Boletim Diário AHRESP (BDA 253) – 31.03.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Novo Inquérito AHRESP a decorrer

Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de março para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, por forma a podermos atuar junto do Governo, através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil. Clique aqui para responder

 

Prolongada a interdição de desembarque nos portos nacionais Portugal  

Considerando a prorrogação da declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública, o Governo decidiu pela prorrogação, até ao dia 14 de abril de 2021, da proibição de desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais, com exceção de cidadãos nacionais ou aos titulares de autorização de residência em Portugal. Saiba mais aqui

 

Itália impõe quarentena de cinco dias

O Ministério italiano da Saúde determinou um período de quarentena obrigatória de cinco dias a todas as pessoas que pretendam entrar em Itália.

A medida aplicava-se apenas a cidadãos originários de países fora da União Europeia, mas a evolução da pandemia obrigou a novas restrições, sendo agora para todos os viajantes dos Estados-membros e também aos próprios cidadãos italianos.

Todos os viajantes terão de fazer um teste antes da partida para Itália, cumprir cinco dias de quarenta e realizar novo teste no final desse período.

 

Quebras na restauração de 43,5 por cento

A Informa D&B publicou um estudo no qual conclui que o setor da restauração registou em 2020 quebras na faturação de 43,5 por cento, o que corresponde a menos 2 mil milhões de euros face aos 4 645 milhões de 2019.

O valor da faturação deverá ficar pelos 2625 milhões de euros, depois de vários anos de crescimento contínuo”, refere.

As restrições à mobilidade, nacional e internacional, associada às limitações impostas ao setor devido à pandemia de Covid’19 são as principais razões para a quebra prevista no relatório.

 

Alojamento e Restauração são os setores com mais créditos em moratória

Dados publicados pelo Banco de Portugal indicam que, no final de fevereiro de 2021, o montante global de empréstimos abrangidos por moratórias era de 45,6 mil milhões de euros.

Os setores do Alojamento e Restauração continuam a destacar-se pela preponderância das moratórias no total de crédito: no final de fevereiro, 58,6% do montante total dos seus empréstimos encontravam-se abrangidos por moratórias. Saiba mais aqui

 

Fevereiro de 2021 foi um dos piores meses da pandemia para o setor do alojamento turístico

De acordo com estimativas do INE, em fevereiro de 2021, o setor do alojamento turístico registou, face ao período homólogo, quebras de 86,9% no número de hóspedes e de 87,7% nas dormidas. As dormidas de residentes diminuíram 74,8% e as de não residentes decresceram 94,4%.

Todas as regiões e todos os principais mercados emissores registaram decréscimos expressivos das dormidas.

Desde o início da pandemia, fevereiro foi o terceiro mês com maior redução do número de dormidas, tendo sido apenas ultrapassado pelos meses de abril e maio de 2020. Consulte aqui os dados do INE

 

Proibição de plásticos de uso único foi adiada de 31 de março para 1 de julho

Recordamos que a aplicação da proibição de utilização e disponibilização de louça de plástico de utilização única nas atividades da restauração e/ou bebidas foi adiada para dia 1 de julho.

O prazo foi adiado pelo Decreto-Lei n.º 22-A/2021, de 17 de março, que prorrogou prazos e estabeleceu medidas excecionais e temporárias no âmbito da pandemia da doença COVID-19. As empresas de restauração e bebidas têm agora mais 3 meses para se adaptarem às novas restrições no que respeita aos plásticos descartáveis.

A AHRESP está a acompanhar este assunto e em breve daremos mais e novas orientações. Consulte aqui o Decreto-Lei

Medidas ahresp

Governo apresenta medidas para segunda fase de desconfinamento 

Está prevista para esta quinta-feira a divulgação das regras para a próxima fase de desconfinamento que terá início na próxima segunda-feira (dia 5).

A AHRESP tem alertado o Governo para a necessidade das medidas serem apresentadas atempadamente, para que empresas e consumidores possam ser esclarecidos em devido tempo.

Nesse sentido, a AHRESP reuniu esta manhã com a Direção-Geral da Saúde, com a presença da Dra. Graça Freitas, Diretora Geral e sua equipa, para articular o Plano de Reabertura para a Restauração e Bebidas.

A Orientação n.º 023/2020, que estabelece os procedimentos a cumprir pelos estabelecimentos de restauração e bebidas, será atualizada e o Guia de Boas Práticas da AHRESP acompanhará essa atualização.

Assim que estas ferramentas estiverem disponíveis a AHRESP informará todos os seus associados.