Boletim Diário AHRESP (BDA 235) – 05.03.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Inquérito AHRESP a decorrer termina dia 8 de março

Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de fevereiro para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, por forma a podermos atuar junto do Governo, através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil.

O prazo de resposta termina dia 8 de março. Para responder ao inquérito clique aqui

 

Submissão de pedidos de pagamento das medidas APOIAR.PT e APOIAR Restauração

Para as empresas com candidaturas já aprovadas, foi prorrogada até 19 de março a possibilidade de solicitar o reforço da medida APOIAR.PT, mediante a introdução dos valores de faturação do 4º trimestre de 2020.

Da mesma forma, as empresas com candidaturas aprovadas à medida APOIAR Restauração têm até 19 de março para submeter novos pedidos de pagamento e acrescentar dias de suspensão de atividade (disponível para os dias com limitações compreendidos entre 14 de novembro de 2020 e 10 de janeiro de 2021).

O alargamento deste prazo não permite a submissão de novas candidaturas. Saiba mais aqui

 

Minutas e dísticos para associados

Atendendo ao dever geral de recolhimento domiciliário em vigor, os cidadãos não podem circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, exceto para as situações devidamente autorizadas e contempladas no Estado de Emergência.

Relembramos igualmente que desde as 20h00 de sexta-feira e até às 05h00 de segunda-feira, está igualmente proibida a circulação entre concelhos, exceto para situações devidamente autorizadas, sendo uma delas, respetivamente, a autorização para o exercício de atividade profissional.

Nesta sequência, a AHRESP disponibiliza, em exclusivo para os seus Associados, as declarações de autorização que permitem a circulação dos seus trabalhadores, incluindo para serviço de entrega ao domicílio. Poderá ainda ter acesso aos dísticos necessários para este período.

 

Fórmula 1 no Algarve em abril e maio

A Fórmula 1 estará de regresso ao Algarve, concretamente ao Autódromo Internacional, em Portimão, entre os dias 30 de abril e 2 de maio de 2021, como parte das 23 provas do calendário da FIA do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021.

Em outubro de 2020, Portimão entrou no calendário da Formula 1 pela primeira vez, com o regresso a Portugal após 24 anos de ausência. A Região de Turismo do Algarve já se pronunciou: “É com grande entusiasmo que o Turismo do Algarve saúda o regresso da Fórmula 1 ao Autódromo Internacional do Algarve em 2021, abraçando o desígnio de tornar este grande evento num enorme sucesso para Portugal”. Saiba mais aqui

 

Novo curso Turismo de Luxo

As Escolas de Hotelaria do Algarve, Lisboa e Porto do Turismo de Portugal criaram um novo curso designado Curso Executivo em Turismo de Luxo. Destina-se a profissionais do sector que já se encontram a trabalhar neste segmento ou outros que pretendam focar-se no universo muito exclusivo da Hospitalidade de Luxo. ​​

Este Curso Executivo terá início a 7 de Abril e realiza-se em formato online. Constituído por 6 módulos de caráter obrigatório, com a duração total de 100 horas, e quatro módulos optativos, com a duração entre 15h e 20h.

Durante a formação, serão convidados vários especialistas, empresários e operadores deste segmento. Todas as informações relativas a este novo Curso Executivo podem ser consultadas no Portal das Escolas do Turismo de Portugal​.​ Saiba mais aqui

 

Melhores Empresários, Melhores Negócios

A AHRESP, em cooperação com a Confederação de Turismo de Portugal, tem agendados vários workshops técnicos integrados no programa “Melhores Empresários, Melhores Negócios”.

Anote na sua agenda:

  • 08 de março:Comunicação e Vendas on-line;
  • 16 de março de 2021: “Revitalizar os negócios em tempos de pandemia”;
  • 22 de março: Controlo de custos e fichas técnicas.

Para mais informações e inscrições clique aqui

Medidas ahresp

Provedora de Justiça reconhece atrasos nos pagamentos do Apoio à Retoma Progressiva

Conforme a AHRESP tem vindo a alertar, foi agora confirmado pelo ofício enviado pela Provedoria de Justiça aos Secretários de Estado da Segurança Social e da Justiça a necessidade e máxima urgência na otimização de processos de análise dos requerimentos apresentados no âmbito do Apoio à Retoma Progressiva.

O documento da Provedora tem como origem as queixas de “várias empresas em situação de crise empresarial” e apela a que “sejam envidados esforços no sentido da situação relatada ser superada com a maior brevidade” e solicita também que lhe seja dado conhecimento das medidas que vierem a ser adotadas. Recorde-se que a AHRESP cedo denunciou esta situação, considerando que “não podem existir atrasos desta natureza, que comprometem severamente a sobrevivência de milhares de negócios”. Saiba mais aqui

 

Alargamento do Lay-off Simplificado

A AHRESP defende o alargamento do lay-off simplificado a todas as empresas da restauração, similares e alojamento turístico, independentemente da sua dimensão.

O acesso a este mecanismo após a saída do estado de emergência deve ter por base a perda de faturação relativamente ao ano de 2019. Cumulativamente, as restantes medidas de apoio ao emprego devem permanecer até, pelo menos, ao final do ano de 2021.

Artigos Relacionados

SEJA ASSOCIADO AHRESP