Boletim Diário AHRESP (BDA 194) – 07.01.2021

Informações e Esclarecimentos

 

Governo agrava medidas para o próximo fim-de-semana

O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto que regulamenta a prorrogação do estado de emergência em todo o território continental, no período entre as 00h00 do dia 8 de janeiro de 2021 e as 23h59 do dia 15 de janeiro.

Não obstante a manutenção das regras em vigor e atualização da lista de concelhos em risco, foi decidido agravar as medidas para o fim-de-semana que se aproxima, estabelecendo a proibição de circulação na via pública a partir das 13h00 no fim-de-semana de 9 e 10 de janeiro nos concelhos de risco elevado, muito elevado e extremo e aplicando a todo o território nacional continental a proibição de circulação entre concelhos entre as 23h00 do dia 8 de janeiro e as 05h00 do dia 11 de janeiro de 2021, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos.

Na conferência de imprensa pós Conselho de Ministros, o Primeiro-ministro António Costa referiu que amanhã reunirá de urgência com os representantes da Concertação Social e com os partidos políticos e no próximo dia 12 de janeiro ouvirá os especialistas em saúde para avaliar eventuais novas medidas restritivas.

Para ver o comunicado do Conselho de Ministros de hoje, clique aqui.

 

Concelhos de risco moderado sem recolher obrigatório às 13h00

As medidas restritivas aprovadas hoje em Conselho de Ministros, a vigorar no próximo fim-de-semana, não são aplicáveis aos concelhos de risco moderado. Atendendo à atualização da lista de concelhos por nível de risco, são 25 os concelhos onde não vigorará a proibição de circulação na via pública a partir das 13h00 dos dias 9 e 10 de janeiro.

Para ver o comunicado do Conselho de Ministros de hoje, clique aqui.

 

 Novo Inquérito AHRESP a decorrer

Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de dezembro, para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Bebidas.

Este inquérito será efetuado em conjunto com a empresa NIELSEN, uma entidade internacional de prestígio na realização de estudos de mercado, e que será responsável pelo tratamento dos resultados.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais e perspetivas futuras, por forma a podermos atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil. Para responder, siga esta página.

 

Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva

Foi aprovado o decreto-lei que prorroga o apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade em empresas em situação de crise empresarial. Nesse sentido:

  • estabelece-se que todos os trabalhadores que estejam abrangidos pelo lay-off simplificado, lay-off do Código do Trabalho (motivado pela pandemia da doença Covid-19 e que se inicie após 1 de janeiro de 2021) e apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade passem a auferir 100% da sua retribuição normal ilíquida até 3 Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG), não havendo lugar a esforço adicional dos empregadores;
  • cria-se o apoio simplificado para microempresas em situação de crise empresarial, tendo em vista a manutenção de postos de trabalho;
  • prorroga-se o apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade em empresas em situação de crise empresarial até 30 de junho de 2021;
  • estende-se ao elenco dos beneficiários do apoio à retoma os membros de órgãos estatutários que exerçam funções de gerência;
  • mantém-se a dispensa parcial de contribuições para a segurança social, a cargo da entidade empregadora, para as micro, pequenas e médias empresas. 

Para ver o comunicado do Conselho de Ministros de hoje, clique aqui.

Ilha de São Miguel nos Açores em alto risco

O elevado número de casos registados em São Miguel levaram o Governo Regional a considerar todos os concelhos desta ilha como de alto risco, aplicando-se novas medidas, desta feita mais restritivas, já a partir das 00h do dia 8 de janeiro de 2021, nomeadamente:

  • Cafés e restaurantes passam a fechar todos os dias às 15h, apenas podendo funcionar em Take Away ou entrega ao domicílio após essa hora;
  • Proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00 nos dias da semana e a partir das 15h00 ao fim de semana;
  • Encerramento do comércio local e dos centros comerciais às 20h00 durante a semana e às 15h00 ao fim de semana;
  • Teletrabalho para todos os serviços quando for possível, especialmente para pessoas com mais de 60 anos e/ou com patologias, quando não for possível optar por desdobramento de horários e serviços;
  • Limitações de ajuntamentos de mais de 4 pessoas na via pública que não sejam do mesmo agregado familiar.

  Veja aqui o Decreto. A AHRESP disponibiliza a minuta de circulação entre concelhos aqui.

 

Pagamento do IMI em prestações na R.A. Madeira

Foi aprovada a possibilidade de pagamento do IMI em prestações, na Região Autónoma da Madeira, nas seguintes condições:

  • quando o montante seja igual ou inferior a 50 euros, deve ser pago numa única prestação, no mês de maio;
  • quando o seu montante seja superior a 50 euros e igual ou inferior a 100 euros, deve ser pago em duas prestações, nos meses de maio e novembro;
  • sempre que o imposto seja superior a 100 euros, poderá ser pago em cinco prestações, nos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro. Mais aqui.

 

AHRESP acorda novo mecanismo de apoio às empresas

A AHRESP, que desde o início da pandemia tem contactado diversas entidades no sentido de serem criados mecanismos de apoio às empresas para diminuição dos seus encargos, acordou com a PassMúsica um novo mecanismo de apoio para as renovações dos licenciamentos de música ambiente nos seus estabelecimentos.

No licenciamento para 2021 o mecanismo solidário será adaptado às novas necessidades e exigências das empresas através de uma campanha que inclui descontos e moratórias. Veja a informação completa aqui.

 

Medidas ahresp

Aumento de restrições exigem maior celeridade no apoio às empresas

A AHRESP defende a urgente disponibilização das medidas anunciadas pelo Governo no início de Dezembro de 2020.

O urgente acesso a estes apoios por parte das empresas torna-se ainda mais importante, face à renovação de restrições à atividade económica e à circulação de pessoas.

Conforme referido pelo Sr. Primeiro-Ministro, se a evolução da pandemia não regredir nos próximos dias, terão de ser aplicadas medidas ainda mais restritivas, o que irá agravar o já muito debilitado estado financeiro das nossas empresas.