Boletim Diário AHRESP (BDA 262) – 14.04.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Prolongamento de estado de emergência por mais 15 dias

Em linha com o faseamento do plano de desconfinamento, impondo-se acautelar os passos a dar no futuro próximo, o Presidente da República considerou haver razões para manter o estado de emergência por mais 15 dias, das 00h00 do dia 16 de abril e as 23h59 do dia 30, nos mesmos termos da última renovação, pelo que transmitiu à Assembleia da República o projeto de Decreto para esse prolongamento.

O decreto foi entretanto aprovado na Assembleia da República. Consulte aqui

 

OMT defende medidas fortes para sobrevivência do Turismo

A Organização Mundial do Turismo (OMT) defende que a comunidade internacional precisa de tomar medidas fortes e urgentes para garantir um ano com melhores resultados para o Turismo, já que muitas pessoas e empresas dependem do setor para sobreviver.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirma que uma melhor coordenação entre os países e protocolos harmonizados de viagens e saúde são essenciais para restaurar a confiança no turismo e permitir a retoma com segurança antes do auge da temporada de verão no Hemisfério Norte.

Dados da OMT revelam que houve uma queda de 87% no número de chegadas internacionais em janeiro deste ano, face ao mesmo período do ano anterior.

A queda drástica nas chegadas de turistas afetou todos os países. Testes obrigatórios, quarentenas e, em alguns casos, o fecho completo das fronteiras, dificultaram a retoma das viagens. Além disso, a velocidade e a distribuição da vacinação têm sido mais lentas do que o esperado. Saiba mais aqui

 

OCDE: mais apoios e formação em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicou hoje o report sobre Going for Growth 2021 (Caminho para o Crescimento 2021), onde refere que em Portugal, a pandemia trouxe à luz falhas graves na rede social e agravou a situação de pessoas em situações frágeis, como estudantes ou trabalhadores com vínculos precários.

A OCDE defende, por isso, que o aumento da cobertura de apoios desempregados e trabalhadores vulneráveis deve estar no topo das prioridades de políticas públicas. A formação de adultos deve também ser uma prioridade, especialmente na área da literacia digital. Saiba mais aqui

 

15% do PRR vai para o interior do país

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou que os municípios vão desempenhar um papel essencial na execução do Plano de Recuperação e Resiliência.

Na Assembleia da República, durante uma audição da Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, a Ministra referiu que “cerca de 15% do Plano de Recuperação e Resiliência terá já à partida identificado o território do interior”, embora as verbas destinadas aos territórios de baixa densidade não se fiquem por aqui. Saiba mais aqui

 

Censos 2021 

No dia 19 de abril, inicia-se a resposta aos Censos 2021 pela Internet.

A partir do dia 5 de abril teve início a distribuição das cartas pelos recenseadores nas caixas de correio em todos os alojamentos do território nacional com os códigos necessários à resposta.

A exaustividade da recolha e do tratamento dos dados dos Censos conferem a esta operação estatística, realizada de 10 em 10 anos, um papel único no conhecimento do parque habitacional e da realidade demográfica, social e económica do país, produzindo também informações imprescindíveis para a tomada de decisões de investimento pelos sectores público e privado.

Para mais informação sobre a operação Censos 2021, consulte o site: censos.ine.pt.

 

Capacitação Plano Nacional de Formação Financeira

O Turismo de Portugal e a Academia de PME do IAPMEI organizam uma nova edição de ações de capacitação sobre temas da área financeira, enquadrados no Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).​ As inscrições para o mês de maio são abertas a 19 de abril.

Para junho, abrirão a 17 de maio. ​​As ações de capacitação são de acesso livre e realizam-se online na Academia Digital do Turismo de Portugal. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Restauração e Similares preparados para a nova fase desconfinamento

A AHRESP levou a cabo em todo o país uma campanha com o objetivo de esclarecer os empresários sobre as dúvidas que surgiram com a publicação das medidas de desconfinamento.

Disponibilizou toda a informação necessária como o Guia de Boas Práticas para a Restauração e Bebidas e a lista de FAQ’s, que inclui as principais dúvidas dos empresários do setor, e que foram respondidas pela Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, pela Secretaria de Estado do Turismo e pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A AHRESP garante que os estabelecimentos de restauração e similares estão preparados para a próxima fase de desconfinamento, assegurando todas as condições de segurança.

 

Centros comerciais, retalho e restauração reforçam medidas para reabertura total

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) garantem que os centros comerciais reúnem todas as condições para a reabertura no próximo dia 19 de abril, assegurando as condições de higiene para a salvaguarda da saúde pública e a segurança dos seus clientes, fornecedores e trabalhadores.

Num comunicado hoje enviado à imprensa, as três associações consideram que o conhecimento técnico partilhado entre as três associações contribuirá para que as empresas que funcionam nos centros comerciais iniciem esta nova fase de desconfinamento da melhor forma, garantindo a segurança de todos e para todos. Veja aqui o comunicado de imprensa completo.