Mais 4500 camas para alojamento de estudantes do ensino superior 

Cerca de mais 4500 novas camas serão disponibilizadas em todo o país para os estudantes do ensino superior através de pousadas da juventude, alojamentos locais e hotéis, representando um aumento de 16% face ao total de camas disponibilizadas no ano letivo anterior. 

A AHRESP assinou hoje um protocolo de colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior para que mais estudantes do ensino superior tenham acesso a alojamento. Na sequência deste protocolo, cerca de mais 4500 novas camas serão disponibilizadas em todo o país através de pousadas da juventude, alojamentos locais e hotéis. Este processo resultou dos acordos estabelecidos com a Movijovem e várias estruturas representativas de unidades hoteleiras e de alojamento local, os quais permitem disponibilizar alojamentos para os estudantes até ao final do ano letivo de 2020/2021 em condições de conforto, qualidade e segurança.

Os acordos estabelecidos fixam ainda valores de mensalidades indexados aos complementos de alojamento para bolseiros deslocados, resultando das manifestações de interesse dos associados das várias estruturas representativas de alojamentos locais e unidades hoteleiras, que agora terão de ser confirmados e concretizados individualmente e após os contactos pelos próprios estudantes.

Um total de mais de 18 mil camas passam, assim, a ser disponibilizadas (eram cerca de 16 mil em 2019/20 e 15 mil no ano letivo 2017/2018), incluindo a capacidade revista nas residências de estudantes, resultante das adaptações estabelecidas pelas autoridades de saúde no atual contexto de pandemia (detalhes no Anexo 1, que identifica a diminuição da capacidade instalada do número de camas na ordem dos 15%).

As cerimónias públicas para a assinatura de protocolos de colaboração com cada uma das associações representativas da hotelaria e alojamento local, bem como com a Movijovem, decorrem no Porto, a 21 setembro, 10h30, em Vila Real, 21 setembro, 14h30 (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Quinta de Prados, Biblioteca) e Lisboa, 22 setembro, 15h00, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Palácio das Laranjeiras, Estrada das Laranjeiras, nº205).

Veja a informação completa sobre este protocolo aqui

SEJA ASSOCIADO AHRESP