Boletim Diário AHRESP (BDA 92) – 10.08.2020

Informações e Esclarecimentos

Volume de Negócios continua em queda

De acordo com o INE, o índice de volume de negócios nos serviços registou uma variação homóloga de -23,2% em junho, quando em maio se tinha verificado uma quebra de 31,0%. O Alojamento e a Restauração registaram as quedas mais elevadas, tendo o Alojamento Turístico apresentado uma variação homóloga de -89,8% (-95,0% em maio), ao passo que na Restauração registou-se uma variação de -50,0% face a junho de 2019 (em maio, a variação homóloga foi de -64,3%). Consulte mais informação aqui.

 

Regime de quarentena nos Açores declarado inconstitucional

O Tribunal Constitucional proferiu um acórdão sobre a polémica medida de imposição de quarentena por parte do Governo Regional dos Açores, considerando inconstitucional o confinamento obrigatório, por 14 dias, dos passageiros que aterrem na Região Autónoma dos Açores, uma vez que esta medida impõe restrições que violam direitos fundamentais dos cidadãos. Consulte mais informação aqui.

 

From Start-to-Table

Estão abertas as candidaturas à terceira edição do From Start-to-Table, o programa de aceleração da Startup Lisboa para negócios ligados ao ecossistema da restauração. Este ano o programa, que conta com o apoio institucional da AHRESP, tem duas categorias: “Tecnologia para Restauração” e “Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”, havendo 20 mil euros para distribuir entre as equipas vencedoras de cada uma das categorias do programa, que vai decorrer entre 11 de outubro e 10 de dezembro. As candidaturas estão abertas até dia 20 de setembro no site do programa. Consulte mais informação aqui.

 

Ações de formação modular certificadas

Com o objetivo de aumentar a empregabilidade da população ativa e reforçar a qualificação dos ativos empregados, encontra-se aberto, até 31 de agosto, o concurso para financiamento de ações de formação modular certificadas. Podem candidatar-se a este concurso pessoas coletivas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, sendo elegíveis as ações realizadas nas regiões NUTS II do Continente – Norte, Centro e Alentejo. Consulte mais informação aqui.

MEDIDAS propostas pela AHRESP

 

Urgência de apoios para a Animação Noturna

Mantendo-se o encerramento por decreto para as empresas de animação noturna, a AHRESP entende que têm de ser disponibilizados apoios específicos para estas empresas, sob pena de assistirmos a insolvências em massa antes do final do Verão. A AHRESP apresentou ao Governo, no final de junho de 2020, um Programa de Apoio para as empresas de animação noturna, ao qual ainda aguarda resposta.