AHRESP defende compensações financeiras proporcionais aos elevados prejuízos de Natal e Ano Novo

A AHRESP reuniu ontem com o Governo, a fim de apresentar a urgência de medidas de compensação financeira para os elevados prejuízos que se preveem para a época natalícia e de passagem de ano, e que resultam da quebra de receitas e do pagamento de compromissos já assumidos. Mais assinalou que devem ser revistos os mecanismos de cálculo das compensações que foram considerados nos fins-de-semana do passado mês de novembro.

A AHRESP reuniu ontem com o Governo, nas pessoas da Secretária de Estado do Turismo e do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, para manifestar a grande preocupação com o impacto brutal que as regras de confinamento sanitário irão provocar nas empresas da restauração e similares e do alojamento turístico.

Teve a AHRESP a oportunidade de assinalar a necessidade de alteração dos mecanismos de cálculo da compensação financeira, aplicando-o à quebra efetiva por comparação às receitas do período homólogo de 2019.

Solicitou igualmente que esta compensação abrangesse não só as empresas da restauração e similares, mas também as empresas do alojamento turístico.

Estas compensações não afastam a imperiosa necessidade de ver regulamentadas e disponibilizadas todas as medidas apresentadas pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital no passado dia 10 de dezembro, com vista ao reforço da liquidez das empresas, da proteção do emprego e do apoio às rendas comerciais.

Porque todas estas medidas assumem vital importância para as atividades de restauração e similares e do alojamento turístico, dramaticamente afetadas, acredita a AHRESP que o Governo não deixará de considerar a oportunidade da sua regulamentação e a urgência na sua execução.