Plano de Estabilização Económica e Social

PEES positivo, mas insuficiente para o Canal HORECA

 PEES acolheu propostas apresentadas pela AHRESP, mas tem de ir mais longe.
Estamos perante uma atividade económica, no alojamento turístico e na restauração e bebidas (Canal HORECA), de 15 mil milhões de euros de faturação, 114 mil empresas e 375 mil postos de trabalho.

 É num momento de extrema dificuldade para as empresas que o Governo lança um Plano de Estabilização Económica e Social (PEES), com várias medidas importantes para a revitalização da economia nacional.

A AHRESP reconhece o esforço do Governo em acolher algumas das propostas do seu Programa de Capitalização para as Empresas do Canal HORECA e que constam agora do novo PEES. Dessas medidas destacam-se o reforço da linha de microcrédito do Turismo de Portugal em mais 40 milhões de euros, os apoios ao emprego na retoma, o ADAPTAR 2.0, os seguros de crédito, as moratórias bancárias, o reforço das linhas de crédito, algumas medidas de caráter fiscal, entre outras.

Não obstante, sendo as empresas da atividade turística as mais afetadas pela pandemia COVID-19, e reconhecendo-se que a retoma será muito lenta e exigente, urge a aplicação de várias das medidas do Programa de Capitalização para empresas do Canal HORECA.

A AHRESP continua assim a defender o reforço da tesouraria das empresas através das medidas já apresentadas ao Governo, designadamente, a conversão de financiamentos em verbas não reembolsáveis, a aplicação da taxa reduzida de IVA nos Serviços de Alimentação e Bebidas, bem como a isenção da Taxa Social Única.

O Canal HORECA assume uma representatividade expressiva na economia nacional, com cerca de 15 mil milhões de euros de faturação, 114 mil empresas e 375 mil postos de trabalho.

Download de ficheiro

PR: Câmara de Idanha-a-Nova alia-se à AHRESP 121.56 KB
Download