Boletim Diário AHRESP (BDA 67) – 06.07.2020

Informações e Esclarecimentos

Novo regime subsequente do Lay-off simplificado a aplicar a partir de 1 de Agosto

O Governo está a preparar o novo diploma, que criará as regras para o novo regime sucedâneo do lay-off simplificado a aplicar a partir de 1 de Agosto, e que apenas permitirá a redução do período normal de trabalho, sem possibilidade de suspensão dos contratos de trabalho. Consulte a informação AHRESP.

 

Testes a turistas que viajam para os Açores

Desdeo passado dia 1 de julho o Governo dos Açores alargou ao continente a rede de laboratórios de análises de despiste da COVID-19 aos turistas que pretendam visitar as ilhas. Os cidadãos poderão, assim, escolher o laboratório no qual pretendem fazer o seu teste de despiste do novo coronavírus entre a lista de entidades convencionadas, devendo apresentar comprovativo de reserva e pagamento da viagem entre o território continental e a Região Autónoma dos Açores. A recolha de amostras biológicas tem de ser feita até 72 horas antes do voo. Saiba mais aqui.

 

Áreas de Serviço para Autocaravanas podem ser associadas da AHRESP

A AHRESP passou a incluir uma nova tipologia entre os seus associados, as Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASAs). Para se inscrever contacte a AHRESP ou consulte aqui todas as vantagens

MEDIDAS AHRESP

 

Prorrogação da suspensão de cobrança de comissões mínimas

Foi suspensa a cobrança da componente fixa de qualquer comissão, devida pelos comerciantes, por operação de pagamento com cartão efetuada em terminais de pagamento automático, nos termos do Decreto-Lei 10-H/2020 de 26 de março. Esta suspensão terminou a 30 de junho, o que permite aos prestadores de serviços, desde 1 de julho, passar a cobrar novamente esta comissão. A AHRESP defende a prorrogação desta suspensão até 31 de março de 2021, à semelhança da prorrogação das moratórias bancárias, que o Governo já aprovou e se encontra em vigor.

 

ADAPTAR 2.0

Conforme aprovado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), a AHRESP defende a urgente disponibilização do ADAPTAR 2.0 a nível nacional, com retroatividade de despesas a 18 de março de 2020. Esta medida, já disponível para a R.A. Açores desde 26 de junho, é da maior relevância no apoio às empresas na retoma da atividade, nomeadamente para reforço das condições de segurança sanitárias.

 

Programa de Apoio às Empresas de Animação Noturna

Perante a situação de encerramento por Decreto há cerca de quatro meses, sem expetativa de data quanto à sua reabertura a AHRESP entregou ao Governo um Programa de Apoio às Empresas de Animação Noturna, com mecanismos específicos de apoio à tesouraria e proteção do emprego, a que as empresas destas atividades económicas deverão ter acesso, de modo a garantir a sustentabilidade dos seus negócios, fulcrais no contexto da oferta turística nacional. Consulte as propostas AHRESP.