Boletim Diário AHRESP (BDA 196) – 11.01.2021

Informações e Esclarecimentos

Inquérito Mensal AHRESP termina hoje

Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP, encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de dezembro, cujo prazo de resposta termina hoje.

Para que a AHRESP possa atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Bebidas, a sua participação é da maior relevância, para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais e perspetivas futuras, por forma a podermos atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil.  Para responder, clique aqui.

 

Empresas devem preparar-se para eventual mudança na operação

Atendendo a um novo confinamento e à eventualidade dos estabelecimentos de restauração e similares poderem funcionar apenas em take-away, entregas ao domicílio (delivery) e drive-thru, a AHRESP relembra que:

  • As regras de higiene e segurança do take-away, da entrega ao domicílio (delivery) e do drive-thru podem ser consultadas no Guia de Boas Práticas AHRESP, devidamente validado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), e nos vídeos lançados pela AHRESP em conjunto com a MAKRO, que estão disponíveis no Site da AHRESP;
  • A DGS publicou regras específicas para estafetas, que devem ser seguidas e recomendadas a estes profissionais pelos próprios estabelecimentos;
  • No anterior confinamento e nos diversos estados de emergência os estabelecimentos foram dispensados de licença para confeção destinada a consumo fora do estabelecimento ou entrega no domicílio;
  • No caso de avançarem para delivery ou take-away, os estabelecimentos poderão determinar aos seus trabalhadores, desde que com o seu consentimento, a participação nas respetivas atividades, ainda que as mesmas não integrem o objeto dos respetivos contratos de trabalho;
  • Os dísticos de afixação obrigatória, disponibilizados pela AHRESP aos seus associados, sobre regras de entrada, prioridades, entre outros, serão atualizados logo que seja publicada a regulamentação desta eventual nova situação. Consulte o Manual de Negócios AHRESP

 

 Formações CFPSA

A AHRESP disponibiliza no seu Site a oferta formativa do Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar (CFPSA).

No mês de janeiro, as formações incidem sobre Organização da Cozinha; Capitações; Fichas Técnicas; Cartas e Ementas; Higiene e Segurança Alimentar na Restauração; 10 passos para o seu restaurante funcionar; Nutrição e Dietética; Saber comer para bem viver; Introdução à gestão do tempo e à organização do trabalho. Para mais informações, clique aqui.

 

O Papel Dinamizador dos Eventos no Turismo em Meio Rural

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC – IPC) vai promover já esta quinta-feira (14/01 – 10h00) o Webinar “O Papel Dinamizador dos Eventos no Turismo em Meio Rural: Que Desafios?”

O Webinar vai decorrer na plataforma Zoom e irá abordar temas como “A gastronomia como marca de um território”, “A importância das Tradições Populares e Eventos festivos no Turismo em espaços rurais e naturais” e “Glamping” – O Glamping como contributo de experiências únicas no Turismo em espaços rurais e naturais. Para mais informações sobre o programa e forma de assistir, siga este link.

 

Regras Europeias no Site ReOpen

Em toda a Europa, as regras para minimizar e combater a pandemia COVID-19 estão a ser reforçadas, nomeadamente no que respeita ao funcionamento da economia e às regras no alojamento turístico e na restauração.

O Site Reopen, da União Europeia, atualiza ao minuto os números da pandemia, assim como as regras a nível de viagens internacionais, testagem, quarentenas, deslocações internas, transportes, funcionamento de comércio, incluindo restaurantes, cultura, entre outros, em todos os países europeus. Consulte aqui o mapa interativo.

Medidas ahresp

Necessário novo quadro de apoio para um novo confinamento

Face a um novo confinamento, é cada vez mais urgente a imediata disponibilização das medidas já anunciadas pelo Governo no passado dia 10 de dezembro, bem como a necessidade de um novo quadro de apoio às empresas e seus trabalhadores.

 

O funcionamento em take-away, delivery e drive-thru deve ser permitido

A AHRESP apela ao Governo que, face a um novo confinamento e ao encerramento dos estabelecimentos de restauração e similares ao público, seja permitido, tal como tem sido veiculado, o respetivo funcionamento em regime de delivery (entregas ao domicílio) e take-away, neste último se incluindo a permissão de funcionamento em regime de drive-thru, modalidade em que os clientes se mantêm nas suas viaturas, sem possibilidade de ajuntamento e, logo, reduzindo qualquer risco de contágio.

 

Alojamento e Restauração devem ser elegíveis no novo Programa de Apoio à Produção Nacional

A AHRESP defende que o novo Programa de Apoio à Produção Nacional inclua as CAE 55 (alojamento turístico) e 56 (restauração e similares), como elegíveis para aceder a mecanismo de apoio.

Este novo programa reveste-se da maior relevância para a requalificação e promoção dos estabelecimentos do alojamento turístico e da restauração e bebidas, bem como para a manutenção dos postos de trabalho.

 

Acordo com PassMúsica deve ser reproduzido por outras entidades

A AHRESP intercedeu junto da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) e GEDIPE (Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais) no sentido de serem criados mecanismos de apoio às empresas para diminuição dos seus encargos, à semelhança do que foi acordado com a PassMúsica.

Numa altura em que se perspetiva um novo confinamento geral em todo o país, é por demais urgente garantir às empresas da restauração e bebidas e alojamento turístico todos os apoios que lhes permitam ultrapassar mais esta fase difícil. A AHRESP aguarda resposta dessas entidades.