Boletim Diário AHRESP (BDA 232) – 02.03.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Manual de Negócios AHRESP

O Manual de Negócios AHRESP nº 18, edição descarregável que reúne a informação mais importante da última quinzena, as respostas às dúvidas mais colocadas pelos associados da AHRESP, as regras em vigor e a lista de apoios dirigidos às empresas já está disponível no site da AHRESP.

Destaque ainda para a entrevista à sub-directora geral da Hotrec – Hospitality Europe, Marta Machado, e para o trabalho sobre as tendências na procura turística. Consulte aqui o Manual de Negócios AHRESP nº 18

 

Novo Inquérito AHRESP a decorrer

Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de fevereiro para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, por forma a podermos atuar junto do Governo, através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil.Responda aqui

 

Abertas candidaturas a Fundo Lisboa Protege

A Câmara Municipal de Lisboa tem desde ontem disponível novas candidaturas ao Fundo Lisboa Protege, para as empresas que não ficaram incluídas na primeira fase. Consulte a informação sobre os novos apoios e ainda sobre o apoio às esplanadas.

Para submeter a sua candidatura aceda aqui: https://www.lisboa.pt/lisboaprotege.

Para ter acesso ao download do documento de apresentação do Fundo Lisboa Protege , clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Download de ficheiro

Apresentacao_ProgramaApoioEconomiaCultura_CML_01032021 377.85 KB
Download

Formações do Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar para o mês de março

Estão disponíveis na Academia AHRESP as novas datas de formação desenvolvidas pelo nosso Centro de Formação para o mês de março.

Para ficar a conhecer todas as temáticas e datas convidamo-lo a visitar a nossa página. Entre as várias formações, destacamos as seguintes: Marketing Digital (08.03 a 19.03); Capitações, Fichas Técnicas, Cartas e Ementas (08.03 a 19.03); e Gestão de Equipas (09.03 a 19.03). Inscreva-se já e garanta o seu lugar. Saiba mais aqui

 

Instrumentos financeiros europeus devem responder às necessidades das empresas do Turismo

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, na sequência da reunião que ontem decorreu entre os responsáveis pela pasta do turismo da União Europeia salientou a “necessidade de solicitar à Comissão Europeia que possa ajustar e estender os instrumentos financeiros que foram colocados à disposição dos Estados-membros para que as empresas de turismo encontrem uma resposta cabal às necessidades específicas”.

As empresas do setor do turismo veem-se “a braços com restrições grandes a nível de liquidez e que podem traduzir-se a curto ou médio prazo em problemas de solvência se não for possível nós todos, Estados-membros, acudirmos da forma que se impõe”.

Os responsáveis pela pasta do turismo sublinharam também a necessidade de harmonizar as regras de viagem, estabilizando os protocolos a nível dos testes, rápidos ou não, e a nível da declaração que deve acompanhar qualquer viajante de modo a garantir que ou está vacinado ou que se encontra imune ou tem um resultado de teste negativo. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

AHRESP apresentou propostas para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Na sequência da consulta pública ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a AHRESP manifestou junto do Governo as suas preocupações pela ausência de medidas concretas com vista ao arranque da economia e sobretudo das empresas da atividade turística.

É fundamental que o PRR tenha como objetivo principal e prioritário a recuperação das empresas e a sua sustentabilidade económica e financeira, para que os programas de Resiliência, de Transição Climática e de Transição Digital sejam exequíveis e sustentados na economia real.

Para ter acesso ao download do documento AHRESP, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Download de ficheiro

Plano de Recuperação e Resiliência - Comentários AHRESP - 01.mar.2021 290.54 KB
Download

Decisões e pagamentos do programa APOIAR com atraso

A AHRESP defende que as decisões e pagamentos das medidas do programa APOIAR sejam emitidas com a máxima brevidade possível.

Existem candidaturas que permanecem sem decisão, mesmo já tendo sido ultrapassado o prazo máximo de análise estipulado em regulamento.

Considerando o forte impacto que este confinamento está a ter na tesouraria das empresas de alojamento turístico, restauração e similares, é importante que estes atrasos sejam evitados ao máximo, para não comprometer a sobrevivência de milhares de negócios.

Artigos Relacionados

SEJA ASSOCIADO AHRESP