento da economia portuguesa em 2021 inferior à média da Zona Euro

No relatório “Spring 2021 Economic Forecast: Rolling up sleeves”, a Comissão Europeia (CE) estima que o crescimento económico dos países europeus será retomado, à medida que as taxas de vacinação aumentem e as medidas de contenção sejam relaxadas.

Segundo as previsões da CE, o PIB português irá registar um crescimento de 3,9% em 2021 e de 5,1% em 2022 (na Zona Euro, +4,3% em 2021 e +4,4% em 2022).

A Comissão destaca o papel dos instrumentos públicos de apoio ao emprego na prevenção das taxas de desemprego europeias, realçando que os mercados de trabalho precisarão de tempo para recuperar totalmente, pois existe margem para aumentar as horas trabalhadas, antes que as empresas precisem de contratar mais trabalhadores.  Mais informação aqui

Medidas ahresp

Restauração e alojamento precisam de manter emprego e recuperar os 100 mil postos de trabalho perdidos

De acordo com o INE, o alojamento, restauração e similares registaram um total de 221.400 postos de trabalho no final do 1º trimestre de 2021, o que representa uma redução homóloga de 31,4% face ao 1º trimestre 2020, ou seja, uma perda de 101.300 postos de trabalho.

Estes dados agora divulgados exigem uma resposta urgente no reforço e continuidade dos apoios às empresas das nossas atividades económicas para a manutenção dos postos de trabalho, conforme a AHRESP tem vindo a defender desde a primeira hora.

As empresas da restauração, similares e alojamento turístico, esmagadoramente de micro dimensão (mais de 95%), necessitam de apoios diretos, ágeis e simplificados para poderem ter condições para manter os seus postos de trabalho, e dar a resposta necessária na recuperação económica de Portugal. Consulte aqui os dados

 

Transição digital

A AHRESP considera que a transição digital dos setores que representa já começou e é essencial que os nossos profissionais acompanhem esta evolução digital do Turismo.

O Programa Hotel 4.0, desenvolvido pela AHRESP, tem como objetivo promover a aceleração digital das empresas de Alojamento Turístico, mas o envolvimento dos trabalhadores é fundamental. Faltam, no entanto, programas simples que cheguem a quem não tem qualquer conhecimento das potencialidades do mundo digital.

Tendo em conta o nível de competências nestas matérias que ainda existe em Portugal, especialmente junto das micro e pequenas empresas de áreas como a Restauração e o Alojamento, a AHRESP considera fundamental que os recursos financeiros que o Plano de Recuperação e Resiliência trará devem ser canalizados também para a formação inicial nesta área.