Boletim Diário AHRESP (BDA 72) – 13.07.2020

Informações e Esclarecimentos

Recuperação Económica e Social da UE

O primeiro-ministro António Costa reuniu-se (dia 13) com o primeiro-ministro holandês, para preparar cimeira de quinta e sexta-feira, durante a qual os 27 vão negociar o plano de recuperação económica e social da UE face à crise provocada pela COVID’19. A Holanda é um dos países com posições mais antagonistas face às de Portugal.

 

Horário dos postos de combustível e do comércio nas áreas de serviço

Os postos de abastecimento de combustíveis e os estabelecimentos de comércio a retalho, situados nas áreas de serviço da AML, podem encerrar às 22 horas, sempre que o respetivo horário de funcionamento o permita. Ficam assim dispensados de encerrar às 20 horas, sendo que a venda de bebidas alcoólicas só é permitida até essa hora. Os postos de abastecimento de combustíveis podem manter-se em funcionamento para além das 22 horas, mas apenas para efeito de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos.

 

Pacotes para os Açores

A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou que o Executivo açoriano está a trabalhar com a Associação de Turismo dos Açores e com operadores nacionais, no sentido de serem disponibilizados pacotes turísticos que permitam aumentar os fluxos de portugueses para a região. No campo da promoção do turismo de açorianos no próprio arquipélago, o Governo regional lançou a campanha ‘Viver os Açores’ que, em três semanas, já conta com 3.300 inscrições.

 

Regulamento Municipal para apoiar AL em Ponta Delgada

Ponta Delgada dispõe de um novo Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Urbano Habitacional e à Prestação de Serviços de Habitação Temporária. O novo regulamento servirá também para mitigar o efeito e as consequências negativas da pandemia no setor do alojamento local, na medida em que foi criada a possibilidade de os empresários colocarem os seus imóveis para arrendamento sob a figura jurídica de prestação de serviços de habitação temporária.

 

Madeira proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre

O Governo Regional da Madeira aprovou uma resolução que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre, de acesso público e vias públicas, com exceção das esplanadas dos estabelecimentos de restauração e bebidas, devidamente licenciados para o efeito. Mais determinou que, todos os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, incluindo os que se encontrem em conjuntos comerciais, estabelecimentos de restauração, de bebidas e similares, com ou sem pista de dança, bem como todos os espaços de animação noturna, têm encerramento obrigatório às 02h00. Para mais informações consulte aqui a resolução.

MEDIDAS AHRESP

 

AHRESP defende aplicação de moratória de rendas a todos os estabelecimentos de alojamento turístico e de restauração e bebidas

Não obstante a AHRESP continuar a defender a isenção parcial do pagamento de rendas, entende que o regime de moratória em vigor, bem como os que foram entretanto aprovados, deverão abranger todos os estabelecimentos de alojamento turístico e de restauração e bebidas, encerrados por força de lei, por ausência de reservas ou limitados por imposição legal na sua capacidade, independentemente, do tipo de contrato que titula a utilização dos espaços.

 

Aplicação da taxa reduzida de IVA

A AHRESP defende a urgente aplicação da taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas até 30 de junho de 2021, como forma de apoio à capitalização das nossas empresas. Esta medida acaba de ser implementada no Reino Unido, com a redução da taxa do IVA de 20% para 5%, como forma de estimular a recuperação económica pós-pandemia covid-19. A aplicação da taxa reduzida a estes serviços tem sido aprovada por vários países como Alemanha, Grécia, Áustria, Noruega, Bulgária, entre outros.