Boletim Diário AHRESP (BDA 256) – 06.04.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Inquérito AHRESP a decorrer

Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de março para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, por forma a podermos atuar junto do Governo, através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil. Clique aqui para responder

 

Delta Cafés apoia a reabertura da restauração com oferta de 1 milhão de euros em produtos

Num momento particularmente desafiante para a restauração e no arranque da reabertura de esplanadas de restaurantes, cafés e pastelarias, a Delta Cafés vem reforçar o seu apoio ao canal Horeca, lançando a iniciativa “Juntos Somos mais Fortes”, oferecendo um conjunto de produtos do portefólio do Grupo Nabeiro, um incentivo a olhar o futuro com esperança.

Durante o primeiro mês de reabertura da restauração após o confinamento, e através da plataforma Delta GO – programa de fidelização e apoio aos clientes do canal Horeca -, a Marca vai oferecer 4 diferentes cabazes compostos por diversos produtos do Grupo Nabeiro – Delta Cafés e cujo valor de venda equivale a um milhão de euros, gerando 100% de receita para os estabelecimentos.

Para se inscrever e receber este cabaz da Delta, clique aqui.

 

Controlo de pessoas nas fronteiras terrestres

Na sequência da articulação permanente entre os governos de Portugal e de Espanha, e tendo em conta a situação epidemiológica nos dois países, o controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais vai manter-se até às 23h59 do dia 15 de abril, mantendo-se todos os Pontos de Passagem Autorizados (PPA) e os horários estabelecidos no período anterior.

Assim, a partir das 00h00 do dia 6 de abril, mantém-se limitada a circulação entre Portugal e Espanha – e somente nos PPA – ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

Continua também suspensa a circulação ferroviária transfronteiriça, exceto para transporte de mercadorias, bem como o transporte fluvial entre Portugal e Espanha.

Os cidadãos provenientes do Reino Unido, Brasil, África do Sul ou de países com uma taxa de incidência de Covid-19 igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes, que entrem em território nacional por via terrestre, têm de cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias. Saiba mais aqui

 

Last call: Mecanismos de Reestruturação de empresas em webinar

É já esta quarta-feira que decorre o webinarOs Mecanismos de Reestruturação aos dispor das Empresas”, que resulta de uma parceria entre a AHRESP, o IAPMEI e a Associação de Mediadores e Recuperação de Empresas (AMRE).

O evento tem início às 15h30. Inscrições gratuitas mas obrigatórias – clique aqui

 

Summit Científico a 15 de abril

No próximo dia 15 de abril, a WTTC vai reunir no Global Scientific Summit on COVID-19, cientistas e especialistas em saúde para debater a vida com COVID-19.

A iniciativa, que se realizará pela via digital, dará conta das mais recentes descobertas e boas práticas nesta área. Para mais informações, clique aqui

 

Taxa de desemprego mantém-se em 6,9%

Segundo dados do INE, em fevereiro de 2021 a taxa de desemprego situou-se em 6,9%, o mesmo valor que no mês anterior e mais 0,4 p.p. que no mês homólogo de 2020.

A população desempregada aumentou 3,8% por comparação com fevereiro de 2020. Consulte aqui os dados do INE

Medidas ahresp

Apelo ao cumprimento das regras sanitárias

A situação epidemiológica em Portugal permitiu que se prosseguisse a estratégia de levantamento progressivo das medidas de confinamento, tendo ontem decorrido a reabertura das esplanadas.

A AHRESP apela a todos, empresários e clientes, que cumpram todas as regras de caráter sanitário, nomeadamente o distanciamento, o limite de pessoas por mesa, a utilização de máscara quando não se está a consumir, a desinfeção permanente das mãos, dos materiais e das zonas comuns.

Para que tudo corra bem e não haja um retrocesso que seria desastroso para todos, temos de agir da forma responsável. Consulte aqui o Guia de Boas Práticas

 

Apoios a fundo perdido da Câmara Municipal de Lisboa até junho de 2021

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou a prorrogação das candidaturas ao segundo programa Lisboa Protege até 30 de junho.

É mais um apoio às empresas que chega pelas mãos de uma autarquia, e a AHRESP não pode deixar de elogiar, já que muitos destes apoios surgem como consequência das múltiplas reuniões que a AHRESP tem promovido, com o objetivo de sensibilizar o poder local para a adoção de medidas de apoio às empresas turísticas.

Ontem, a Câmara Municipal de Lisboa anunciou que irá alargar as candidaturas ao segundo programa de apoio a fundo perdido da CML, aos restaurantes e comércio da cidade, até 30 de junho de 2021. Ao longo dos últimos meses, a autarquia tem apoiado o setor da restauração, nomeadamente através da isenção das taxas municipais nas esplanadas – que continuará durante o ano de 2021, apoios financeiros à sua conversão e alargamento, e aquisição de refeições ao fim de semana, para apoiar os mais desfavorecidos.

Até agora, a Câmara liderada por Fernando Medina apoiou quatro mil entidades a fundo perdido, no valor de 23 milhões de euros. Saiba mais aqui

Recorde-se que no site da AHRESP está disponível uma área reservada aos Associados, onde é possível consultar os apoios disponibilizados por cada um dos municípios.

 

Impacto da Portaria 262/2020 na Atividade do Alojamento Local

Na sequência de um inquérito realizado entre os dias 19 e 24 de março, para aferir os impactos da implementação da Portaria 262/2020 de 6 de novembro na atividade de Alojamento Local, obtiveram-se um total de 336 respostas válidas, devidamente representativas deste setor de atividade.

Face aos resultados obtidos, e conforme a AHRESP alertou desde a primeira hora, torna-se evidente que esta Portaria acarreta sérias dificuldades, sobretudo para os Hostels.

Nesse sentido, a AHRESP tem defendido a implementação das seguintes medidas:

  • Extensão de 1 para 2 anos do período transitório para a aplicação dos artigos 7º (instalações sanitárias), alínea e) do ponto 1 do artigo 9º, artigo 11º (áreas), artigo 12º (dormitório), artigo 13º (zonas comuns) e artigo 14º (acesso a utentes com mobilidade condicionada) para todos os Alojamentos Locais existentes à data de entrada em vigor da portaria;
  • A dispensa de cumprimento de requisitos para todos os Alojamentos Locais existentes à data de entrada em vigor da portaria, nos artigos 7º (instalações sanitárias), alínea e) do ponto 1 do artigo 9º, artigo 11º (áreas), artigo 12º (dormitório), artigo 13º (zonas comuns) e artigo 14º (acesso a utentes com mobilidade condicionada) desde que justificadamente estejam impossibilitados de realizar obras de adaptação (oposição dos senhorios e/ou problemas estruturais para realização de obras de adaptação);
  • E a criação de linhas de apoio, isentas de juros, num modelo bonificado e/ou parcialmente a fundo perdido, para adaptação das unidades de alojamento local existentes não conformes com o disposto na Portaria 262/2020.