Boletim Diário AHRESP (BDA 268) – 22.04.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Exportações de viagens e turismo continuam em queda

De acordo com informação estatística do Banco de Portugal, em fevereiro de 2021, as receitas turísticas internacionais sofreram uma queda acentuada, situando-se em 221,61 milhões de euros (-76,9% face ao mesmo mês de 2020).

Nos primeiros dois meses do ano, o défice da balança comercial diminuiu, uma vez que a redução do défice da balança de bens, no valor de 1408 milhões de euros, ultrapassou a diminuição do excedente da balança de serviços em 1256 milhões de euros.

Esta diminuição foi maioritariamente justificada pelo decréscimo acentuado do saldo da rubrica viagens e turismo, no montante de 1032 milhões de euros. 

Para ter acesso ao documento AHRESP, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Download de ficheiro AHRESP

AHRESP - Receitas turísticas internacionais BdP - 21.abr.2021 301.32 KB
Download

DGS atualiza Norma sobre abordagem a doente com COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a Norma (004/2020) sobre a abordagem do doente com suspeita ou confirmação de COVID-19.

A Norma aborda os sintomas que devem ser considerados na idade pediátrica, assim como uma atualização referente à terapêutica com Remdesivir.

Além de febre, tosse, dificuldade respiratória e alterações do olfato e do paladar, sintomas como cefaleia, vómitos e diarreia, isoladamente, não definem a doença, mas devem ser considerados particularmente em doentes pediátricos.

Foram atualizados também os critérios de fim das medidas de isolamento, que acontece no momento em que se comprova o cumprimento cumulativo de critérios de melhoria clínica e do tempo mínimo preconizado para isolamento, sem necessidade de realização de teste laboratorial no final do isolamento. Saiba mais aqui

 

PRR: e o Turismo?

A Confederação de Turismo de Portugal organiza no próximo dia 30 de abril a partir das 10h a conferência Plano de Recuperação e Resiliência: e o Turismo?

A sessão de abertura contará com as intervenções do presidente da CTP, Francisco Calheiros, e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o encerramento ficará a cargo do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

Falam ainda Luis Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e José Luís Zoreda de la Roja, Vice-presidente executivo da Exceltur (Espanha).

O Webinar será transmitido através da página de Facebook da CTP. Saiba mais aqui

 

Novo apoio a fundo perdido na Região Autónoma da Madeira

O Governo Regional da Madeira disponibiliza um apoio financeiro a fundo perdido, destinado a auxiliar a manutenção da atividade das micro e pequenas empresas localizadas na Região e que desenvolvam a sua atividade nos setores do comércio, restauração, animação turística e marítimo-turísticas, agentes de viagens, rent-a-car, alojamento e salões de cabeleireiro.

Este apoio, designado por Apoio Financeiro MeP-RAM, consiste na atribuição de um IAS (438,81 euros) por cada trabalhador da empresa, incluindo os sócios-gerentes que sejam remunerados. As candidaturas podem ser efetuadas na Plataforma Simplifica, até 30 de junho de 2021. Saiba mais aqui

 

Programa de Capacitação Enoturismo no Dão

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai dar início ao Programa de Capacitação “Enoturismo no Dão – Qualificar a Oferta”. Desenvolvida em estreita parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão), esta ação de capacitação tem como objetivo agregar valor acrescentado à Rota dos Vinhos do Dão, por via da qualificação da sua oferta de serviços de Enoturismo.

O arranque decorreu hoje. Saiba mais aqui

 

Pós-graduação “Empreendedorismo e negócios turísticos

No âmbito da parceria entre a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, é criado o novo curso “Empreendedorismo e negócios turísticos”, que estará integrado no Centro de Excelência em Turismo.

A formação tem como objetivo dar resposta à necessidade de valorizar o capital humano interessado na atividade do turismo, através de uma metodologia orientada para a realização de projetos que inclui uma viagem de três dias, para networking e benchmarking na Europa.

Podem candidatar-se empreendedores e profissionais detentores de grau académico de nível superior, bem como os profissionais com experiência relevante relacionada com o Turismo, mesmo que não sejam titulares de grau académico, residentes em Portugal ou no estrangeiro, uma vez que o curso será realizado em formato online.

Para acesso a informação mais detalhada clique aqui

 

Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra reconhecida por selo da OMT

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC) recebeu a renovação do sistema de certificação da UNWTO TedQual, a atribuição de um selo de qualidade reconhecido mundialmente concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) às instituições cujos programas de educação em Turismo correspondem aos padrões de qualidade internacionais exigidos por este organismo.

A renovação da certificação foi decidida na sequência da auditoria realizada em outubro de 2020 e tem validade de 4 anos, até abril de 2025.

O relatório da UNWTO TedQual destaca a experiência e know-how da ESEC na área do Turismo, que a credencia para ampliar a oferta da Escola ao nível do 2.º ciclo e dos cursos de pós-graduação, nomeadamente através do Mestrado em Turismo Interior – Educação para a Sustentabilidade e as Pós-Graduações em Turismo e Gestão Hoteleira e Gestão Integrada de Destinos Turísticos. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Seguro de crédito para vendas nacionais

Conforme a AHRESP sempre defendeu, irá ser lançada uma Linha Mercado Doméstico Seguro 2021, destinada para seguros de crédito de curto prazo no mercado doméstico, com garantias estatais até 500 milhões de euros.

Esta medida foi anunciada pelo Ministro das Finanças numa entrevista à comunicação social, e irá ajudar milhares de empresas, uma vez que um seguro de crédito evita a exigência de pagamentos antecipados ou pronto-pagamento.

Esta medida assume particular relevância no contexto atual das empresas do alojamento turístico e da restauração e similares, que enfrentam fortes dificuldades de liquidez.

 

AHRESP e ANEBE apoiam a recuperação da restauração e do alojamento

A AHRESP e a ANEBE assinaram um Memorando com o objetivo de desenvolver soluções e iniciativas de apoio para o setor da restauração e do alojamento e toda a sua cadeia de valor.

O objetivo é desenvolver iniciativas conjuntas de apoio à restauração, ao alojamento e a toda a cadeia de valor, a nível nacional e europeu.

Com este acordo, a AHRESP e a ANEBE reforçam a importância dos Organismos Associativos Empresariais trabalharem em conjunto na definição de estratégias com vista à recuperação deste fragilizado tecido empresarial, dialogando com o Governo e demais autoridades. Saiba mais aqui