Boletim Diário AHRESP (BDA 274) – 30.04.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Inquérito AHRESP abril

Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de abril para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a podermos atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil. Clique aqui para responder

 

Regulamentação das regras já foi publicada

Já está no site o documento resumo com as regras até ao próximo 16 de maio.

Neste documento pode encontrar informações como horários ou regras para o serviço de álcool.

Estão também disponíveis as declarações de circulação para os municípios de Portimão e Odemira, onde ainda se aplica a proibição de circulação para fora do município de domicílio. Consulte aqui as regras

 

Prolongada a interdição de desembarque nos portos nacionais

Considerando a declaração de situação de calamidade em todo o território nacional continental, a vigorar desde as 00h00 do dia 1 de maio, o Governo decidiu pela prorrogação, até ao dia 15 de maio de 2021, da proibição de desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais, com exceção de cidadãos nacionais ou aos titulares de autorização de residência em Portugal. Saiba mais aqui

 

BTL só em 2022

A Fundação AIP, enquanto entidade organizadora da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa anunciou hoje que irá adiar a BTL 2021, que estava prevista realizar-se de 12 a 16 de Maio deste ano, para 16 a 20 de Março de 2022.

Com esta nova data, considera a organização, ficam salvaguardadas as melhores condições para o restabelecimento de todas as dinâmicas geradas pela BTL, enquanto maior evento do sector do Turismo em Portugal e da promoção dos principais produtos e serviços que o compõem, bem como para a participação dos visitantes profissionais e expositores internacionais.  Saiba mais aqui

 

Comissão Europeia propõe levantamento de restrições em viagens não essenciais

A Comissão Europeia propôs hoje aos Estados membros que facilitem as restrições de viagens não essenciais para a União Europeia e para terem em conta o progresso das campanhas de vacinação e o desenvolvimento da situação epidemiológica no mundo.

A CE propõe que se permita a entrada na União Europeia (UE) de pessoas vindas de países com uma boa situação epidemiológica, mas também quem tiver recebido uma das vacinas autorizadas na UE ou que estejam em fase de validação na Organização Mundial de Saúde.

A Comissão propõe ainda um novo mecanismo de emergência a coordenar pela UE de forma a controlar a entrada de novas variantes, que permitirá uma ação rápida e temporária por parte dos estados membros.  Saiba mais aqui

 

Salvar as férias de verão: missão impossível?

O site de notícias europeu Politico está a organizar um debate com o tema “Salvar as férias de verão – missão impossível”.

Tendo em conta a incerteza dos europeus relativamente às férias de verão, que estão inseguros em relação às novas variantes e às companhas de vacinação em alguns estados-membro da União Europeia, os países mais dependentes do Turismo e a indústria temem que o verão de 2021 seja um novo desastre. Serão as medidas apresentadas pela Comissão Europeia e o passe digital suficientes?

O debate, previsto para dia 26 de maio, incluirá decisores, indústria e especialistas em saúde pública.  Saiba mais aqui

 

Redução significativa do turismo de não residentes com forte impacto na variação negativa do PIB no 1º trimestre

Estimativas do INE apontam uma variação homóloga de -5,4% do PIB no 1º trimestre de 2021, refletindo os efeitos do confinamento geral decretado no início deste ano, devido ao agravamento da pandemia COVID-19.

Pela primeira vez, a comparação incide sobre um trimestre já afetado pela pandemia no último mês (março de 2020). A procura externa líquida apresentou um contributo menos negativo que no 4º trimestre, continuando, porém, a verificar-se uma contração mais intensa das Exportações de Bens e Serviços que a observada nas Importações de Bens e Serviços, salientando-se em particular a redução muito significativa do turismo de não residentes.

Comparativamente com o 4º trimestre de 2020, o PIB diminuiu 3,3% em volume, após o ligeiro aumento (0,2%) verificado no trimestre anterior.  Saiba mais aqui

 

PIB português regista a maior queda da União Europeia

Dados do Eurostat indicam que Portugal foi o país com a maior redução do PIB registada no 1º trimestre de 2021 (-3,3%), comparativamente ao trimestre anterior. Em termos médios, na União Europeia, o PIB do 1º trimestre registou uma variação de -0,4%, face ao 4º trimestre de 2020.

Na Zona Euro, a redução foi de -0,6%. Comparando com o 1º trimestre de 2020, Portugal também se destaca com a maior diminuição registada (-5,4%), muito superior à média observada na União Europeia (-1,7%) e na Zona Euro (-1,8%). Consulte aqui o relatório do Eurostat

Medidas ahresp

Vacinação dos profissionais da Hospitalidade

O secretário Regional da Cultura e Turismo da Madeira, Eduardo Jesus, disse num evento da APAVT que até ao final de maio prevê vacinar cerca de 25 mil profissionais de turismo da região contra a COVID-19.

A AHRESP considera fundamental pensar de forma séria e atempada a possibilidade de vacinar os profissionais de turismo das regiões do país mais dependentes deste setor.

 

Urgente pagamento do Apoiar Rendas

A AHRESP apela para que os pagamentos referentes ao programa Apoiar Rendas sejam efetuados com a maior urgência.

Este relevante mecanismo de apoio a um dos principais custos das nossas empresas está disponível desde o dia 5 de fevereiro e, até ao momento, ainda não foram efetuados vários pagamentos das candidaturas aprovadas, causando graves problemas na tesouraria das empresas.

É vital que este apoio seja regularizado de forma imediata, permitindo que as nossas atividades económicas possam cumprir com as suas obrigações perante os seus senhorios.