Boletim Diário AHRESP (BDA 260) – 12.04.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Setor de viagens e turismo perde 160 mil postos de trabalho em 2020

De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), antes da pandemia o setor de viagens e turismo (incluindo impactos diretos, indiretos e induzidos) representava 1 em cada 4 de todos os novos postos de trabalho criados em todo o mundo, 10,6% de todos os empregos (334 milhões) e 10,4% do PIB global.

No último Relatório Anual do Impacto Económico, o WTTC indica que a contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB português caiu 56,4% em 2020. Acresce que o setor em 2020 representou apenas 8,1% do PIB em Portugal, quando em 2019 representava cerca de 17,1%. Saiba mais aqui

 

Volume de negócios do Alojamento, Restauração e Similares diminui 68% em fevereiro

De acordo com o INE, o índice de volume de negócios nos serviços acentuou em fevereiro de 2021 a queda pelo terceiro mês consecutivo, passando de uma variação homóloga nominal de -16,5% em janeiro, para -20,0% em fevereiro, o valor mais negativo desde junho passado.

O Alojamento, Restauração e Similares foram os setores que apresentaram o contributo mais negativo para a queda no índice de volume de negócios dos serviços, em resultado de uma contração homóloga de 68,0% (-57,1% em janeiro).

O Alojamento apresentou uma redução de 85,2% (-78,5% no mês anterior) e a Restauração e Similares diminuiu 62,2% (-49,3% em janeiro). Saiba mais aqui

 

OMT reúne Comité de Crise

A Organização Mundial do Turismo (OMT) reuniu, pela nona vez, o seu Comité de Crise para analisar o Turismo a nível global, contribuir para uma harmonização dos protocolos nas viagens e na saúde e assegurar financiamento para que o setor consiga sobreviver a uma crise histórica.

O Comité avançou com algumas propostas para a resolução dos maiores desafios que se impõem: a recuperação da segurança, abertura de fronteiras, promover a segurança em todas as fases da viagem turística, providenciar liquidez às empresas de turismo, proteger empregos e restituir a confiança.

O Comité de Crise da OMT, que reúne empresas e organizações internacionais, considera que o Passaporte Digital europeu é um exemplo de alinhamento de protocolos que pode ser seguido. Saiba mais aqui

 

Testagem massiva na Madeira

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, disse ser objetivo do seu Executivo iniciar em breve – previsivelmente no final de abril – a testagem massiva e gratuita à população da Madeira e Porto Santo.

O Chefe do Governo indicou que esta campanha de testagem massiva à COVID-19 já se encontra organizada e envolvendo a estreita cooperação entre a Direção Regional de Saúde e a Associação de Farmácias e a Ordem dos Farmacêuticos, cabendo à entidade regional o acompanhamento e monitorização dos resultados.

“Será um passo muito importante para nós termos dados ainda mais concretos e objetivos sobre a evolução da pandemia na Região, permitindo, ao mesmo tempo, maior fiabilidade e segurança na tomada de decisões”, considerou. Saiba mais aqui

 

A Pobreza em Portugal em estudo

A Fundação Francisco Manuel dos Santos apresenta hoje um estudo sobre “A Pobreza em Portugal: Trajetos e Quotidianos”.

Quase um quinto dos portugueses estava em risco de pobreza em 2018. Nascer pobre é uma condição para toda a vida?

Que fatores mais contribuem para este retrato? Apesar de o estudo não incidir sobre o ano do início da pandemia, os autores debruçam-se já sobre os efeitos da crise social e económica e os mais pobres estão a ser mais atingidos do que outras categoriais sociais.

A apresentação oficial, hoje, às 21h, conta com Fernando Diogo, coordenador do estudo que incluiu uma equipa de 11 investigadores em diferentes áreas das ciências sociais e economia, com a perita em políticas sociais Isabel Guerra e com o presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado Eugénio Fonseca. A moderação é do jornalista Pedro Santos Guerreiro. Saiba mais aqui

 

Maioria dos portugueses não vai ter férias de verão

Uma sondagem publicada este fim-de-semana pela TSF-DN-JN e realizada pela Aximage revela que a maioria dos portugueses (52%) não tencionam ter férias este verão. Dos 48% que tencionam tirar férias, 90% vai passá-las em Portugal.

Os locais mais escolhidos pelos inquiridos para passar estas férias são casa alugada (24%), hotel (23%) e segunda residência (19%).

Quanto a gastos, 64% dos inquiridos pensam gastar o mesmo do que nas últimas férias, 21% pensam gastar menos e 11% dizem prever gastar mais nestas férias.

A sondagem foi realizada entre os dias 24 e 27 de março, tendo sido recolhidas 830 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Funcionamento de piscinas em alojamentos turísticos

Estão as piscinas em alojamentos turísticos autorizadas a funcionar para uso dos respetivos  hóspedes? Na sequência de algumas dúvidas sobre as regras de funcionamento das Piscinas inseridas nos alojamentos turísticos, no âmbito da legislação atualmente em vigor, a AHRESP solicitou à Secretaria de Estado do Turismo (SET) esclarecimentos sobre esta matéria.

A resposta está disponível no site da AHRESP, em exclusivo para os seus Associados – clique aqui

 

ASAE fiscaliza esplanadas

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) tem vindo a realizar várias ações de fiscalização ao funcionamento de esplanadas.

A AHRESP alerta para a necessidade de se cumprirem as regras e disponibiliza toda a informação necessária para o seu cumprimento, como o Guia de Boas Práticas para a Restauração e Bebidas e a lista de FAQ’s, que inclui as principais dúvidas dos empresários do setor, e que foram respondidas pela Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, pela Secretaria de Estado do Turismo e pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A AHRESP produziu também um tríptico informativo, tendo já enviado quer para as Forças Policiais quer para as Câmaras Municipais toda a informação disponível.

 

Campanha de sensibilização Informar para cumprir

A campanha da AHRESP que está em curso em todo o país e que tem como objetivo esclarecer os empresários sobre as dúvidas que surgiram com a publicação das medidas de desconfinamento tem-se revelado da maior importância.

A campanha consiste na visita a estabelecimentos de restauração e bebidas por equipas AHRESP e na distribuição de informação. Mais iniciativas estão previstas para breve. Fique atento. 

 

Apoio para empresas com quebras de faturação no primeiro trimestre de 2021

Depois das medidas APOIAR.PT e APOIAR + Simples terem vindo conceder um apoio a fundo perdido baseado nas quebras de faturação de 2020, a AHRESP defende que seja criado um mecanismo de apoio semelhante baseado nas quebras de faturação do primeiro trimestre de 2021.

O segundo confinamento trouxe de volta a obrigatoriedade do encerramento de vários setores de atividade, sendo muitas as empresas que, tendo registado quebras de faturação significativas no primeiro trimestre, ficaram excluídas do programa APOIAR e do recente reforço atribuído às quebras de faturação superiores a 50%, que se baseavam apenas no ano de 2020.