Boletim Diário AHRESP (BDA 210) – 29.01.2021

Informações e Esclarecimentos

 

Manual de Negócios AHRESP

O nº 16 do Manual de Negócios AHRESP vai ficar disponível no site da AHRESP amanhã, 30 de janeiro.

Nesta edição, que é descarregável, pode consultar as respostas às dúvidas mais colocadas pelos associados da AHRESP; as regras para a próxima quinzena e a lista de apoios disponíveis para as empresas.

Consulte ainda o trabalho sobre o impacto nos fornecedores do canal Horeca e a entrevista ao diretor geral da FIPA.

Para ter acesso às novidades diárias, consulte no Site AHRESP o Boletim Diário ou descarregue a app MyAHRESP.

 

Controlo de fronteiras reposto a partir de domingo

Foi publicado o Decreto n.º 3-D/2021, de 29 de janeiro, que regulamenta a prorrogação do Estado de Emergência.

Nesta sequência, para além de manter inalteradas as medidas e restrições atualmente em vigor, este diploma prevê ainda restrições às deslocações para fora do território continental, bem como a reposição do controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais. Saiba mais aqui

 

Minutas e dísticos para Associados

Atendendo ao dever geral de recolhimento domiciliário em vigor, os cidadãos não podem circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, exceto para as situações devidamente autorizadas e contempladas no novo Estado de Emergência, em vigor a partir de 31 de janeiro (próximo domingo).

O desempenho para o exercício de atividades profissionais é uma das situações devidamente autorizada para circulação na via pública.

A AHRESP disponibiliza, como habitual, em exclusivo para os seus Associados, as declarações de autorização que permitem a circulação dos seus trabalhadores – clique aqui

 

Takeaway permitido nos concelhos de alto risco dos Açores

O Governo Regional dos Açores veio retificar o Decreto Regulamentar Regional que regulamenta na Região Autónoma a aplicação da declaração de Estado de Emergência.

Assim, foi agora clarificado, através da Declaração de Retificação n.º 2/2021/A, de 29 de janeiro, que nos concelhos de alto risco, a partir das 15h00  e até às 22h00 , os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares podem funcionar em serviço de entregas ao domicílio e takeaway, com exceção dos fornecimentos de refeições a hóspedes de estabelecimentos hoteleiros ou similares por parte dos respetivos serviços de restauração. Saiba mais aqui

 

Prolongada a interdição de desembarque nos portos nacionais

Considerando o evoluir da situação epidemiológica e a prorrogação da declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública, o Governo decidiu pela prorrogação, até ao dia 15 de fevereiro de 2021, da proibição de desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais. Saiba mais aqui

 

Atendimento na Segurança Social através de videoconferência

A Segurança Social iniciou esta terça-feira um projeto piloto em que vai promover o atendimento remoto por videoconferência por marcação.

Este projeto-piloto coloca nove serviços de atendimento de quatro Centros Distritais em contacto, através de videoconferência, com beneficiários que se localizem em zonas em que o atendimento não é garantido em tempo útil, através da plataforma Teams.

Estarão disponíveis serviços dedicados a cidadãos e empresas, como contribuições ou proteção jurídica, e ainda da área das relações internacionais, como o Cartão Europeu de Seguro de Doença, que poderá ser pedido através desta nova modalidade de atendimento.

Após avaliação deste novo canal de atendimento, a Segurança Social pretende alargar o número de balcões a atender por videoconferência no território, aumentando a sua capacidade de resposta, e permitir que possam ser tratados mais assuntos por esta via. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Disponibilização urgente de apoios para empresas recentes

A AHRESP defende a urgente disponibilização dos apoios existentes às empresas que iniciaram a sua atividade e faturação no decorrer do ano de 2020, que atualmente estão impedidas de aceder aos apoios a fundo perdido.

A grande maioria destes empresários iniciaram o seu investimento em 2019 ou nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, altura em que era impossível prever a grave situação de crise económica que estamos a atravessar, e agora estão excluídos dos apoios disponíveis, por não haver histórico de faturação suficiente para evidenciar uma quebra, ou simplesmente por não estarem legalmente constituídas a 1 de janeiro de 2020.

É importante que sejam encontradas formas de apoiar estas novas empresas que, com níveis de faturação próximos de zero, não dispõem de liquidez para sobreviver aos próximos meses.

 

Comissão Europeia permite que Estados-Membros aumentem apoio estatal às suas economias

A AHRESP considera que os mecanismos agora em vigor e colocados à disposição das empresas, face ao agravamento do estado pandémico, são manifestamente insuficientes.

A Comissão Europeia veio agora permitir aos Governos dos Estados-Membros reforçarem os apoios, decidindo prorrogar até 31 de dezembro de 2021 o Quadro Temporário relativo a medidas de auxílio estatal, aprovado em 19 de março de 2020 para apoiar a economia no contexto do surto de coronavírus.

Também decidiu alargar o âmbito do Quadro Temporário através do aumento dos limites máximos nele estabelecidos e da possibilidade de conversão de empréstimos e outros instrumentos em subvenções diretas até ao final do próximo ano.

 

Apoios anunciados pelas autarquias

Face à crise sem precedentes que as empresas do alojamento turístico e da restauração e similares estão a viver, a intervenção do Poder Local tem sido essencial.

Desde o início da pandemia, a AHRESP tem vindo a incentivar, através de contactos diretos e reuniões de apresentação do seu Plano de Dinamização Autárquico, as autarquias a serem parceiras das empresas nas matérias em que podem fazer a diferença no apoio ao seu funcionamento, nomeadamente no que toca à isenção de taxas de esplanadas, facilitação de processos de licenciamento ou outras medidas extraordinárias de apoio que permitam mitigar o impacto da crise num tecido empresarial muito fragilizado.

A lista de autarquias que têm vindo a apoiar o funcionamento da atividade das empresas de restauração, similares e do alojamento turístico tem sido notável.

No Site da AHRESP fazemos um balanço das medidas apresentadas e em vigor município a município, estando a informação em constante atualização – clique aqui

Caso tenha conhecimento de apoios que não constem no nosso Site, por favor envie email com a informação para info@ahresp.com.